Xbox Series X: detalhes revelados pela Microsoft impressionam

Ontem, 16 de março, a Microsoft resolveu movimentar o mundo gamer… A empresa americana bombardeou os players com uma série de detalhes acerca do vindouro Xbox Series X. Dentre as muitas coisas que foram apresentadas, podemos destacar: a revelação das especificações do console, uma apresentação do “Quick Resume”, os cartões de expansão de memória e até um meme… vamos conferir?

Xbox Series X: as especificações do console

Como não poderia deixar de ser, o maior destaque das revelações da Microsoft, em relação ao Xbox Series X, foi a lista com as especificações da poderosa máquina. Nesse caso, para poder lhe apresentar uma visão geral e agrupar todas as informações de uma forma clara, acredito ser mais didático fazer uso dos materiais criados pela Digital Foundry. Confira…

Para fins de comparação, a tabela abaixo lhe dá uma ideia clara do quão poderoso será o Xbox Series X.

Xbox Series X Xbox One X Xbox One S
CPU 8x Zen 2 Cores a 3.8GHz (3.6GHz com SMT) 8x Jaguar Cores personalizados a 2.13GHz 8x Jaguar Cores personalizados a 1.75GHz
GPU 12 TFLOPs, 52 unidades computacionais a 1.825GHz, RDNA 2 personalizada 6 TFLOPs, 40 unidades computacionais a 1.172GHz, GCN personalizada + Funcionalidades Polaris 1.4 TFLOPS, 12 unidades computacionais a 914MHz, GCN GPU personalizada
Tamanho do silício 360.45mm2 366.94mm2 227.1mm2
Processo TSMC 7nm Enhanced TSMC 16nmFF+ TSMC 16nmFF
Memória 16GB GDDR6 12GB GDDR5 8GB DDR3, 32MB ESRAM
Largura de Banda 10GB a 560GB/s, 6GB a 336GB/s 326GB/s 68GB/s, ESRAM a 219GB/s
Armazenamento interno 1TB NVMe SSD personalizado 1TB HDD 1TB HDD
Entrada/saída 2.4GB/s (Raw), 4.8GB/s (Comprimido) 120MB/s 120MB/s
Armazenamento expansível Entrada para 1TB
Armazenamento externo Suporte USB 3.2 HDD Suporte USB 3.2 HDD Suporte USB 3.2 HDD
Drive óptica 4K UHD Blu-ray Drive 4K UHD Blu-ray Drive 4K UHD Blu-ray Drive
Alvo de Performance 4K a 60fps – até 120fps 4K a 30fps – até 60fps 1080p a 30fps até 60fps

Obviamente, para nós, os consumidores finais, esses números não dizem muita coisa. Por isso, o melhor que podemos fazer é ver como essa “matemática funciona”, na prática. Dê uma olhada nesse vídeo que apresenta o game Gears 5 rodando na máquina:

Quick Resume

Falemos agora da função Quick Resume. Conforme explicado pela Microsoft, essa função permite que o player coloque diversos jogos em pausa, quando necessário, para depois retornar à jogatina em um momento mais oportuno, continuando do ponto em que o jogo foi pausado. Novamente, melhor do que “falar” é mostrar, não é mesmo? Confira o Quick Resume em ação…

Você poderá aumentar o espaço de armazenamento no Xbox Series X

Outro detalhe importante apresentado pela Microsoft foi um mecanismo que permite a expansão do espaço de armazenamento de jogos no Xbox Series X. Essa expansão se dará por meio de cartões de 1TB (produtos oficiais da empresa americana).

A intenção, segundo a empresa, é dar aos players a oportunidade de expandir o 1TB que já vem equipado na máquina. E sim, é uma solução muito interessante, já que o tamanho dos jogos tem aumentado consideravelmente nos últimos tempos.

Detalhe: para jogar jogos de Xbox One e Xbox 360, via retrocompatibilidade, um disco externo comum poderá ser usado. Contudo, para os jogos do Xbox Series X, ter espaço de sobra no armazenamento interno ou um desses cartões será obrigatório.

Xbox Series X: um monstro “memetizável”

Para fechar este breve resumo com os grandes destaques das últimas revelações da Microsoft, apresento um meme muito interessante, que compara o console a uma geladeira… Muito provavelmente, a intenção do meme foi fazer uma piada com as críticas que o design do Xbox Series X recebeu. Bela sacada!

Enfim, encerro aqui esta rodada de novidades sobre o Xbox Series X. E sim, registro também a minha empolgação com tudo que foi revelado. A Microsoft tem feito um ótimo trabalho e deixado os fãs por dentro das novidades. Na outra ponta, a Sony continua adotando uma postura defensiva e tudo que temos, em termos de informações, são rumores e registros de patente… quando será que veremos o PS5? Quanto será que os consoles vão custar? Ainda há perguntas sem resposta. Logo, temos que continuar de olho! Até a próxima…

Yohan Bravo