PS5 pode ter retrocompatibilidade com PS1/PS2 e PS3 via nuvem

Segundo a Sony, o PlayStation 5 irá ter retrocompatibilidade com o PlayStation 4, o que significa que jogos da atual geração poderão ser aproveitados no novo console sem problemas. Mas, até o momento, a empresa não se pronunciou sobre uma possível possibilidade de permitir que jogos de PlayStation 1, 2 e 3 funcionem no futuro aparelho.

Entretanto, uma patente foi descoberta há pouco tempo, na qual é revelada que a Sony estaria trabalhando em uma possível forma de utilizar a nuvem para permitir a emulação dos seus consoles passados. É claro que isso não significa que o PS5 terá retrocompatibilidade total com todas as gerações da família PlayStation, mas mostra que a Sony estaria tentando arranjar uma forma de trazer seus clássicos ao console mais recente.

Não se sabe ainda se tal “retrocompatibilidade” será alcançada via PS Now ou outra forma de serviço que utilize a nuvem, mas o usuário Renka_schedule no Twitter postou sobre o que mais ela poderia ser.

“Um grande número de jogos de PS1/PS2/PS3 e várias gerações de jogos de console podem ser armazenados e usados a partir da biblioteca de games na nuvem, esses jogos podem rodar em uma máquina virtual que emula o sistema operacional associado a cada console.”

O PlayStation 5 chegará ao mercado no final de 2020.

Erick Figueiredo