PS5 e Xbox Scarlett: desenvolvedor fala sobre o verdadeiro impacto do hardware dos consoles

Até o momento, as informações que temos em relação ao PS5 e o Xbox Scarlett têm deixado os desenvolvedores bastante empolgados. Nessa onda, muito tem sido dito sobre o SSD e o processador AMD Zen 2. Embora façamos uma ideia do potencial do hardware dos consoles, é sempre bom ouvirmos alguém da indústria esclarecendo os verdadeiros efeitos desse maquinário poderoso…

Em entrevista dada ao site Gaming Bolt, Hemanshu Chhabra, da empresa Triple-I Games, comentou sobre os reais efeitos da evolução dos consoles para os processos de desenvolvimento:

“Muito do nosso tempo é gasto com gráficos e otimizações de CPU […] Queremos oferecer uma experiência fluida e nítida de 1080p, 60 fps em todos os consoles para nossos jogadores. Para um jogo totalmente em 3D com grandes mundos, alguns dos quais têm jogabilidade abrangendo várias horas, este é um grande desafio…”

Para o desenvolvedor, o poder da GPU e CPU dos consoles da próxima geração irá otimizar tarefas e garantir que os desenvolvedores dediquem mais tempo às tarefas criativas. Isto é, a parte criativa dos games poderá ser melhorada, já que o tempo que era gasto com otimizações será convertido em um conteúdo melhor. Enfim, as notícias são animadoras!

Yohan Bravo