Nova Patente da Sony sugere IA que vende “facilidades”

O setor de Inteligência Artificial (IA) tem feito grandes avanços nos últimos tempos. E, claro, o mundo dos games tem usado essas inovações para gerar melhores experiências para os players. Porém, parece que a Sony está planejando usar um sistema de inteligência artificial para viabilizar microtransações que “resolvem” desafios in-game.

Veja bem: segundo as informações encontradas junto ao pedido de registro de patentes, a IA da Sony iria avaliar a performance dos players e propôr soluções sempre que eles estivessem com dificuldades para superar algum desafio.

Em alguns trechos do texto explicativo, encontramos alguns exemplos de como esse sistema seria. Confira a imagem:

No detalhe da imagem, é possível verificar a presença da seguinte inscrição: “Escolha o recurso E. Baseado nas nossas simulações, você terá uma probabilidade de 90% de derrotar o Chefe X na sua primeira tentativa”. Em suma, o sistema avalia as ações tomadas pelos players e sugere alguns recursos (pagos) para ajudá-lo.

De certo modo, o sistema não é muito diferente das Revistas de Dicas e “Detonados” que tínhamos no passado. Aliás, o que não falta na internet são sites ou vídeos nos ajudando a superar desafios. Enfim, não tenho nada contra a ideia e só pagará pelas soluções quem quiser. O que você acha desse sistema?

Yohan Bravo