Melhores Jogos Feitos por uma Única Pessoa

Os Melhores Jogos Feitos por uma Única Pessoa [e como isso é possível]

A cena independente do mundo dos games, ou seja, o grupo dos jogos indie já é uma realidade inquestionável na indústria. A cada ano, novos jogos indie vão surgindo para provar que a criatividade ainda é o motor que move a criação de um grande game, e não o dinheiro. Como prova, trouxe um lista com os melhores jogos feitos por uma única pessoa. Isso mesmo! “Exército de um Homem Só”.

Minha intenção é chamar a sua atenção para um ponto importante: com dedicação, aquele velho sonho que todo gamer tem (mesmo que secretamente), isto é, o sonho de criar um game, pode ser realizado. Então, com a lista eu vou mexer com a sua motivação e lhe provar que é possível criar um game incrível por conta própria.

Como bônus, eu vou apresentar um método que irá ajudar você a tirar os seus planos mais audaciosos do papel. Pois é! Existem maneiras de “encurtar” o caminho e eu vou te contar uma delas. Aliás, já criei um jogo de aviãozinho, usando esse sistema. É básico? É! Mas eu fiz tudo em menos de um dia, sem nunca ter feito um game antes… Enfim, acompanhe até o fim e eu vou te contar tudo…

Dust: An Elysian Tail

Para abrir a minha lista de melhores jogos feitos por uma única pessoa com o “pé na porta”, apresento Dust: An Elysian Tail. O game foi totalmente desenvolvido por um homem chamado Dean Dondrill. Dondrill havia trabalhado em animações para a Epic Games e resolveu usar a experiência adquirida em seus trabalhos para criar seu próprio jogo.

O curioso em relação a Dust: An Elysian Tail é o fato de que o projeto foi idealizado para ser algo bem modesto. No entanto, ao longo do processo produtivo, as ideias foram ganhando vida. Daí, quando o game foi lançado, os gráficos, as mecânicas e as animações haviam se tornado algo lindo.

O game estreou em 2012, no Xbox e recebeu uma versão para os PCs, no ano seguinte. No PS4, o game chegou em 2014. E, claro, a beleza da produção chamou a atenção dos jogadores, garantindo um excelente retorno financeiro para o desenvolvedor solitário.

Undertale

Sem medo de errar, posso dizer que Undertale é o game que mais representa aquilo que eu escrevi no início (“a criatividade ainda é o motor que move a criação de um grande game, e não o dinheiro”, lembra?). Eu digo isso, pois o game não tem gráficos incríveis, pelo contrário, eles são bem básicos.

Ainda assim, a forma como Toby Fox desenvolveu a história e as mecânicas do jogo transformou o projeto em um dos maiores clássicos cult de toda a história dos games. Aliás, não seria exagero dizer que Undertale foi um dos maiores motivadores da cena indie no mundo dos games. Afinal, o game vendeu milhões de cópias.

E, na boa, como gamer, posso afirmar: poucos games são tão geniais como Undertale. Caso o seu sonho seja criar um game, não há exemplo mais motivador do que esse. Foram três anos de trabalho, o que não é nada, para algo que ficou imortalizado nos anais da história, não acha?

Stardew Valley

Stardew Valley é mais um sucesso recente e uma presença clássica em listas com os melhores jogos feitos por uma única pessoa. O projeto foi totalmente desenvolvido por Eric Barone, que usou o clássico “Harvest Moon” como inspiração.

O game continua fazendo sucesso até hoje e o desenvolvedor ainda promove atualizações para deixá-lo mais interessante. Apostando no caráter nostálgico da experiência de Harvest Moon, Barone acertou em cheio e conseguiu acumular um número de vendas assustador.

A criação de Stardew Valley durou cinco anos, mas tudo foi pago após o lançamento do game. Esse game dá duas lições importantes para quem sonha em criar seu próprio jogo: “o sacrifício de hoje será recompensado amanhã” e “ideias originais, que funcionam, têm 80% de coisas já vistas e 20% de coisas que surpreendem”. É sério, pode perguntar por aí!

Minecraft

Esperava por essa? Antes de falar sobre o game, vou te dar uma informação importante: em 2014, a Microsoft comprou Minecraft por 2,5 bilhões de dólares. Tá bom para você? Não? Quer mais? Em 2016, Minecraft se tornou o segundo jogo mais vendido de toda a história… em 2019, ele abocanhou a primeira colocação!

E pensar que tudo foi criado por um desenvolvedor chamado Markus “Notch” Person. E adivinha: ele também se baseou em outros games (Dwarf Fortress, Dungeon Keeper e Infiniminer).

Falar de Minecraft é “chover no molhado”. O game é um dos melhores jogos feitos por uma única pessoa e isso é inquestionável. Claro que tem gente que não curte, assim acontece com tudo na vida, mas o sucesso desse game marcou a história. E tudo começou com um “sonho em algum porão”.

Tetris

Pensou que só tinha jogo novo? O ser humano sempre foi sonhador. Ele tem um plano e, quando se dedica, consegue executá-lo. É assim mesmo!
Se você quer de verdade, você consegue. Se vai ou não fazer sucesso, aí é outra história… mas o game fica pronto se você se dedicar ao máximo.

Tenho quase certeza de que era isso que pensava o russo Alexei Pajitnov, quando deu vida a um game humilde chamado Tetris. Ele criava seus joguinhos para testar a capacidade e o desempenho de computadores. Tetris foi um desses joguinhos, mas rapidamente as coisas se tornaram gigantescas.

Não sei se você sabe, mas, Tetris foi, por muito tempo, o jogo mais vendido da história (sendo superado por Minecraft em 2019). E pensar que uma ideia tão simples iria fazer tanto sucesso…

Os melhores jogos feitos por uma única pessoa e as lições que eles deixaram…

Ao longo deste texto, fui pontuando algumas lições que os melhores jogos feitos por uma única pessoa deixaram pelo caminho. Obviamente, existem muitas coisas que podemos aprender com eles. Contudo, me reservei ao direito de apresentar uma lista com os aspectos mais importantes. Se você sonha em criar o seu próprio jogo, confira:

  • Disciplina e força de vontade constroem sonhos;
  • Estude sempre. Dominando a arte, sua visão pode ser refletida no seu jogo;
  • Criatividade é um combustível mais poderoso do que o dinheiro;
  • As melhores ideias são formadas por 80% de coisas já conhecidas e 20% de coisas novas (a proporção é apenas para dar uma ideia);
  • Os jogos mais recentes mostram que o potencial do mercado indie é enorme. Com a internet e as novas ferramentas de marketing, um jogo criativo pode viralizar da noite para o dia;
  • Vender os seus jogos não é mais tão complicado quanto na época do Alexei (criador do Tetris). Você tem a Steam, a Epic Store e o seu game pode ser vendido para outras empresas (como aconteceu com Minecraft).

Viu só quantas lições esses games incríveis reservam? E melhor, se você se aprofundar na história de cada projeto, verá como os desenvolvedores podem aumentar a sua inspiração.

Como eu disse, criar os próprios jogos é o típico sonho de um gamer, mesmo que você apenas fique dando “pitaco” em projetos alheios. E sim, sou adepto da filosofia do “Faça Você Mesmo” (Punk Rock, bebê). Acredito que, com esforço e dedicação, conseguimos chegar lá. E se quisermos que algo fique do jeito que desejamos, nós temos que colocar a mão na massa.

Por isso, resolvi encerrar este post com uma dica para você poder começar a criar os seus próprios jogos…

Imagem - Melhores Jogos Feitos por uma Única Pessoa - Curso de Desenvolvimento de Games

Esse é o joguinho de avião que eu criei…

Seu jogo pode ser um dos Melhores Jogos feitos por uma única pessoa!

Bem, minha dica é a seguinte: procure por um bom curso de desenvolvimento de jogos. Fiz alguns estudos em relação à indústria dos games e verifiquei que experiência prática, para esse segmento, é mais importante do que um diploma de curso superior.

Isso quer dizer que, quanto mais você souber como colocar a mão na massa, mais chances você terá de alcançar sucesso. Agora, imagine: viver desenhando jogos, desenvolvendo projetos em grandes empresas. Seria o ponto alto de uma vida gamer.

E os números da indústria, provam que isso é possível! A ancine está liberando milhões todos os anos, para movimentar o segmento aqui no Brasil. Você pode viver de game. Simples assim! E incrível, né?

E juro, não estou falando da boca para fora… já comecei a fazer uma série de cursos para aprender a criar os meus jogos. Criarei um RPG “top dos tops” algum dia. Por ora, estou apenas aprendendo, mas sonhos começam assim. Meu primeiro passo foi o tal jogo do aviãozinho.

Portanto, espero realmente que este post tenha servido para fazer você sentir a motivação que estou sentindo agora. E até peço desculpas pela minha empolgação. Porém, sei que esse é um sonho comum entre os gamers e acredito que as palavras colocadas aqui serão muito úteis para você. É isso, não deixe de compartilhar essa dose de inspiração e de comentar sobre o seu sonho. Juntos, nós vamos colocar nossos games entre os melhores jogos feitos por uma única pessoa.

P.S.: Como estou querendo colocar os meus planos entre os melhores jogos feitos por uma única pessoa, estou fazendo o Curso de Desenvolvimento de Games 2.0. O link está na imagem abaixo… Dá uma olhada… Tem sido ótimo até então…

Banner - Curso Desenvolvimento de Games (970 x 220)

Yohan Bravo