Os Grandes RPGs do Super Nintendo!

O gênero RPG é, sem dúvidas, um dos mais amados entre todos aqueles que curtem aventuras no mundo dos videogames. E claro, a reputação do gênero foi escrita ao longo dos anos, com capítulos geniais e franquias lendárias. Apesar de o PS1 ter sido o console com o maior número de RPGs lendários “por metro quadrado”, é inegável que os RPGS do Super Nintendo foram extremamente influentes e também se tornaram inesquecíveis.

Como um jogador de RPG “Raiz”, resolvi trazer à tona algumas das melhores histórias que o Super Nintendo já nos ofereceu. Como você irá notar, os RPGs do Super Nintendo estabeleceram as bases para a revolução que aconteceu no PS1. Enfim, este post será uma verdadeira homenagem aos grandes RPGs que o nosso amado Super Nintendo nos deu como presente. Então, não deixe conferir, pois fortes emoções estão a caminho…

Secret of Evermore

Mal começamos a nossa lista dos grandes RPGs de Super Nintendo e já temos um grande game da Squaresoft. Isso será algo comum, pois foi no SNES e no PS1 que a empresa “fez o seu nome”. No caso de Secret of Evermore, tínhamos um RPG com uma trama que passa por várias etapas da história da humanidade.

Na pele de um garoto, acompanhado por um cachorro, os jogadores eram transportados para um mundo criado por um cientista excêntrico. O gameplay era muito parecido com o clássico Secret of Mana, mas a aventura tinha um toque especial que encantou muita gente.

Illusion of Gaia

Illusion of Gaia foi o segundo jogo de uma trilogia que fez história no Super Nintendo. A aventura foi uma verdadeira obra-prima. Para começar, a história e todos os personagens foram criados por Moto Hagio, umas das mais influentes mangakás do Japão. Além disso, o game introduziu mecânicas inovadoras, apresentando-se como uma jornada extremamente desafiadora.

Para completar, o visual do game era belíssimo. As cores eram lindas e a Enix realmente fez um grande trabalho. Não à toa, o game sempre é incluído em listas com os melhores RPGs de todos os tempos.

Breath of Fire

Os grandes RPGs do Super Nintendo também foram os capítulos iniciais de aventuras que viriam a fazer enorme sucesso nas gerações de consoles que surgiriam depois. Como exemplo, temos Breath of Fire, uma franquia que muitos fãs de RPG aprenderam a amar.

O primeiro título dessa série, lançado em 1993, colocava os jogadores no meio de uma guerra civil entre os povos draconianos. É nessa história que temos o primeiro Ryu (nome dado aos protagonistas da franquia). A aventura foi uma das mais incríveis do Super Nintendo e colocou a Capcom dentro da “onda dos RPGs”.

Super Mario RPG

O Super Nintendo foi a casa do Super Mario. Todavia, imaginar o encanador em um jogo de RPG era algo improvável. Mesmo assim, contrariando a todos, a Square resolveu dar vida a esse projeto inusitado. Como não poderia deixar de ser, o resultado foi épico.

O game foi lançado em 1996, quando o PlayStation já estava começando a roubar as atenções. De todo modo, Super Mario RPG tinha um visual incrível. Aliás, muito semelhante ao game Saga Frontier (um dos primeiros títulos do PS1). O curioso foi ver como a história padrão, ou seja, o rapto da Princesa Peach, ganhou uma roupagem tão interessante.

Secret of Mana

Continuando com os Grandes RPGs do Super Nintendo, temos o lendário Secret of Mana. Mais uma vez, a Square mostrou toda a sua habilidade para criar RPGs. Com um sistema de combate diferenciado, uma bela história e cenários belíssimos, o game conseguiu escrever seu nome na história.

Esse jogo foi o responsável por criar uma franquia que resiste até hoje. Fãs de RPG em todo o mundo, mesmo não gostando muito dos títulos “Mana”,  reconhecem a importância da “árvore e da espada” na evolução dos RPGs.

The Legend of Zelda: A Link to the Past

The Legend of Zelda: A Link to the Past, lançado em 1991, foi o terceiro jogo da franquia The Legend of Zelda e uma verdadeira revolução. Registrando números assustadores, em termos de unidades vendidas, o game passou a ser constantemente citado com um dos melhores games de todos os tempos.

O enredo era incrível, o gameplay era diferenciado e muitos dos elementos que ainda são citados na franquia foram introduzidos nessa aventura. Certamente, quem jogou The Legend of Zelda: A Link to the Past sabe que a franquia deve muito a esse título que brilhou no Super Nintendo.

Final Fantasy VI

O auge da franquia Final Fantasy no SNES foi Final Fantasy VI. Nesse game, considerado um dos grandes RPGs do Super Nintendo e um dos maiores da história, a Square alcançou o potencial máximo do console e da sua própria criatividade.

Essa jornada foi um verdadeiro épico. Com um sistema de batalhas que definiu os jogos que viriam na sequência, um cenário incrível, uma história arrebatadora e personagens muito marcantes (Kefka foi um espetáculo à parte), o game foi incrível. Resumindo, uma aventura com o atestado de qualidade da Square.

Terranigma

Esse game é aquele em que apenas os verdadeiros jogadores de RPGs poderão reconhecer a grandeza. Terranigma foi lançado em meio a muitos problemas e na época em que o PS1 já estava deixando o Super Nintendo para trás. O game jamais chegou à América e só pôde ser aproveitado por nós (aqui do Brasil) graças a uma rara versão europeia.

Sem exageros, Terranigma foi uma das maiores histórias de todos os tempos. A destruição e a reconstrução do planeta era o centro da trama, mas tudo foi feito com uma qualidade incrível. O game encerrou a trilogia Soul Blazer/Illusion of Gaia de uma forma majestosa. É uma pena que um game tão incrível tenha sido lançado em uma época tão ruim. Temos aqui um tesouro escondido.

Chrono Trigger

Falar sobre Chrono Trigger é reviver um título que até hoje deixa muita gente emocionada. Esse é um dos grandes RPGs do Super Nintendo e de toda a história. Mais uma vez, a Square se superou!

Com uma história emocionante, envolvendo viagens no tempo e batalhas épicas, o game contou com os desenhos do grande Akira Toriyama (criador da série Dragon Ball) e com um time que reunia os maiores gênios da época. E o resultado de tudo isso foi um game que já deveria ter sido tombado como patrimônio da humanidade.

Tales of Phantasia

Como não se trata de um ranking, resolvi deixar um dos meus jogos favoritos para encerrar essa lista com grandes RPGs do Super Nintendo. Minha história de amor com a franquia Tales começou aqui, embora o meu primeiro contato com o game tenha sido na versão do PS1.

A aventura foi criada para ser uma das mais grandiosas do Super Nintendo, mas muitos problemas e a chegada do PS1 acabaram ofuscando o brilho dessa obra-prima. O game apresentou os gráficos mais requintados da era do Super Nintendo, uma história linda (cheia de viagens no tempo e menções à mitologia nórdica) e personagens incríveis. Deu até vontade de “zerar” esse jogo novamente.

Os grandes RPGs do Super Nintendo… a lista não para por aqui…

Como pôde notar, nossa lista com 10 grandes RPGs do Super Nintendo deixou muitas lendas de fora. Afinal, lembrar de todas as preciosidades que brilharam no console da Nintendo seria uma tarefa complicada. Basta imaginar a quantidade de títulos que ficaram apenas no Japão, as franquias que tiveram inúmeros capítulos, etc. Enfim, foi uma época gloriosa para quem curte um grande RPG.

Sabendo disso, eu gostaria de contar com a sua ajuda para deixar a lista com os Grandes RPGs do Super Nintendo ainda mais completa. Para tanto, basta compartilhar o post e deixar as suas indicações nos comentários. Essa época foi incrível e merece estar sempre viva nas nossas lembranças. Até a próxima!


Yohan Bravo