Melhores Jogos de PS2

Os 25 Melhores Jogos de PS2: clássicos do console mais vendido da história!

Como os gamers de plantão bem sabem, o PS2 é o console mais vendido de toda a história. Esse fenômeno da Sony já vendeu mais de 155 milhões de unidades em todo o mundo. E quando olhamos a biblioteca com os melhores jogos de PS2, percebemos que essa popularidade não foi por acaso.

Pensando nisso, eu resolvi criar esta lista com os 25 melhores jogos de PS2. Obviamente, tenho total noção de que o console teve tantos clássicos que poderíamos escrever três ou quatro listas como esta. Ainda assim, tratei de procurar pelos jogos mais populares que brilharam nesse icônico console.

Sendo assim, se você, assim como eu, dedicou muitas horas jogando os melhores jogos de PS2, sugiro que não deixe de conferir esta lista. Afinal, ela está carregada de grandes títulos e memórias nostálgicas. Então, prepare-se para fortes emoções… vamos para a lista?

Grand Theft Auto III

Abrindo a nossa lista com os melhores jogos de PS2, temos Grand Theft Auto III, nosso amado GTA III. O game foi lançado em 2001 e, durante um bom tempo, foi um dos mais jogados do PS2. Aliás, esse foi o primeiro título a levar essa franquia lendária para o padrão que temos hoje (ação em terceira pessoa em um mundo aberto).

Apesar das muitas polêmicas que o jogo causou, GTA III ajudou a impulsionar as vendas do PS2 nos primeiros anos do console. Por isso, muitos o consideram um dos títulos mais importantes da sexta geração. E, convenhamos, muito provavelmente, você já dedicou algumas horas destruindo coisas pelas ruas. Clássico!

Okami

Lançado em 2006, Okami foi um título surpreendente. O jogo apresenta um mundo místico, com fortes influências da mitologia japonesa. E, claro, seu visual é um espetáculo à parte. De modo geral, o título traz mecânicas de jogos de aventura e ação, mas um ponto sempre chamou atenção…

O grande diferencial de Okami é a chamada Celestial Brush. Com esse recurso, os jogadores podem pausar a aventura e desenhar na tela, usando a alavanca analógica esquerda, do DualShock 2. Com isso, é possível encontrar soluções para puzzles, ter auxílio nos combates e muito mais. Incrível!

Kingdom Hearts II

Kingdom Hearts II chegou no PS2 em 2005. O game teve a dura tarefa de superar o primeiro título da franquia, que havia sido um grande sucesso. A aventura, que marca uma parceria entre a Square Enix e a Disney, foi tão bem que muitos a colocam entre os melhores RPGs de todos os tempos.

Em Kingdom Hearts II, temos um enredo muito bem desenvolvido e um visual que, sem dúvidas, fica à altura dos melhores RPGs da Square. Com um ótimo sistema de combates, personagens famosos da Disney e mundos muito bem representados, o game guardou seu lugar, de forma irrepreensível, entre os melhores jogos do PS2.

Silent Hill 2

Para muita gente (inclusive eu), Silent Hill (do PS1) foi o expoente máximo do gênero Survival Horror no primeiro console da Sony. Por esse motivo, quando Silent Hill 2 surgiu no PS2, as expectativas foram grandes. Felizmente, todas as esperanças que os gamers tinham foram respondidas à altura.

O game foi lançado em 2001 e, na época, muitos sites especializados pontuaram que Silent Hill 2 era um dos jogos mais aterrorizantes do console. E não é exagero. Na verdade, o brilhantismo do jogo está em seu enredo. A história de James Sunderland é tão assustadora quanto cativante.

God of War II

Em God of War II, de 2007, a saga do Ghost of Sparta atingiu o seu ápice no PS2. O Deus da Guerra é traído logo no comecinho da aventura e, depois disso, os jogadores o ajudam a consumar sua vingança contra os deuses. Não preciso dizer que banhos de sangue estão nessa jornada, preciso?

God of War II apresenta um visual deslumbrante. A Grécia antiga e sua mitologia são muito bem representadas no game. Além disso, os combates são eletrizantes e os puzzles e chefões são um desafio e tanto. E sim, não se pode esquecer das cenas em que Kratos exibe sua raiva de forma bem agressiva.

Guitar Hero II

O PS2 também foi o responsável por dar vida a um fenômeno conhecido como Guitar Hero. Esse jogo movimentou o mundo ao colocar os players na pele de verdadeiros rockstars. Não, a ideia de jogos musicais não foi invenção de Guitar Hero, mas, na época, nenhum game ousou trazer a música para os games de uma forma tão original.

Em Guitar Hero II a playlist era poderosa! Bandas lendárias como Thin Lizzy, Lynyrd Skynyrd, Nirvana, Deep Purple, Rush, Black Sabbath e muitas outras tiveram suas músicas posicionadas como desafios para os Guitar Heroes de plantão. O game garantiu horas de diversão e “rock pauleira” para muita gente.

God Hand

God Hand foi lançado em 2006 e, na verdade, podemos dizer que se trata de um game bem subestimado. A aventura surgiu em uma época na qual os jogos do tipo Beat ‘em up já haviam perdido sua popularidade, mas é inegável que, tanto o enredo quanto os combates do jogo, são muito interessantes.

Nessa luta contra o demônio, os jogadores assumiam o controle de um lutador que possuía as mãos de Deus. E ele usava essas mãos para “dar um coro” em todo os seres do mal. Quem jogou esse game sabe que ele merece estar nesta lista com os melhores jogos de PS2.

Gran Turismo 4

Uma lista com os melhores jogos de PS1, PS2, PS3, enfim… consoles da Sony, tem que ter algum Gran Turismo. Afinal, poucas franquias representam a marca PlayStation com tanta autoridade. No PS2, o destaque vai para Gran Turismo 4, lançado em 2003.

Como não poderia ser diferente, Gran Turismo 4 foi um grande sucesso, com suas centenas de carros, dezenas de pistas e belos modos de jogo. A simulação do game atingiu níveis excelentes, o que ajudou a manter a franquia com seu status intocado.

Need for Speed: Most Wanted

Foi no PS2 que a hegemonia da franquia Gran Turismo foi colocada em risco. Os jogos da franquia Need For Speed deram um salto evolutivo impressionante e a ideia de poder participar de corridas clandestinas fez a galera gamer ir à loucura.

Need for Speed: Most Wanted foi lançado 2005 e, embora eu prefira o Need For Speed Carbon, tenho que reconhecer que esse game foi mais importante e completo. Não à toa, o game chegou a superar a marca de 15 milhões de cópias vendidas. Certamente, um dos melhores jogos de PS2.

Killer 7

Agora a nossa lista com os 25 melhores jogos de PS2 apresenta um verdadeiro clássico cult. Killer 7 é um game que foge à regra. Seu visual é “alternativo”, diferenciado, original. A jogabilidade é estranha, mas é inegável que se trata de um game de enorme qualidade, que marcou a vida de muitos fãs.

A história do jogo é uma coisa de louco. Temos um assassino de 60 anos que está preso a uma cadeira de rodas. No entanto, o assassino tem 7 personalidades distintas e, sim, ele pode evocá-las para cumprir as missões. Resumindo, um único assassino é um sindicato conhecido como Killer 7. Excêntrico, não?

Black

Além de ser um dos melhores jogos de PS2, Black é um dos fantasmas do console. Isto é, o game é reverenciado pelos players, mas sua história parou no primeiro título. Nunca tivemos uma sequência. E essa aventura, com certeza, merecia ser continuada.

Black, que foi lançado em 2006, é um jogo de tiro em primeira pessoa que possui um enredo incrível e cenas de ação muito originais. O visual do game, segundo especialistas, pode ser comparado aos jogos da geração seguinte. Nas missões desafiadoras do game, a emoção sempre foi forte. É uma pena que Black: Second Mission tenha sido cancelado.

Ico

Ico é mais um clássico cult que figura nesta lista com os melhores jogos de PS2. Lançado em 2001, o game pode ser considerado como uma típica aventura em plataforma. Contudo, seu enredo, cheio de romance e cenas dramáticas, acabou elevando o apelo junto ao fãs.

Na história, temos um garoto que possui um par de chifres e uma garota que fala uma língua desconhecida. Ambos se encontram em um castelo sombrio e a fuga do castelo é o grande ponto alto da aventura. Aqui no Ocidente, o sucesso de Ico foi modesto, mas no Japão, o game é considerado um dos maiores jogos eletrônicos de todos os tempos.

Dragon Quest VIII: Journey of the Cursed King

A franquia Dragon Quest tem uma longa e bela história no universo dos games. No PS2, Dragon Quest VIII: Journey of the Cursed King foi mais um grande capítulo dessa história. E, na boa, que grande capítulo! Lançado em 2004, Dragon Quest VIII: Journey of the Cursed King foi um dos grandes RPGs do console e um dos melhores jogos de PS2, no geral.

A aventura, completamente desenhada por Akira Toriyama (criador de Dragon Ball), apresenta uma jornada épica, na qual os heróis buscam por um inimigo poderoso a fim de fazê-lo pagar por seus crimes. E sim, tudo se desenrola de uma forma muito interativa com combates que têm a marca registrada da franquia.

Onimusha 3: Demon Siege

No PS2, a franquia Onimusha foi uma das mais importantes. Onimusha 3: Demon Siege, lançado em 2004, foi o ponto máximo da qualidade desse título da Capcom. Com um enredo envolvendo viagens no tempo, o game conseguiu cativar os fãs de uma forma inquestionável.

Onimusha 3: Demon Siege chamou atenção pelos belos combates, pela história e por seu visual atraente. Porém, um destaque interessante foi a presença de personagens interpretados por atores reais, como Jean Reno (O Profissional, Ronin, Missão Impossível, etc.). Resumindo, mais um dos melhores jogos de PS2.

Burnout 3: Takedown

Burnout 3: Takedown fecha a trinca de jogos de corrida desta lista de melhores jogos de PS2. Apesar de não ter o apelo de franquias como Gran Turismo e Need For Speed, o game chamou a atenção por seu belo visual, sua trilha sonora empolgante e pelos excelentes modos de jogo.

Lançado em 2004, Burnout 3: Takedown apresentou uma dezena de carros e um interessante sistema de pontuação que incitava os pilotos a destruírem os carros adversários. O game pode não ter a força de outras franquias, mas, quando pensamos apenas na diversão, não há o que dizer sobre o título, só aproveitar.

Devil May Cry 3

A franquia Devil May Cry foi mais uma das preciosidades que o PS2 trouxe para o mundo dos games. Devil May Cry 3, lançado em 2005, fez a ação no mundo dos games ser redefinida. A aventura eletrizante do irreverente Dante garantiu muitas horas de adrenalina para muita gente.

Devil May Cry 3, na linha cronológica da franquia, seria o primeiro título, ou seja, é nesse game que temos a revelação de pontos muito importantes da história dos irmãos Dante e Vergil. Uma lista com os melhores jogos de PS2 não poderia ficar completa sem um Devil May Cry, não acha?

Tony Hawk´s Pro Skater 3

Tony Hawk´s Pro Skater 3 foi um dos primeiros títulos a serem lançados para o PS2. Muita gente chegou a aproveitar esse game no PS1, visto que ainda estávamos em uma fase de transição para a geração seguinte. O game foi lançado em 2001 e manteve a franquia como uma das favoritas dos gamers.

Tony Hawk´s Pro Skater 3 conta com uma série de skatistas famosos e desafios capazes de deixar até os mais habilidosos em apuros. Certas fases exigiam pontuações surreais, que forçavam o player a não falhar. Bateu até uma saudade agora…

Fatal Frame 2: Crimson Butterfly

Fatal Frame foi mais uma franquia que nasceu no PS2. Em Fatal Frame 2: Crimson Butterfly, os japoneses provaram mais uma vez que, em matéria de survival horror, eles são mestres. O projeto da Tecmo deixou muita gente de cabelo em pé e foi colocado em muitas listas de jogos aterrorizantes.

De modo geral, o enredo gira em torno de um ritual macabro que fez um pequeno vilarejo desaparecer. Todo o jogo trabalha com essa ideia, como se ela já tivesse se tornado uma lenda urbana. Entretanto, basta ingressar na aventura para começar a sentir calafrios, enquanto a verdade é revelada.

Prince of Persia: Sands of Time

Quando a Ubisoft lançou Prince of Persia: Sands of Time, em 2003, todos ficaram empolgados. O game daria continuidade a uma franquia famosa que, em 1999, havia sofrido um golpe em sua reputação, por conta de um título bem ruim, chamado Prince of Persia 3D.

Rapidamente, a aventura do Príncipe da Pérsia caiu no gosto dos jogadores. Revivendo as famosas armadilhas e aproveitando o potencial do PS2, o game conseguiu elevar ainda mais o status da franquia. Sua presença nesta lista com os melhores jogos de PS2 é obrigatória.

Final Fantasy X

Batendo recordes, em termos de números de venda, e acumulando premiações, Final Fantasy X já nasceu sendo um grande sucesso. O game, que foi lançado em 2001, carregou a responsabilidade de levar a franquia lendária para uma nova geração de consoles e fez bonito.

O jogo trouxe novidades à franquia, substituindo o sistema de batalha que já existia desde Final Fantasy IV. Além do mais, a história, como já é padrão na saga, consegue manter os jogadores envolvidos do início ao fim. O game foi tão bom que foi o primeiro da série Final Fantasy a ganhar uma sequência direta.

Resident Evil 4

Assim como aconteceu com Final Fantasy X, Resident Evil 4 carregou o peso de levar outra franquia poderosa para a nova geração de consoles. Além das mudanças na perspectiva, a história e os personagens foram mais bem desenvolvidos, fazendo a transição perfeitamente.

Resident Evil 4 foi aclamado pela crítica e se tornou o quarto título mais vendido dentro da franquia Resident Evil. No jogo, Leon e Ada, personagens que apareceram no lendário Resident Evil 2, retornam com tudo. A luta contra os Ganados no PS2 foi incrível!

Metal Gear Solid 3: Snake Eater

Falando em franquias famosas, um game que não pode ficar de fora de qualquer lista com os melhores jogos de PS2 é Metal Gear Solid 3: Snake Eater. Após o sucesso estrondoso de Sons of Liberty, já no PS2, ninguém esperava que Hideo Kojima pudesse emplacar outra obra-prima, mas foi isso que ele fez.

Metal Gear Solid 3: Snake Eater, foi lançado em 2004 e levou o mundo a conhecer um pouco mais sobre o passado do icônico Snake (Naked Snake, nesse título). Se eu pudesse resumir esse game em apenas uma palavra, “genial” seria a minha escolha. Sem medo de errar.

Grand Theft Auto: San Andreas

Durante muito tempo, Grand Theft Auto: San Andreas foi o game mais vendido nos Estados Unidos. E isso não aconteceu por acaso. O PS2 teve outros jogos dentro da franquia, mas nenhum foi tão completo quanto esse. Lançado em 2005, GTA: San Andreas foi um marco na história dos games.

Apesar de seguir o padrão estabelecido pela franquia na era PS2, Grand Theft Auto: San Andreas conseguiu se destacar por oferecer um enredo envolvente, mecânicas de jogos inteligentes e muito mais. Elogiar o título é “chover no molhado”, ele é um dos melhores jogos de PS2 (e ponto).

Bully

Famosa por seus jogos controversos, a Rockstar acertou em cheio quando lançou Bully, em 2006. O game é um tipo de GTA no qual o personagem principal é um garoto que faz diabruras em uma escola. O sucesso do título foi imediato, mas sua história é marcada por grandes problemas.

Em alguns países, inclusive o Brasil, Bully chegou a ser banido. Pois é! Seu gameplay politicamente incorreto causou muitas polêmicas, fazendo o game ficar ainda mais atrativo. Até mesmo quem não se interessava por jogos do gênero ficava curioso para ver o que a aventura tinha de “errado”. Lenda!

Shadow of the Colossus

Fechando a nossa lista com os 25 melhores jogos de PS2, temos o lendário Shadow of the Colossus. Altamente premiado, o game chamou atenção por colocar o herói diante de criaturas que sequer cabiam na tela. Isso mesmo! Os combates tinham proporções colossais, assim como a história.

O game foi tão bem-sucedido que conseguiu transcender a barreira do PS2. Isto é, ele ganhou novas versões para o PS3 e depois para o PS4. E eu não acharei estranho se o título estiver no PS5 também. Shadow of the Colossus é mais um título de presença obrigatória em qualquer lista com os melhores jogos de PS2.

Esses foram os melhores jogos de PS2

Como eu destaquei logo no comecinho desta lista com os 25 melhores jogos de PS2, é impossível colocar todos os grandes títulos do PS2 em uma única lista. A não ser que a lista tenha o tamanho de um livro.

Por esse motivo, convido você a compartilhar o post e comentar, indicando quais títulos você gostaria de ver entre os melhores jogos de PS2. Tenho certeza que você conseguiria indicar uma infinidade de grandes opções e todas se encaixariam perfeitamente. Então, não deixe de participar… vamos reviver as memórias relacionadas a esse console que marcou a história de tantos gamers. Até a próxima.

Yohan Bravo