fbpx

O que você pode aprender jogando videogames

Hoje em dia, os videogames estão muito mais acessíveis, já que não é preciso de um console para jogar. As pessoas do mundo todo têm acesso a milhões de jogos, tanto antigos como lançamentos, e nas mais variadas categorias. Ao longo dos anos, a indústria dos jogos foi uma das que mais cresceu, se tornando um mercado bilionário e também se adaptando às diversas mudanças tecnológicas para se manter no topo, tal como os jogos para dispositivos móveis. Hoje, há jogos para os mais diferentes usos, sendo que um videogame por ir muito além do entretenimento, oferecendo algumas lições importantes para os seus jogadores.

Ser resistente e não desistir até chegar ao final

Os jogos de videogames são bastante desafiadores, e eles ensinam que é preciso ter resistência para conseguir vencer. Um jogo dá várias chances para aprender com os erros e os acertos e chegar até o final. Dessa maneira, o jogador se sente motivado a tentar novamente até conseguir o resultado esperado. Isso pode ser transferido para a vida com a resiliência.

Ter atenção aos detalhes

Alguns jogos de videogames apresentam tantos detalhes, que os jogadores precisam ser muito atentos a eles. Em alguns jogos, a solução está bastante escondida, dessa maneira os jogos de videogames abrem os olhos para os detalhes que poderiam passar despercebidos. Os desenvolvedores estão caprichando cada vez mais para trazer ainda mais camadas de complexidade para os seu games.

Ter mais foco e concentração

Os jogos também ajudam a dar mais foco, já que é preciso estar 100% concentrado no jogo para conseguir vencer. Um estudo feito com crianças com déficit de atenção comprovou que, mesmo com a condição, elas conseguiam jogar por nove horas seguidas, enquanto não conseguiam ficar em uma sala de aula prestando atenção, por nem mesmo uma hora.

Aprender inglês, história e geografia

Muitos brasileiros afirmam que aprenderam inglês jogando videogames, já que muitos dos jogos vêm dos Estados Unidos e dos países da Europa. Dessa maneira, eles precisavam aprender a língua para poderem jogar. Além disso, alguns jogos trazem narrativas bastante complexas, com dados históricos e geográficos apurados, para resultar em um jogo ainda mais real. O jogador acaba aprendendo sobre esses dados jogando, sem nem perceber. Um dos melhores jogos para aprender sobre história e geografia europeia é o Assassin’s Creed.

Aprender estratégias e resoluções de problemas

O grande objetivo de todo jogo é ganhar. Para isso, é preciso resolver uma série de problemas através de estratégias. Os dois melhores jogos que têm se destacado para aprender isso são Minecraft e Fortnite, dois jogos de simulação mais relevantes na sociedade atual.

Aprender habilidades sociais

Um dos melhores jogos para aprender habilidades sociais é o The Sims, o qual funciona como uma sociedade digital. Simulando de forma perfeita a vida real, o jogador passa a construir a sua vida no meio digital através do seu relacionamento com outros jogadores. Há vários depoimentos sobre coisas que as pessoas aprenderam jogando.

Ou seja, passar horas e horas jogando videogames pode resultar em muito mais do que entretenimento. Dá para aprender algumas habilidades que vão deixar a vida mais fácil, e ainda com a grande vantagem de tentar quantas vezes for necessário para aprender.

Um texto elaborado por Rogério Pereira