O que é Battle Royale - Entenda o gênero mais popular do momento

O que é Battle Royale? Entenda o gênero mais popular do momento!

“O que é Battle Royale?”

Essa é uma pergunta que muitos gamers têm feito ultimamente. E não é sem motivos. Afinal, não seria exagero algum dizer que o gênero Battle Royale é o mais popular do momento. Contudo, mesmo com tamanha popularidade, o gênero ainda é uma novidade e nem todos sabem como ele funciona…

Por esse motivo, resolvi criar um post um pouco mais informativo. Isto é, vou tratar de lhe explicar o que é Battle Royale. Assim, você entenderá o funcionamento dos jogos desse gênero e, claro, ficará conhecendo alguns grandes exemplos.

Aliás, vou mostrar que essa moda de Battle Royale “pegou” de tal modo, que até mesmo jogos clássicos resolveram criar modos de jogo com essa estrutura. Então, sem mais delongas, bora descobrir o que é Battle Royale?

O que é Battle Royale? Entenda o gênero mais popular do momento!

Battle Royale Mode (Blackout) de Call of Duty: Black Ops 4

O que é Battle Royale?

Battle Royale é um gênero do mundo dos games cujas características mais marcantes são: um grande número de jogadores e a sobrevivência como condição para a vitória.

Isto é, em jogos Battle Royale, o vencedor é aquele que, dentro de um grupo de jogadores, for o único imbatível. Como muitos jogos desse gênero focam em conflitos armados, geralmente o vencedor é o único sobrevivente.

Em alguns casos, temos jogos de resistência, ou seja, cada player vai superando os desafios e aquele que resistir até o fim, quando todos já desistiram, será o vencedor.

Resumindo, para entender o que é Battle Royale basta imaginar um sistema com muitos jogadores. Seguindo as mecânicas do jogo, o último a “ficar de pé” será o vencedor.

E se quiser um exemplo mais recente para ilustrar a explicação, o filme Jogos Vorazes é perfeito. Já assistiu? Se não, é bom dar uma olhada (#ficaadica).

Cabe destacar que os primeiros jogos desse gênero sempre focaram no conceito de combates armados. Nesses casos, de modo geral, temos as seguintes características:

  • Grande número de jogadores;
  • Os jogadores começam com um equipamento mínimo e devem procurar por novas armas e outros itens;
  • Uma grande área de exploração;
  • Uma luta pela sobrevivência.

Em linhas gerais, agora você sabe o que é Battle Royale… mas vamos falar um pouco sobre a história desse fenômeno?

A História do Gênero Battle Royale…

O gênero Battle Royale tem uma história curiosa, cheia de lendas relacionadas a filmes e romances… você sabia disso? Não? Então, confira um breve resumo…

Segundo explicam os historiadores (nossa que científico… é TCC?), as origens do gênero Battle Royale guardam relação com os famosos mods. Pois é!

As “lendas” contam que as primeiras ideias surgiram com mods de jogos como Minecraft e Arma 2. Para ser mais específico, alguns relatos sugerem que o gênero teve seu primeiro brilho com mods do game Half Life.

Enfim, o fato é que o gênero só estourou mesmo em 2017, quando Playerunknown’s Battlegrounds, o famoso PUBG foi lançado. Naquele ano, o game mexeu com as estruturas do mundo dos games, vendendo mais de 25 milhões de cópias.

Agora, uma grande curiosidade acerca do gênero Battle Royale é a origem do termo. O interessante aqui é que a ideia foi retirada do “fundo do baú”…

Você já ouviu falar do filme Highlander? (Eu nem era nascido na época). O fato é que o filme apresentava uma luta entre imortais. Só os imortais podiam matar uns aos outros e o vencedor do prêmio era o último sobrevivente. Algumas teorias dizem que a ideia básica do gênero vem do filme de 1986.

Além da teoria da origem do gênero relacionada ao filme Highlander, o termo foi retirado de um romance escrito por Koushun Takami, em 1999. O livro, intitulado Battle Royale, também era uma luta na qual o vencedor era o último sobrevivente. Legal, não?

Confira abaixo a bela explicação dada pelo canal LucyForever:

Os grandes nomes do gênero Battle Royale…

Se você chegou até aqui, acredito que já saiba perfeitamente o que é Battle Royale… Porém, para fechar a minha explicação com chave de ouro, criei uma breve lista a fim de lhe apresentar os maiores nomes do gênero… Acompanhe…

Playerunknown’s Battlegrounds (PUBG)

O famoso PUBG é um dos precursores do gênero. O game teve um começo avassalador, mas perdeu espaço para Fortnite (que já irei citar) depois de certo tempo.

O game também tem uma bela versão mobile e garante uma luta ferrenha pela sobrevivência. Os combates incluem até 100 jogadores.

E detalhe PUBG é um dos poucos Battle Royale que não são gratuitos, ou seja, as pessoas pagam com prazer para jogá-lo.

Fortnite

O fenômeno Fortnite teve um início modesto em 2017. Entretanto, no ano seguinte, o game da Epic Games estourou, despontando como o maior expoente do gênero.

Por ser gratuito, o game se tornou uma verdadeira febre e conquistou os fãs com suas mecânicas que misturam elementos de jogos de tiro com elementos de jogos de construção.

A diversão em Fortnite é surreal e a competição é dura. O game continua recebendo atualizações constantes, mantendo-se sempre atrativo. Em suma, se você quer saber o que é Battle Royale, jogue Fortnite.

Apex Legends

Aqui temos um título ainda mais recente. O game, desenvolvido pela Respawn Entertainment e lançado em 2019, é baseado no universo da lendária franquia Titanfall.

Apex Legends veio ao mundo sem alardes. Na verdade, todos ficaram surpresos com um lançamento que não teve grandes campanhas de marketing.

Quando o jogo (free-to-play) caiu nas mãos dos jogadores, o sucesso foi instantâneo. Apex Legends trouxe algumas inovações para o gênero Battle Royale e passou a ser citado como o grande concorrente de Fortnite.

E não deixe de conferir essa bela lista montada pelo pessoal do canal Gamera:

Battle Royale onde menos se espera…

Além da poderosa trinca apresentada acima, é importante pontuar que a moda dos Battle Royale é tão forte, que muitos games passaram a criar modos de jogo para atender a essa demanda.

O curioso aqui é que alguns games clássicos entraram na “onda”. Confira os exemplos mais curiosos…

Tetris 99

Chega a ser engraçado imaginar que o clássico Tetris se tornou um Battle Royale, não é mesmo? Bem, Tetris 99 surgiu em 2019 e, sinceramente, a disputa é pesadíssima!

No game, a luta é mais cerebral. Temos 99 jogadores resolvendo os puzzles dos “bloquinhos”. Aquele que resiste até o final vence. O que me diz dessa ideia?

Civilization VI

Essa é boa… o clássico Civilization também tem um modo Battle Royale! Em Civilization VI, o modo de jogo, intitulado Red Death, coloca até 12 jogadores em um conflito de nações

Nesse modo de jogo, não há a questão do desenvolvimento das nações, apenas o combate puro e simples. Apesar de estranha, por se tratar de uma franquia clássica, a ideia é bem curiosa. Vale a pena conferir…

Então, já sabe o que é Battle Royale?

Se você chegou até este post, querendo descobrir o que é Battle Royale… tenho certeza que agora você sabe… e sabe bem sobre o funcionamento desse gênero tão popular.

Conforme pôde ver, o sucesso dos games desse gênero é enorme. Não à toa, franquias clássicas têm se esforçado para criar modos de jogos compatíveis com as regras da “onda do momento”.

Bem… é isso… agora você sabe o que é Battle Royale e tem alguns exemplos interessantes para começar a sua jornada dentro do gênero. Para encerrar, peço que não deixe de compartilhar o post nas suas redes sociais e dizer qual é o seu Battle Royale favorito. Conto com você… até a próxima.

Yohan Bravo