Nostalgia na E3 2019: confira os clássicos que retornarão ao mundo dos games

Atualmente, a onda dos games remake está mexendo com as emoções dos gamers e se mostrando muito lucrativa para as desenvolvedoras. Na E3 2019, essa onda resolveu ficar ainda maior. Afinal, tivemos uma série de anúncios que, sem dúvidas, mexeram com os corações dos jogadores mais veteranos.

Sabendo disso, separei neste post sete menções a games clássicos que receberão versões repaginadas nos próximos meses (alguns no próximo ano). Como irá notar, a nostalgia na E3 2019 alcançou níveis estratosféricos e os “gamers raiz” terão motivos de sobra para sorrir “de orelha a orelha”. Vamos conferir essa lista?

Battletoads

Antes da E3 2019, tudo o que tínhamos de informação sobre Battletoads era um trailer que pouco revelava sobre o game. Como todos os gamers veteranos sabem, essa aventura teve início em 1991, no NES e, até hoje, o game é considerado um dos mais difíceis da história.

E foi com todo o apelo desse nome lendário que o novo Battletoads foi anunciado. O game será exclusivo da Microsoft (Xbox One e PC) e foi prometido para lançamento ainda em 2019. Ao que tudo indica, teremos um beat ‘em up moderno, com foco em um gameplay cooperativo. Agora, só resta saber se o game será tão difícil quanto o primeiro título. Uma coisa é certa: as famosas fases com as motos voadoras estarão no título.

Final Fantasy VIII Remastered

Mesmo com Final Fantasy VII Remake roubando todas as atenções, a Square Enix ainda tratou de mexer com outro clássico. Pois é, a gigante japonesa anunciou que uma versão Remaster de Final Fantasy VIII está sendo produzida. O game trará gráficos melhorados e algumas novidades ainda não reveladas.

Prometido para lançamento ainda em 2019, o game chegará para PC, Xbox One, PS4 e Switch. Para quem não se lembra (se isso for possível), Final Fantasy VIII foi lançado em 1999 para o PS1 e em 2000 para os PCs, tornando-se um sucesso de vendas e chamando a atenção por seus gráficos surreais (para a época).

Romacing SaGa 3

Continuando com a nostalgia na E3 2019, a Square Enix resolveu anunciar uma nova versão para outro clássico: Romacing SaGa 3. Bem, é verdade que a franquia não é tão famosa aqui no Brasil, mas ela é muito respeitada no Japão e os títulos que deram as caras no Ocidente fizeram a cabeça de muita gente.

Sem dar maiores detalhes sobre o projeto, a Square Enix apenas pontuou que o game sai ainda em 2019, para o PS4, Xbox One, PC, Android, iOS e PlastationVita. O game original foi lançado 1995, apenas no Japão. Isto é, nós teremos a oportunidade de experimentar mais uma das pérolas que apenas os nossos amigos orientais tiveram o prazer de conhecer.

Trials of Mana

A Nostalgia na E3 2019 alcançou o seu nível máximo quando a Nintendo resolveu anunciar Trials of Mana. Pertencente a uma das franquias mais importantes entre os RPGs, o game jamais deu as caras aqui no Ocidente. O jogo original foi lançado no Japão em 1995. Agora, mais de 20 anos depois, poderemos colocar nossas mãos nesse tesouro.

Como fã da franquia Mana (Seiken Densetsu), esse título conseguiu me deixar empolgado. Os gráficos parecem ter todo o requinte que marca os jogos da série. Ter a chance de desvendar mais uma das lindas histórias envolvendo esse mundo será incrível. O game foi prometido para o início de 2020 para PS4, Xbox One e PC.

Panzer Dragoon

A conferência da Nintendo foi uma das maiores responsáveis pelo excesso de nostalgia na E3 2019. A gigante japonesa apresentou um “combo” de clássicos repaginados. Panzer Dragoon foi um dos títulos apresentados. O game original foi lançado em 1995 e fez muito sucesso, inclusive, sendo um dos títulos que marcaram o lançamento do Sega Saturn.

A versão remake chegará em 2019 para o Nintendo Switch e os desenvolvedores prometeram gráficos impressionantes e toda a ação que fez esse game marcar a vida de muitos fãs. Resumindo, os proprietários do Switch poderão se divertir ao máximo com o revival desse clássico.

Contra: Rogue Corps

No caso de Contra: Rogue Corps não temos um remake, propriamente dito. Na verdade, trata-se de um game completamente novo. Contudo, coloquei o game na lista, pois já faz um tempo que os fãs de Contra não recebiam novidades e, ao que tudo indica, o game fará muitas menções aos títulos clássicos.

Com gráficos repaginados e um gameplay adaptado para os padrões atuais, o game chegará no dia 24 de setembro de 2019 para o Nintendo Switch. Pelo trailer do anúncio, teremos uma visão diferenciada de tudo que a franquia sempre ofereceu: ação, destruição e uma pitada de humor-negro.

Banjo-Kazzooie

Para completar, gostaria de fazer uma menção honrosa ao clássico Banjo-Kazooie. Por ora, ainda não teremos um remake da lendária aventura, lançada em 1998 para o Nintendo 64 (infelizmente). Porém, os personagens carismáticos do jogo farão sua aparição especial no próximo DLC do game Super Smash Bros. Ultimate.

Para os mais otimistas, essa aparição pode representar o primeiro passo na direção de um futuro remake do clássico de 98. Enfim, não se trata de um game, mas, com certeza, quem acompanhou a notícia sentiu aquela dose de emoção ao ver esses heróis caricatos novamente.

Nostalgia na E3: o futuro está no passado…

Com essa lista que deixa claro que a Nostalgia na E3 foi grande, podemos concluir que a onda dos “remakes”, “para a noooossa alegria”, vai arrastando os gamers por aí. Sinceramente, como fã de RPG, fico muito feliz pelo fato de clássicos que jamais chegaram no oriente estarem sendo refeitos. E claro, acabo ficando na expectativas, pois meu objetivo pessoal é zerar todos os games da série Tales. Quem sabe um Tales of Rebirth ou Tales of Destiny 2 (o verdadeiro) cheguem por aí…

De todo modo, essa lista prova que o futuro dos games pode estar no passado. Sim, ainda há muitos clássicos que poderiam ser revividos. Com isso, os gamers mais novos teriam a oportunidade de viver as brilhantes aventuras que os veteranos guardam no fundo dos seus corações. Enquanto esperamos para ver qual será o próximo remake, podemos sonhar, não é mesmo? Logo, compartilhe o post e comente sobre esses games que incitaram a nostalgia na E3 e sobre os títulos que você acha que poderiam ser refeitos. Até a próxima!


Yohan Bravo