fbpx

15 Melhores Jogos Grátis para PC: é só Baixar e Jogar!

Não sei se você faz isso (acredito que sim), mas, de vez em quando, eu costumo dar uma boa olhada nas listas com os melhores jogos grátis para PC, das muitas lojas de games que existem (Steam, Epic Store, GOG, etc.).

Minha intenção, claro, é encontrar títulos de qualidade, gratuitos e oficiais (nada de “downloads piratas”). E o interessante é que eu sempre encontro algum jogo que chama atenção. Aliás, como eu adoro experimentar novos jogos, já testei muitas opções, de diversos gêneros.

E é por esse motivo que eu resolvi criar este post. Isto é, para lhe poupar o tempo gasto com pesquisas, criei uma lista com os 15 melhores jogos grátis para PC que encontrei enquanto fazia uma infinidade de experiências. Logicamente, separei aqui os títulos que mais me atraíram, mas acredito que você vai gostar também… vamos conferir?

Melhores Jogos Grátis para PC: Aviso aos Navegantes…

Antes de dar início a esta lista com os 15 melhores jogos grátis para PC, preciso explicar os critérios que utilizei para selecionar os títulos. E o raciocínio é simples: usei como base a minha experiência pessoal e os rankings das lojas de games.

Como sempre, informo que você tem total liberdade para indicar quaisquer títulos que tenham ficado de fora da lista. Para tanto, assim que compartilharmos este post no Facebook ou no Twitter, basta comentar na postagem, beleza?

E não se esqueça também de compartilhar ou marcar os amigos. Desse modo, poderemos contar com a opinião de todos e, no fim, teremos uma lista ainda mais completa e versátil. Eu tentei acrescentar opções de diversos gêneros, mas 15, com certeza, não serão suficientes. Então, conto com a sua ajuda! Agora sim… Ready? Go!

Counter-Strike: Global Offensive

Nada melhor do que abrir uma lista com os melhores jogos grátis para PC com uma lenda do mundo dos games, não acha? Bem, esse é o caso de Counter-Strike: Global Offensive (ou CS:GO, como muitos dizem por aí).

Lançado em 2012, o game alcançou números impressionantes, em termos de quantidade de vendas, antes de ficar gratuito (em dezembro de 2018). CS:GO é um FPS de respeito, que ainda chama muita atenção no mundo dos eSports.

Com muitos mapas e um gameplay voltado a promover disputas entre equipes de players, Counter-Strike: Global Offensive continua registrando belos números, sendo um dos jogos mais jogados na Steam e um verdadeiro acumulador de reviews positivos.

Dauntless

Lançado em 2019, Dauntless é um Action RPG que aposta na mesma premissa do lendário Monster Hunter: World para encantar os players, ou seja, o game foca na missão de caçar criaturas monstruosas e altamente perigosas.

Com um visual mais voltado para o lado fantasioso, Dauntless coloca os players no papel de caçadores, os Slayers. A missão desses caçadores é derrubar criaturas mortíferas conhecidas como Behemoths.

O gameplay exibe uma ação intensa e a cooperação entre os players é um dos pontos altos da aventura. Além disso, o “lado RPG” do jogo é marcante, com muitas habilidades e um sistema de desenvolvimento de armas muito interessante. Grande game!

Fortnite

Falemos agora de um fenômeno conhecido como Fortnite. O game foi lançado em 2017 e foi um dos responsáveis pela “febre dos jogos Battle Royale”. Ademais, o game fez tanto sucesso, que colocou a Epic Games no patamar das gigantes da indústria.

De uma forma resumida, Fortnite tem tudo que um jogo do gênero Battle Royale deve apresentar: muitos jogadores lutando pela sobrevivência, muitas armas, mapas enormes e cheios de opções, etc.

Mesmo com as mecânicas sendo o maior destaque do jogo, ainda é possível destacar o visual do game, que segue uma linha mais cartoon, sem deixar a qualidade de lado. Sem dúvidas, esse é um dos melhores jogos grátis para PC no momento.

Apex Legends

E já que falei em jogos do gênero Battle Royale, nada melhor do que citar o game que tem sido considerado o grande rival (ao lado de PUBG) da lenda conhecida como Fortnite.

Bem, Apex Legends, lançado em 2019, surgiu sem fazer alardes e, sem demoras, chamou a atenção do mundo ao propor algumas mudanças para o gênero Battle Royale. Situado no icônico universo de Titanfall, o jogo não deixa ninguém ficar parado.

Além dos gráficos de excelente qualidade, Apex Legends apresenta um grande número de personagens, o que faz com que o gameplay se torne bastante versátil. Os conflitos são intensos nesse game e, certamente, ele vai prender a sua atenção por um bom tempo.

Warframe

Warframe é um game que já possui alguns “anos de estrada” (o game foi lançado em 2013), mas continua chamando atenção dos players com sua proposta sci-fi/fantasiosa sem igual.

O game mescla elementos de RPG e ação sob uma perspectiva semelhante à de um shooter em terceira pessoa, o que faz seu gameplay ter um “ar único”. E sim, os personagens garantem que tudo fique ainda mais diferenciado.

Em linhas gerais, Warframe é um game que faz uma mistura muito coerente de elementos de diversos gêneros e promove conflitos emocionantes. O gameplay cooperativo e as belas opções de movimentação chamam a atenção. Em suma, é um título imperdível.

League of Legends

Nossa lista com os melhores jogos grátis para PC estaciona agora em uma lenda conhecida como League of Legends. Desde 2009, LOL (como o game é conhecido) tem conquistado uma legião de players e movimentado a cena competitiva no mundo dos games.

Inspirado no modo Defense of the Ancients, do game Warcraft III: The Frozen Throne, League of Legends despontou como uma das referências do gênero MOBA e um dos principais impulsionadores do mundo dos eSports.

Exibindo um gameplay altamente competitivo, em um plano de fundo exuberante e com muitos heróis distintos, o game conseguiu movimentar a comunidade gamer e incitar os players a criarem suas equipes e partirem para as disputas. Épico!

Team Fortress 2

Falando em lendas, temos aqui mais um dos ícones que ajudaram a movimentar o mundo dos eSports. Team Fortress 2, lançado em 2007, trouxe ao mundo dos games uma série de competições muito acirradas entre as equipes.

O jogo é um FPS competitivo que “força” os players a trabalharem em equipe e combinarem as diferentes habilidades dos seus personagens. Com diversas classes e alguns modos de jogo bem interessantes, o jogo ainda é uma opção muito atrativa.

Além do gameplay movimentado e cheio de ação, Team Fortress 2 chama muita atenção na parte visual. O estilo mais “cartunesco” garante construções bem originais e um plano de fundo perfeito para as competições. Ótimo game!

Hearthstone

Como você já deve ter notado, muitas opções desta lista com os melhores jogos grátis para PC são grandes lendas do mundo dos eSports. E esse também é o caso de Hearthstone, o lendário jogo de cartas da Blizzard.

Ter um jogo do tipo TCG (Trading Card Game) com cartas baseadas no mundo de Warcraft já seria extremamente atrativo para os players. No entanto, em 2014, quando Hearthstone surgiu, o que se verificou foi que o game ia muito além das “cartinhas bonitas”.

O jogo apresenta um gameplay bastante estratégico, promovendo duelos cheios de reviravoltas e movimentos incríveis. Devido a essa característica, o game acabou chamando a atenção na cena competitiva. Hoje, Hearthstone é um dos grandes nomes no mundo e não é sem motivos, o jogo é ótimo, mesmo sendo tão simples.

Paladins

Variando entre primeira e terceira pessoa, Paladins é um jogo de tiro baseado em equipe, que promove conflitos eletrizantes em um mundo de fantasia sci-fi. Lançado em 2016, o game foi vinculado a uma polêmica, ao ser acusado de ter copiado Overwatch.

Embora as semelhanças com o game da Blizzard sejam visíveis, os próprios desenvolvedores de Paladins afirmaram que a verdadeira inspiração durante a criação do jogo foi Team Fortress 2 (que já apareceu nesta lista).

De todo modo, Paladins é um belo jogo, que conta com um visual muito bonito e coloca duas equipes de até cinco jogadores em combates cheios de objetivos específicos. O game fez tanto sucesso que deu vida ao game Realm Royale, que é uma versão do jogo “encaixada” no gênero Battle Royale.

Path of Exile

Atualmente, é muito comum encontrarmos Path of Exile em dois tipos de listas: listas com os melhores jogos grátis para PC e listas com jogos parecidos com Diablo. Sim, o game se encaixa nessas duas opções e, no caso das semelhanças com o game da Blizzard, elas existem, mas o game se mantém por si só.

Lançado em 2013, Path of Exile é um Action RPG que apresenta elementos do gênero Hack and Slash e uma história bem interessante, que coloca os players no papel de um exilado com muita sede de vingança.

Com um visual sombrio e muitas mecânicas de jogo interessantes, essa aventura é uma daquelas que envolve os players a todo momento. Detalhe: Path of Exile 2 foi anunciado recentemente, o que significa que a aventura continuará por muitos anos.

StarCraft 2: Wings of Liberty

Estratégia e ficção científica militar, essa é a combinação que fez com que StarCraft 2: Wings of Liberty, lançado em 2010, movimentasse o mundo dos games e promovesse competições sem igual no mundo dos eSports.

O game da Blizzard surgiu com a pesada responsabilidade de ser a sequência do aclamado StarCraft e, sinceramente, conseguiu melhorar aquilo que já era considerado como genial.

Fazendo sucesso junto à crítica e alcançando belos números (em termos de unidades vendidas) o game fez história e depois se tornou uma opção free-to-play. Daí, sua entrada em qualquer lista com os melhores jogos grátis para PC acabou se tornando inevitável.

World of Tanks

“Para um jogo gratuito, World of Tanks é insanamente detalhado”, foi o que destacou um review da época em que o game foi lançado (2010). E não, não é exagero. O jogo exibe modelos altamente realistas e um combate que chama atenção pelo alto nível de simulação.

Como seu nome sugere, World of Tanks é um jogo que gira em torno de poderosas máquinas de guerra. Os tanques do game são réplicas perfeitas de máquinas que marcaram alguns conflitos do século vinte, desde 1930 até 1960.

Em todos os muitos modos de jogo oferecidos pelo game, a imersão e a necessidade de pensar de forma estratégica acabam ficando em uma posição de destaque. E isso, claro, faz toda a experiência ficar marcada por um alto nível de realismo.

Guild Wars 2

Guild Wars 2 é mais um game que fez grande sucesso, vendeu muitas cópias e, no fim, entrou para a lista dos melhores jogos grátis para PC. O game foi lançado em 2012 e, após contabilizar 5 milhões de unidades vendidas (em 2015), se tornou free-to-play.

Apesar de ser a sequência do aclamado Guild Wars, o game apresentou muitas modificações em relação ao seu antecessor. Ainda assim, a essência da aventura foi mantida e o jogo ainda é um dos melhores MMORPGs da atualidade.

Guild Wars 2 apresenta uma bela história, um mundo cheio de belezas e perigos, muitas classes e muitos sistemas de jogo interessantes. Não é exagero algum dizer que o game sintetiza tudo que um MMORPG deve ser. Vale a pena conferir.

Spelunky

Spelunky, lançado em 2008, é um game indie que nos faz viajar no tempo, nos levando até um cenário mais “retrô”, digno dos grandes jogos de aventura e plataforma da era dos 16 bits.

No game, os jogadores assumem o controle de um espeleologista, ou seja, de um profissional responsável por estudar cavernas. Ao longo das explorações, o personagem encontra tesouros, donzelas, armadilhas e muitas criaturas.

Embora o jogo apresente gráficos muito bonitos, é o gameplay que deixa os players viciados. Na verdade, Spelunky é um jogo que muitos amam e odeiam, ao mesmo tempo, pois a dificuldade é acentuada. Enfim, um belo desafio gratuito.

Brawlhalla

Fechando com chave de ouro esta lista com os melhores jogos grátis para PC, temos Brawlhalla. O game, lançado em 2017, oferece lutas impressionantes no melhor estilo Super Smash Bros.

Com desenhos muito bem feitos, os personagens e cenários em Brawlhalla são um verdadeiro encanto. Porém, é o gameplay movimentado que realmente deixa as coisas atrativas.

As lutas são cheias de belos golpes e armas poderosas. O objetivo é jogar o adversário para fora da plataforma. Obviamente, isso não é nada fácil, já que muitas artimanhas podem ser utilizadas. Brawlhalla é um belo game que garante a diversão de qualquer tipo de player.

Melhores Jogos Grátis para PC: tem alguma indicação?

Chegamos ao fim desta lista com os melhores jogos grátis para PC e gostaria de saber a sua opinião… O que achou da lista? Mesmo sabendo que os 15 jogos que eu separei aqui são ótimos, tenho certeza que você deve conhecer outros títulos que poderiam ser citados. E sim, suas indicações são valiosas. Então, fique à vontade para comentar. Assim criaremos uma lista perfeita. Até mais…

Yohan Bravo