Melhores Jogos de PSP: Clássicos do Lendário Portátil da Sony

Melhores Jogos de PSP: Clássicos do Lendário Portátil da Sony

Por mais que muitos dos melhores jogos de PSP sejam versões de jogos consagrados em outros consoles, é inegável que o portátil da Sony, lançado em 2004, conseguiu dar aos gamers um punhado de aventuras exclusivas memoráveis.

Sim, foi por meio do PSP que muitos players tiveram acesso a diversas histórias que jamais foram contadas em outros consoles. E as histórias já conhecidas, que pintaram nesse pequeno notável, ganharam retoques muito interessantes.

Enfim, sabendo de tudo isso, resolvi criar uma lista com os melhores jogos de PSP. Logicamente, minha seleção tomou como base uma pesquisa acerca dos games mais amados pelos players e as minhas próprias experiências, já que eu joguei bastante com o saudoso console. Sendo assim, prepare-se para reviver uma era muito nostálgica… vamos começar?

Crisis Core: Final Fantasy VII

Para abrir esta lista com os melhores jogos de PSP, selecionei o poderoso Crisis Core: Final Fantasy VII. Lançado em 2007, o game acabou funcionando como uma espécie de prequela para o lendário Final Fantasy VII.

Nessa aventura, os players acompanham a história de Zack, um Soldier First Class, que tem enorme importância para a história de Cloud e Aeris. Além disso, é nesse game que conhecemos Angeal, o primeiro dono da Buster Sword (espada icônica do protagonista de FFVII).

O Crisis Core: Final Fantasy VII conta com um gameplay movimentado e oferece uma bela mescla de ação e RPG. Sem dúvidas, esse é um título obrigatório para quem curte o universo e as histórias de Final Fantasy VII.

Metal Gear Solid: Peace Walker

O nome Metal Gear é, com toda a certeza, um dos mais importantes do mundo dos games. Logo, capítulos diferentes da história da franquia também tiveram que ser lançados no PSP. Nesse caso, o jogo mais destacado foi Metal Gear Solid: Peace Walker.

Embora tenha nascido no portátil da Sony (em 2010), Metal Gear Solid: Peace Walker também foi lançado para PS3 e Xbox 360, em 2011. E, claro, a aventura encantou os fãs das franquia, ao exibir eventos que aconteceram após as histórias de Metal Gear Solid 3: Snake Eater e Metal Gear Solid: Portable Ops (esse último foi um exclusivo do PSP).

O jogo apresenta algumas mudanças na fórmula tradicional da franquia (no que tange ao gameplay) e ainda conta com um interessante modo cooperativo. Em suma, um game à altura de um nome lendário!

The 3rd Birthday

Apesar do nome, The 3rd Birthday é o terceiro título da lendária franquia Parasite Eve. O jogo foi lançado em 2010 e, talvez por não ter sido batizado como Parasite Eve III, acabou não ficando tão conhecido como deveria.

Nessa aventura, Aya Brea deve usar suas habilidades para enfrentar uma nova epidemia de criaturas, que assola a cidade de Nova Iorque. The 3rd Birthday oferece um gameplay que mistura elementos de jogos de tiro em terceira pessoa e RPG, promovendo uma experiência bem atrativa.

Infelizmente, como eu destaquei, o game acabou não ficando tão conhecido quanto merecia. No entanto, sua qualidade é inquestionável e quem é fã de Parasite Eve e sonha com um retorno da franquia tem a obrigação de zerar esse título.

Dissidia Final Fantasy

Se analisarmos todos os games já lançados na franquia Final Fantasy, encontraremos uma série de personagens incríveis e cheios de poderes. Bem, Dissidia Final Fantasy, lançado em 2008, é um game que reúne muitos desses personagens e os coloca para lutarem entre si.

Pois é! Dissidia Final Fantasy é um game que reúne personagens como Cloud, Sephiroth, Kefka, Luneth, Zidane, Squall, Gabranth e muitos outros. A ideia de Tetsuya Nomura, criador do game, era lançar um spin-off para a franquia, mas o jogo acabou fazendo bastante sucesso e foi anexado à série principal.

Em linhas gerais, Dissidia Final Fantasy pode ser considerado um jogo de luta. Ainda assim, seu gameplay diferenciado faz com que a experiência também agrade os fãs de jogos de ação e RPG. Muito bom!

God Eater

Esta lista com os melhores jogos de PSP “estaciona” agora em um game que deu origem a uma franquia de grande sucesso: God Eater. Lançado em 2010, o jogo deu início a uma história incrível, na qual a humanidade enfrenta uma terrível raça de monstros, conhecida como Aragami.

God Eater é um Action RPG de extrema qualidade, que coloca os players no controle de seres humanos que controlam as únicas armas capazes de superar o poder dos Aragami.

O game conseguiu marcar seu nome na história e abriu as portas para o nascimento de uma poderosa franquia. Recentemente (2019), God Eater 3 foi lançado e pudemos ter uma noção de como tudo evoluiu, desde o primeiro game da série.

Half-Minute Hero

Half-Minute Hero é aquele tipo de jogo que muita gente deixa de lado, por conta dos gráficos retrô. Porém, aqueles que continuam na aventura acabam encontrando mecânicas tão geniais que fica impossível não jogar até o fim.

O game foi lançado em 2009 e pode ser considerado como uma espécie de Action RPG com elementos de jogos de estratégia em tempo real. Além do mais, sua história é épica e seus personagens, mesmo com um visual “estilo 8-bits”, são excelentes.

Como o nome do game sugere, Half-Minute Hero exibe um contador de tempo e pressiona os players a superarem as missões em menos de 30 segundos (meio minuto). E é essa pressão que faz tudo ficar muito emocionante. Genial!

Crimson Gem Saga

Eu sempre costumo dizer que o Nintendo DS e o PSP foram consoles muito interessantes para os fãs de RPGs à moda antiga. Nesses portáteis, RPGs incríveis, como Radiant Historia e Crimson Gem Saga promoveram um retorno à era de ouro dos RPGs japoneses.

Crimson Gem Saga, lançado em 2008, foi mais uma das pérolas criadas pela Atlus. O game reúne todos os elementos que compõem um grande RPG e ainda apresenta uma história muito envolvente, com personagens interessantes e belas reviravoltas.

Muitos chegaram a criticar o game pela falta de inovação e isso é até faz sentido. Crimson Gem Saga não oferece nada de novo, mas segue uma fórmula de sucesso e a aplica com maestria. Em síntese, uma alternativa perfeita para os players mais veteranos.

Jeanne D’arc

Chegando ao ponto médio desta lista com os melhores jogos de PSP, apresento o excelente Jeanne D’arc. Como o título do game sugere, temos aqui uma “versão” da história da icônica Joana D’arc (a história é conhecida, mas essa “releitura” traz desfechos incríveis).

Para quem sempre está à procura de um sucessor espiritual para Final Fantasy Tactics, Jeanne D’arc, de 2006, é um candidato de peso. Afinal, o game reúne características interessantes e mecânicas de alta qualidade, o que concede a esse RPG tático certo grau de singularidade.

Mesmo que o gameplay profundo tenha sido um dos destaques do game, foi a história que acabou encantando os fãs e a crítica. Portanto, se você curte jogos de RPG Táticos e grandes histórias, sugiro que dê uma olhada nesse game.

God of War: Ghost of Sparta

Os nomes God of War e PlayStation caminham lado a lado desde o PS2. Por isso, a presença de qualquer história do icônico Kratos dentre os melhores jogos de PSP é algo inevitável.

Nesse caso, chamo a atenção para God of War: Ghost of Sparta, de 2010. O jogo conta a história de alguns eventos que aconteceram após o primeiro jogo da franquia e dá aos players maiores detalhes sobre o background de um dos personagens mais importantes do universo dos games.

Como não poderia deixar de ser, God of War: Ghost of Sparta é dotado de muita ação e combates brutais. O gameplay é bastante movimentado e, de modo geral, o game segue a linha que consagrou a franquia. Imperdível!

Silent Hill: Ørigins

Para quem não sabe, Silent Hill: Ørigins foi o primeiro game da lendária franquia da Konami a figurar em um console portátil. O jogo foi lançado em 2007 e acabou sendo ofuscado pela versão lançada no ano seguinte, para o PS2.

Contando uma história que se passa sete anos antes do primeiro título da franquia, Silent Hill: Ørigins foi criado com o grande objetivo de esclarecer fatos confusos da série.

No game, os fãs da franquia encontram tudo que Silent Hill tem de melhor: pressão psicológica, reviravoltas surpreendentes, sustos, ação, tensão, etc. Em outras palavras, Silent Hill: Ørigins é um game digno dos melhores survival horror de todos os tempos.

Kingdom Hearts: Birth By Sleep

Falemos agora de um dos mais icônicos jogos exclusivos do PSP: Kingdom Hearts: Birth By Sleep. O título foi lançado em 2010 e conta a história de eventos que se passam dez anos antes do primeiro Kingdom Hearts, ou seja, temos aqui uma espécie de prequela.

Por mais que seja uma aventura essencialmente single player, Kingdom Hearts: Birth By Sleep também oferece um gameplay cooperativo bem interessante. Aliás, o jogo se destaca exatamente por oferecer uma experiência diferenciada, em relação a outros jogos da franquia.

A história do game tem uma relação muito peculiar com Kingdom Hearts II e toda a trama se desenvolve de uma forma bem envolvente. Para quem curte a franquia Kingdom Hearts, esse capítulo não pode ficar sem ser finalizado.

Persona 3 Portable

Como eu destaquei no início desta lista com os melhores jogos de PSP, muitos games nasceram no console, mas outros tantos acabaram se apresentando como versões diferenciadas de jogos consagrados. E esse é o caso de Persona 3 Portable.

O game foi lançado em 2009 e, apesar de seguir as bases do Persona 3 original (do PS2), é considerado uma versão mais completa, graças à grande adição de conteúdo.

Persona 3 Portable garante uma experiência bem interessante para quem gosta da franquia Persona e traz um gameplay divertido, com mecânicas peculiares e uma boa dose de desafio. Vale a pena experimentar.

Monster Hunter Freedom Unite

Hoje em dia, Monster Hunter é uma das franquias mais bem-sucedidas da Capcom. Entretanto, “lá em 2008″, quando Monster Hunter Freedom Unite foi lançado para o PSP, a trajetória de sucesso da série estava apenas começando.

Em Monster Hunter Freedom Unite, os players são apresentados a um vasto mundo, no qual diversas feras estão à solta, prontas para se posicionarem como grandes obstáculos (ou troféus) para os caçadores de plantão.

O jogo segue um estilo Action RPG e, de certa forma, se apresenta como o embrião daquilo que seria Monster Hunter: World. Isto é, esse grande game foi um dos responsáveis por tornar Monster Hunter uma franquia tão grande.

Need for Speed: Most Wanted

Falando em franquias grandes, a poderosa Need for Speed também marcou presença entre os melhores jogos de PSP com o excelente Need for Speed: Most Wanted, de 2005.

Seguindo as premissas estabelecidas pela versão do PS2, Need for Speed: Most Wanted garantiu aos proprietários do portátil da Sony uma grande quantidade de corridas, com máquinas extremamente potentes.

E mais, o jogo conta com um excelente sistema de customização, dando aos fãs de velocidade aquela experiência “veloz e furiosa” que apenas Need for Speed sabe dar. Lenda!

Final Fantasy Tactics: The War of the Lions

Para fechar esta lista, cito aquele que, para mim, é o melhor, entre os melhores jogos de PSP. Pois é! Final Fantasy Tactics: The War of the Lions foi lançado em 2007 e apenas amentou a grandeza do título original.

Mantendo os principais aspectos de FFT intactos, Final Fantasy Tactics: The War of the Lions introduziu cenas animadas de uma forma extremamente artística. Com isso, o apelo da história do game, que é uma das melhores de todos os tempos, ficou ainda maior.

No que tange ao gameplay, otimizações podem ser verificadas em todos os cantos, mas nenhuma delas altera os aspectos da obra-prima, que é o game original. Em outras palavras, Final Fantasy Tactics: The War of the Lions é um daqueles jogos que todo player deve jogar antes de morrer!

Os Melhores Jogos de PSP: quer me ajudar com a lista?

Como pôde perceber, minha lista com os melhores jogos de PSP tratou de incluir uma série de títulos incríveis do portátil da Sony. Mesmo assim, tenho total consciência de que deixei outros games memoráveis de fora.

Por conta disso, gostaria de contar com a sua ajuda para poder deixar a lista mais completa. Se puder compartilhar o post e comentar, indicando aqueles títulos que você considera como os melhores jogos de PSP, sua ajuda será muito bem-vinda. Conto com você… até a próxima!

TagsListas
Yohan Bravo