Melhores Jogos de Nintendo Switch: 12 provas do poderio do console da Nintendo

A oitava geração de consoles foi marcada pela briga de três gigantes: o PS4, o Xbox One e o Nintendo Switch. Embora o PS4 já possa ser considerado o vencedor da referida geração, é inegável que o Switch, que tenta atingir um público-alvo diferente, foi um enorme sucesso. E isso só aconteceu, pois existem verdadeiras pérolas entre os melhores jogos de Nintendo Switch…

Pensando nisso, resolvi montar uma lista apresentando alguns dos grandes títulos que o console da Nintendo gerou. Como irá perceber, são 12 provas claras de que o Switch tem um poder enorme. Não à toa, ele é o único console da 8ª geração que continua em alta. Aliás, ele poderá até roubar o segundo lugar (do Xbox One), se continuar assim. Enfim, vamos para a lista?

Bayonetta 2

Bayonetta 2 foi lançado em 2014, como um game exclusivo para o Wii U. O jogo, do gênero Hack and Slash, fez tanto sucesso que, em 2018, a Nintendo resolveu lançar uma versão para o Switch. Como não poderia deixar de ser, o game ficou incrível.

A heroína (Bayonetta) enche a tela com seus movimentos insanos e seus poderes sobrenaturais. A aventura é repleta de ação e, sem dúvidas, é perfeita para abrir esta lista com os melhores jogos de Nintendo Switch com o “pé na porta”.

Celeste

Lançado no início de 2018, Celeste conseguiu encantar a comunidade gamer de inúmeras formas. Apesar do visual em pixel art, o game chamou atenção por seu level design, sua trama, pela personagem carismática e pela excelente trilha sonora.

O game indie de plataforma foi um dos destaques do ano passado, chegando a ser indicado como “GOTY” e vencendo prêmios em outras categorias do The Game Awards. Resumindo, Celeste é um game aclamado, que está à disposição dos jogadores do Nintendo Switch também.

Xenoblade Chronicles 2

Se existe uma coisa que eu gosto em alguns consoles da Nintendo é a grande presença de jogos de RPG. Foi assim no DS e isso se repetiu no Switch. Como exemplo, temos Xenoblade Chronicles 2, lançado em 2017.

O game é um exclusivo do Switch e mais um título na franquia Xeno, que dispensa comentários. A história se passa em um “oceano de nuvens” no qual as “ilhas” são feras gigantescas, conhecidas como Titãs. Isto é, aquele “tom épico e fantasioso” que qualquer fã de RPG adora.

Yoshi’s Crafted World

Nesta lista com os melhores jogos de Nintendo Switch, Yoshi’s Crafted World é um dos jogos mais recentes. Lançado em março de 2019, o game apresenta uma aventura de plataforma que coloca o carismático Yoshi no centro das atenções.

O jogo tem uma interessante mecânica de rolagem lateral e seu visual é muito bonito. Apesar de não trazer grandes novidades, a aventura é perfeita para quem gosta da “Fórmula de Sucesso do Super Mario”. Vale a pena conferir…

Donkey Kong Country: Tropical Freeze

Donkey Kong Country: Tropical Freeze é mais um título original do Wii U que foi relançado para o Switch (em 2018). A aventura remete ao nosso amado Donkey Kong Country (do SNES), o que é ótimo.

O game traz um visual muito bonito e coloca diversos personagens amados em cena (até mesmo o velho Cranky Kong). Além do mais, o enredo, envolvendo uma ameaça viking, é muito interessante. Se você procura por diversão entre os melhores jogos de Nintendo Switch, essa é a sua opção.

Final Fantasy XII: The Zodiac Age

Final Fantasy XII: The Zodiac Age é uma versão remasterizada do lendário Final Fantasy XII, lançado em 2006, para o PS2. Falar de Final Fantasy XII é “chover no molhado” e essa versão do game, que apareceu no Switch em abril de 2019, dispensa comentários.

O game tem uma trama complexa e personagens que conseguem envolver os jogadores (apesar de o protagonista não ser tão interessante). De todo modo, trata-se de um título que foi citado pela mídia especializada como um dos melhores jogos do PS2. E como essa versão ainda inclui alguns sistemas e gráficos melhores, o game é imperdível.

Mario Kart 8 Deluxe

Segundo as informações da própria Nintendo, Mario Kart 8 Deluxe é o melhor entre os melhores jogos de Nintendo Switch. Pelo menos, é isso que o número de vendas diz. Pois é! Mario Kart 8 Deluxe é o jogo mais vendido do console, tendo alcançado (até agora) quase 17 milhões de cópias vendidas.

O curioso é que o game é uma versão melhorada do clássico Mario Kart 8 do Wii U. No Switch, a corridas loucas do game foram lançadas em 2017 e seu gameplay divertido deixa claros os motivos que levaram o título a fazer tanto sucesso. Definitivamente, um “must-play”.

Pokémon Let’s Go Eevee & Pikachu

Continuando com a nossa lista dos melhores jogos de Nintendo Switch, temos Pokémon Let’s Go Eevee & Pikachu. Lançado em 2018, o game conseguiu alcançar um sucesso surpreendente, vendendo mais de 10 milhões de cópias.

Além do mais, Pokémon Let’s Go Eevee & Pikachu conseguiu movimentar a internet ao levantar a dúvida: “Pikachu ou Eevee: qual escolher?”. O jogo lembra muito as aventuras da era do Game Boy. Obviamente, o visual é muito melhor.

Super Mario Odyssey

Super Mario Odyssey é um dos melhores jogos de Nintendo Switch, em termos de vendas (segundo mais vendido). O jogo marcou o retorno das aventuras de Mario para o formato “livre”, que marcou época em Super Mario 64.

A presença do chapéu do encanador como um personagem (Cappy) foi uma das novidades, mas o fato é que a aventura tem o selo de qualidade da franquia. O visual é incrível, o gameplay é divertido e a história… bem, em síntese, todos já conhecemos a história, mas ela reserva boas surpresas.

Super Mario Party

Como sugere o nome (Party = Festa), Super Mario Party é uma verdadeira coletânea de minigames envolvendo os personagens mais famosos do universo do encanador. O game foi lançado em 2018 e traz uma experiência multiplayer sem igual.

Seguindo o formato tradicional da série Party, o game inclui pequenos joguinhos que permitem disputas entre grupos de pessoas e, com certeza, garantem uma boa quantidade de risadas. São muitas opções diferentes e dá para gastar um bom tempo com elas.

The Legend of Zelda: Breath of the Wild

Lançado em 2017, para o Wii U e para o Switch, The Legend of Zelda: Breath of the Wild foi o responsável por recolocar a franquia Legend of Zelda no topo. O game foi eleito o GOTY de 2017 e foi aclamado pela crítica como um dos melhores jogos de todos os tempos. E, na boa, o game é incrível mesmo!

A história do jogo é muito interessante e chegou a despertar a curiosidade dos fãs em relação à ordem cronológica da franquia. O gameplay é excelente, com muitas opções de exploração e um mundo de visual encantador. The Legend of Zelda: Breath of the Wild é um dos melhores jogos de Nintendo Switch e um dos melhores da década, sem exagero!

Super Smash Bros. Ultimate

Fechando a nossa lista com os melhores jogos de Nintendo Switch, temos Super Smash Bros. Ultimate e sua constelação de personagens famosos. Lançado em dezembro de 2018, o game foi um dos responsáveis por recolocar o console da Nintendo em “fase de crescimento”.

Trazendo combates insanos entre personagens icônicos do mundo dos games, Super Smash Bros. Ultimate consegue garantir boas doses de adrenalina e diversão. O maior crossover de todos os tempos é também um dos melhores jogos dos últimos tempos. Imperdível.

Qual jogo você incluiria entre os Melhores Jogos de Nintendo Switch?

Chegamos ao fim da nossa lista de melhores jogos de Nintendo Switch, mas, como sempre, gostaria de pedir a sua ajuda para deixarmos a lista perfeita. Sendo assim, não deixe de compartilhar o post e comentar, deixando a sua opinião sobre a lista e citando os jogos que merecem figurar entre os melhores. Até mais…

Yohan Bravo