Melhores Jogos de Nintendo 64: uma lista puramente nostálgica

O Nintendo 64 foi o segundo console mais vendido da 5ª geração. Lançado em 1996, o console da Nintendo garantia uma experiência multiplayer sem igual. E, claro, alguns dos Melhores Jogos de Nintendo 64 ainda estão nas listas de favoritos e nas memórias de muitos gamers veteranos.

Por esse motivo, hoje eu resolvi reviver algumas dessas memórias. Isto é, ao apresentar a minha lista com os Melhores Jogos de Nintendo 64, farei o possível para trazer de volta as boas sensações que o console proporcionava. Como todos sabem, o grande “vencedor da 5ª geração foi o PS1”, mas tem muita gente que não trocaria o 64 pelo console da Sony de forma alguma… enfim, vamos conferir a lista?

Donkey Kong 64

Donkey Kong 64 foi lançado em 1999 e marcou o retorno do amado Donkey Kong (como personagem jogável). O gorila carismático fazia dupla com o esperto Diddy Kong e ainda contava com a ajuda de mais 3 personagens novos.

Apesar de o game ter sido criticado por ser “menos criativo” do que a série Donkey Kong Country (do SNES), o título representava os jogos de plataforma e aventura de forma irrepreensível, com belos cenários e desafios bem complicados.

Em 2015, uma versão para Wii U foi lançada, mas foi na versão do Nintendo 64 que o game conseguiu mexer com os corações dos fãs. Resumindo, o título é perfeito para abrir esta lista de Melhores Jogos do Nintendo 64.

International Superstar Soccer 64

Mesmo com nomes bagunçados, uniformes “estranhos” e um estilo quase “cartunesco”, International Superstar Soccer 64 conseguiu deixar um boa impressão para os proprietários do Nintendo 64 que não dispensavam uma boa partida de futebol virtual.

De modo geral, é possível dizer que International Superstar Soccer 64 é, em essência, o mesmo jogo que fez sucesso no SNES, ou seja, um International Superstar Soccer Deluxe melhorado.

Graças ao potencial do Nintendo 64 para partidas multiplayer, o game ficou ainda mais divertido, já que 4 jogadores podiam aproveitar as partidas. Em relação a seu competidor direto (FIFA 64), o game levou vantagem e marcou seu nome na história.

Killer Instinct Gold

Passando para o lado da pancadaria, minha lista com os Melhores Jogos de Nintendo 64 não poderia deixar de fora o lendário Killer Instinct Gold. O game pertencia a uma franquia cult que havia feito enorme sucesso no SNES e foi uma bela adição à biblioteca do 64, mesmo sendo um port do Killer Instinct 2, que foi lançado para os arcades em 1996.

O game fez bonito, em termos de jogabilidade, mas deixou a desejar na parte gráfica. Como se tratava de um port da versão de arcade, a crítica foi enfática ao pontuar que a parte gráfica não havia sido otimizada para aproveitar o potencial do Nintendo 64.

Ainda assim, quem jogou Killer Instict Gold pôde aproveitar toda a genialidade da franquia e combates brutais, com personagens icônicos. Sem dúvidas, o game foi um dos Melhores Jogos de Nintendo 64. Especialmente, quando comparado a outros títulos do gênero.

Legend of Zelda: Ocarina of Time

Falar de uma lista com os Melhores Jogos de Nintendo 64 sem incluir algum título da franquia Legend of Zelda é uma tarefa impossível. Em Legend of Zelda: Ocarina of Time, lançado em 1998, a franquia viu o nascer de um marco na indústria dos games.

A aventura foi aclamada pela crítica e quem jogou sabe muito bem os motivos para o game ter sido colocado entre os mais influentes da história. Aliás, na época, muitas pessoas da mídia especializada classificaram a aventura como o melhor jogo de todos os tempos.

Os gráficos, para a época, eram excelentes, a trilha sonora belíssima, a história ótima e o gameplay excelente. Citar todas as características desse clássico seria “chover no molhado”. Por isso, para facilitar o entendimento, posso descrever o game com uma frase que os gringos adoram: “must-play” (deve jogar, em uma tradução literal).

Legend of Zelda: Majora’s Mask

Quase dois anos após o sucesso estrondoso de Legend of Zelda: Ocarina of Time, Legend of Zelda: Majora’s Mask surgiu para dar continuidade à história da franquia. Apesar de não ter o brilhantismo do seu antecessor (que quebrou barreiras), o game fez bonito.

O interessante em Legend of Zelda: Majora’s Mask é o fato de o game se desenvolver em um universo paralelo e toda a história se passar em três dias. Para poder aproveitar a aventura, os jogadores deveriam ter um Expansion Pak, para aumentar a memória RAM do console.

Em termos de vendas, Legend of Zelda: Majora’s Mask alcançou bons números, o que é justificável, já que o game manteve o padrão de qualidade da série, que havia sido elevado pelo lendário Legend of Zelda: Ocarina of Time.

Banjo Kazooie

Entrando na segunda metade desta lista com os Melhores Jogos de Nintendo 64, temos o inesquecível Banjo Kazooie. O game, lançado em 1998, conseguiu mexer com o coração dos fãs ao introduzir dois personagens caricatos e uma aventura em plataforma sem igual.

O curioso acerca do game é que ele já havia sido idealizado para aparecer no SNES. No entanto, o projeto foi sendo adiado e modificado até alcançar o estado de lançamento. O que só aconteceu quando o Nintendo 64 já estava a todo vapor.

A aventura apresentava um interessante conceito de mundos não-lineares e uma série de puzzles que demandavam o bom uso das habilidades únicas de cada personagem. Com certeza, Banjo Kazooie ainda permanece nas memórias dos veteranos como um clássico muito amado.

Mario Kart 64

O potencial para jogos multiplayer que o Nintendo 64 possuía ficava visível em Mario Kart 64. O game foi o segundo na série Mario Kart e apresentou muitas melhorias em relação ao seu antecessor, que havia feito muito sucesso no SNES.

Com gráficos tridimensionais de enorme qualidade, mudanças nos personagens, no gameplay e nas pistas, o jogo conseguiu encantar uma nova legião de fãs e funcionou como base para muitas das características do jogos posteriores da série.

Apesar dos modos de jogo single player, Mario Kart 64 continua sendo lembrado pelas partidas multiplayer que garantiam horas de diversão. Não à toa, o game foi um grande sucesso comercial.

Pokémon Stadium

Pokémon Stadium surgiu em 1999, quando o anime Pokémon estava alcançado o ápice do seu sucesso mundial. O interessante em Pokémon Stadium é que o game surgiu alguns dias após o lançamento de Pokémon Snap, um clássico que exigia que o jogador fotografasse os Pokémons.

Mesmo com um gameplay divertido, Pokémon Snap não conseguiu suprir o desejo que os jogadores tinham de batalhar com Pokémons. Foi por isso que Pokémon Stadium chamou tanta atenção.

Naquela época, o número de Pokémons conhecidos era 151, mas, desse total, apenas 42 apareceram no game. Obviamente, isso não impediu os jogadores de se divertirem com as interessantes batalhas e minigames presente no jogo.

Super Mario 64

Super Mario 64 foi mais um clássico do Nintendo 64 que foi alçado ao status de “um dos melhores jogos de todos os tempos” pela crítica especializada. Levando a lendária aventura do encanador para um mundo 3D, o game alterou o nível dos jogos de plataforma.

Super Mario 64 foi o responsável por introduzir uma série de novos padrões na indústria dos games, como o uso da câmera livre. Carregando muitos prêmios, o jogo foi realmente um marco na história.

E os jogadores, claro, aproveitaram essa aventura ao máximo. Colocar esse título entre os Melhores Jogos de Nintendo 64 é uma obrigação quase tão grande quanto colocar o próximo título que irei citar…

Goldeneye 007

Como pôde perceber, esta lista com os Melhores Jogos de Nintendo 64 trouxe títulos incríveis. Contudo, se você pedir para um gamer veterano citar alguns dos grandes jogos de Nintendo 64, é muito provável que ele vá incluir Goldeneye 007.

Quem não se lembra de dedicar horas no modo multiplayer desse jogo. Goldeneye 007 conseguiu abrir as portas para o gênero FPS nos consoles domésticos e introduziu uma série de melhorias ao “padrão Doom”.

Com gráficos interessantes e um gameplay alucinante, o game alcançou uma série de prêmios e se posicionou como um dos mais influentes do gênero. Muitos players ainda lembram desse clássico em suas conversas sobre jogos lendários.

Os Melhores Jogos de Nintendo 64: bons tempos, boas coisas…

A era do Nintendo 64 foi capaz de marcar a história de muitos gamers. Mesmo com um concorrente pesado (o PS1), o console conseguiu criar uma biblioteca de títulos que marcaram a história e essa lista com os Melhores Jogos de Nintendo 64 é uma prova disso.

Para encerrar, gostaria de pedir que você compartilhasse o post e comentasse sobre os títulos que ficaram faltando nesta lista com os Melhores Jogos de Nintendo 64. E não se esqueça de contar alguma história relacionada às memórias valiosas que esse console proporcionou para você. Até mais…

Yohan Bravo