fbpx
Jogos para Dois Jogadores o guia para a diversão em dose dupla!

Jogos para Dois Jogadores: o guia para a diversão em dose dupla!

Procurar por jogos para dois jogadores, no melhor esquema co-op (cooperativo), é uma das coisas que eu mais faço quando desejo jogar um game novo. Como player “das antigas”, me acostumei a ter um “player 2” e dividir a diversão.

No passado, jogos para dois (ou jogos de dois, como muitos dizem) eram muito comuns. Contudo, com o passar do tempo e com a ascensão dos multiplayers online, a ideia foi sendo deixada de lado.

Felizmente, graças à crescente cena indie, veteranos (como eu) voltaram a encontrar jogos para dois jogadores que seguem os moldes do passado, mas no presente. Isto é, games modernos, de qualidade ímpar, que apostam em excelentes modos co-op para encantar os jogadores.

Por esse motivo, como você já deve imaginar, este post funcionará com um guia para players que buscam por muita diversão, mas em dose dupla. Isso mesmo, esta será uma lista com 10 belos jogos para dois jogadores. Então, não deixe conferir até o fim, ok?

Jogos para dois jogadores: um “pulinho” no passado…

Antes de lhe apresentar a minha lista com 10 jogos para dois da “era moderna”, eu vou apelar um pouco para a nostalgia. Veja se você conhece esse nomes: Sunset Riders, Final Fight, Captain Commando, Lost Vikings, Knights of the Round…

Bem, eu poderia citar mais nomes, mas esses ilustram perfeitamente a inspiração deste post. Se você conhece esses nomes, deve ter se divertido ao máximo com esses games. Nesses títulos, era possível termos até mais de dois jogadores, mas, nos consoles, as duplas eram mais comuns.

Caso você tenha vivido na época do Super Nintendo ou do Mega Drive, é muito possível que tenha jogado muitos jogos para dois com irmãos, primos, amigos, etc. Meu irmão e eu, por exemplo, já fomos: Cormano e Billy, Haggar e Cody, Arthur e Lancelot e por aí vai…

Resumindo, esse é o tom desta lista… uma lista com 10 jogos para dois jogadores que conseguem reviver os bons tempos de uma época na qual o Player 1 e o Player 2 causavam estragos!

Jogos para Dois Jogadores… jogos atuais, aos moldes dos jogos antigos, entendido? Agora sim, bora para a lista!

Blazing Chrome

Abrindo esta lista de jogos para dois jogadores, temos Blazing Chrome. O título, lançado em julho deste ano, é uma criação “Brazuca” que chama muita atenção por suas semelhanças com o clássico Contra.

Joguei Blazing Chrome recentemente, graças aos Xbox Game Pass, e posso dizer que se trata de um jogo incrível. Com gráficos retrô de ótima qualidade e um gameplay de pura ação (difícil!), o jogo encanta do início ao fim.

Obviamente, como esta é uma lista de jogos para dois jogadores, não posso deixar de ressaltar a ênfase que o jogo dá ao conceito de co-op. Sim, o game é uma aventura eletrizante, que abre esta lista com o “pé na porta”!

Enter the Gungeon

Você já ouviu falar da Devolver Digital? De modo resumido, é uma Publisher que só aposta em games com um pegada retrô. Logo, podemos dizer que muitos jogos publicados pela empresa se encaixariam com as regras desta lista. Nesse caso, Enter the Gungeon é um exemplo perfeito.

Lançado em 2017, o jogo é classificado como um “bullet hell roguelike”. Mesmo com seus gráficos simples, o gameplay do jogo é tão divertido e desafiador que fica impossível não se apaixonar pelo game.

O jogo conta a história de quatro aventureiros que vão até uma dungeon (gungeon) em busca de uma arma para matar seus passados. Excêntrico, não? Esse é um dos melhores jogos para dois jogadores da atualidade. Pode apostar!

Salt and Sanctuary

Falemos agora do incrível Salt and Sanctuary. Segundo dizem por aí, o game é um Dark Souls em 2D, mas posso afirmar que é um dos melhores jogos metroidvania que eu já joguei.

O game é um projeto indie que foi lançado em 2016. Com um visual bem sombrio e mecânicas curiosas, o jogo é cheio de ação, além de apresentar uma mescla interessante com elementos de RPG.

No que diz respeito ao modo co-op, o game dispensa comentários… toda a aventura pode ser consumida em dose dupla, com equipamentos sendo compartilhados e desafios grandiosos surgindo pelo caminho.

Guacamelee! (Guacamelee! 2)

Falando em jogos metroidvania, Guacamelee! e sua sequência (Guacamelee! 2) são dois títulos que não podem faltar em uma lista de jogos para dois jogadores. Os games foram lançados em 2013 e 2018, respectivamente, e garantem muita diversão para as duplas de “luchadores”.

Particularmente, essa dupla de jogos conseguiu me deixar impressionado por conta da a parte visual. O game coloca o player dentro de um verdadeiro festival mexicano, com muitas cores e aspectos da cultura da “terra do Chaves”.

No modo co-op, cada player assume o controle de um lutador mascarado. Depois, a trama vai se desenvolvendo de uma forma muito interessante, com várias referências a outros jogos e ao famoso “Dia de Los Muertos”.

Diablo III

Nossa lista de jogos para dois jogadores estaciona agora em uma franquia lendária. Isso mesmo! Quem não jogou Diablo III em dupla (ou quarteto)? O game, lançado em 2012, já garantiu muita diversão para duplas e equipes.

Seguindo os moldes consagrados pela franquia, com sua história envolvente e seu visual isométrico, o jogo oferece aos jogadores algumas classes distintas e muitos desafios a serem superados.

Por conta dos interessantes elementos de RPG, o co-op acaba se tornando ainda mais imersivo. Uma vez que os personagens devem, preferencialmente, ter habilidades complementares, para garantir o poder máximo. Certamente, uma aventura imperdível para mais de um jogador.

One Piece Pirate Warriors 3

Chegando à segunda metade da nossa lista de jogos para dois jogadores, resolvi incluir aqui um game que pertence ao gênero “Musou”. Claro, fui tendencioso nessa escolha, pois acompanho o anime One Piece desde o comecinho (1999).

No game, temos os personagens mais icônicos do anime entrando em conflitos marcados por um número surreal de adversários. Em certas missões, é possível um player eliminar milhares de adversários. E sim, tudo é muito divertido.

No modo co-op, as missões podem ser realizadas de um modo mais estratégico, já que cada player pode cuidar de uma área e, depois, diante do chefe, a dupla pode “chutar a bunda” (como diria o Luffy) do carinha sem piedade.

Rayman Origins (Rayman Legends)

Vamos agora para mais uma dupla de games que pode ser aproveitada por dois jogadores. Rayman Origins e Rayman Legends, lançados em 2011 e 2013 (respectivamente), levam os players a jornadas espetaculares, com cenários maravilhosos como plano de fundo.

Os games remetem a grandes clássicos de aventura e plataforma, como os jogos da franquia Disney’s Magical Quest, por exemplo. Os personagens do game são muito cativantes e as mecânicas surgem como um destaque bem divertido.

No caso do modo co-op, temos um perfeito exemplo de jogo que entende o conceito de cooperação. No game, os jogadores realmente se ajudam e, juntos, encontram soluções curiosas para superar obstáculos e chefões.

Broforce

Você se lembra do lendário Metal Slug? Na minha opinião, Broforce segue a mesma linha, embora os gráficos sejam um pouco menos trabalhados. Lançado em 2013, o game encanta por sua ação eletrizante e seu visual em pixel art.

Em linhas gerais, seria possível dizer que Broforce é uma versão de 8-bits da série de filmes Os Mercenários. Pois é! A ação é o ponto alto do jogo… armas explosões, grandes chefões… esse é o pacote.

No modo cooperativo, toda a diversão do game é multiplicada pelo número de jogadores, o que garante muitas horas de um gameplay realmente empolgante. Essa foi mais uma aposta bem-sucedida da Devolver Digital. Vale a pena conferir!

Castle Crashers

Dentre os gêneros que inspiraram esta lista de jogos para dois jogadores, o gênero Beat ‘em up foi um dos principais. Jogos desse tipo sempre tiveram o modo cooperativo como destaque.

Nesse caso, Castle Crashers, lançado em 2008 (e relançado em 2015 e 2019 para os consoles da oitava geração), é um dos exemplos atuais mais importantes do gênero. O game é extremamente divertido, sem exagero algum.

Com um visual muito bonito, o game coloca os jogadores no papel de cavaleiros, que embarcam em uma jornada para derrotar um terrível feiticeiro. Essa jornada, claro, é marcada por muitos desafios, tendo um plano de fundo muito bem desenhado (para o deleite dos players). Imperdível!

Cuphead

Para fechar esta lista de jogos para dois jogadores, nada melhor do que citar um game que, embora tenha sido lançado em 2017, já se tornou um clássico. Sim, Cuphead já é uma lenda dos games, por conta do seu estilo artístico único e sua dificuldade extrema.

No game, temos dois irmãos que perdem uma aposta no Cassino do Diabo. Para não terem suas almas devoradas, eles aceitam se tornar os “cobradores do tinhoso” e embarcam em uma odisseia para caçar os devedores.

O que chama a atenção em Cuphead é a apresentação do game. Todo o estilo segue a linha dos cartoons da década de 30 e tudo é tão bem desenhado que cada fase se torna uma obra de arte. Somando a esse visual, um jogo difícil “pra burro”, temos um dos games mais divertidos de todos os tempos!

Jogos para dois jogadores: você tem outras sugestões?

Como pôde perceber, esta lista de jogos para dois jogadores tratou de lhe apresentar 10 opções atuais que impressionam com seus modos cooperativos. Ainda assim, imagino que outras opções de grande qualidade estejam “dando sopa” por aí…

Sendo assim, encerro esta lista com um pedido: compartilhe o post e comente, apresentando novas opções. Lembre-se também de marcar o seu “Player 2” e agendar uma aventura em dose dupla. Com esses jogos para dois jogadores e outras sugestões suas, tenho certeza que não faltarão opções para impulsionar sessões de jogatina inesquecíveis. Até a próxima…

Yohan Bravo