Categories: DestaquesListas

Jogos de Tiro: 10 títulos atuais para você nunca soltar o gatilho

Como os fãs de jogos de tiro bem sabem, Doom Eternal está previsto para ser lançado no dia 20 de março de 2020. Esse será o mais novo título de uma franquia que ajudou a consolidar a ideia de “sair por aí… atirando em tudo”.

Apesar de Doom ser uma franquia de jogos de tiro do tipo FPS, quando falamos em jogos de tiro (de uma forma mais abrangente), percebemos que nem todos os grandes games desse tipo se passam em primeira pessoa.

Isso quer dizer que, para classificar um game como um jogo de tiro, basta que tenhamos algumas armas à disposição e um gatilho que deve estar sempre sendo apertado.

Enfim, como estou empolgado com a chegada de Doom Eternal e alguns outros jogos de tiro, resolvi criar uma lista com 10 títulos que foram lançados recentemente ou que estão por vir. Minha intenção é mostrar que, nesse grupo dos jogos de tiro, os players têm encontrado muitos motivos para nunca soltar o gatilho… vamos conferir?

Jogos de tiro: as regras da lista…

Antes de apresentar a minha lista de jogos de tiro, preciso explicar como eu defini os títulos. Nesse caso, o aspecto mais importante, claro, é o jogo apresentar tiroteios intensos.

Como irá perceber, os títulos variam, em função de perspectivas, temáticas, ambientações, mecânicas, mas, em todos os casos, a chuva de balas não para. Resumido, os jogos de tiro desta lista são igualmente eletrizantes…

Disintegration

Para abrir esta lista de jogos de tiro, chamo a atenção para um título que acaba de passar por uma rodada de testes beta. Disintegration é uma produção chefiada por um dos criadores de Halo e um ex-membro da equipe de desenvolvimento do game SOCOM… e o game já deu o que falar.

O título pode ser classificado como um jogo de tiro FPS com elementos de jogos RTS (Real Time Strategy). Com mecânicas diferenciadas e uma ação um pouco mais cadenciada e estratégica, os combates “cinco contra cinco” do game são intensos e bem divertidos.

Em relação à parte gráfica, o game apresenta construções de qualidade e uma ambientação digna de grandes títulos sci-fi. Apesar de ter um belo multiplayer, o jogo conta com muitas horas de campanhas single player. Segundo informações, o Disintegration será lançado em abril ou maio deste ano. Vale a pena ficar de olho!

Metro Exodus

Mesmo não tendo feito o sucesso dos seus antecessores, Metro Exodus pode ser considerado um dos melhores jogos de tiro de 2019. O lançamento do game foi marcado por controvérsias, já que sua desenvolvedora resolveu torná-lo um exclusivo da Epic Store (nos PCs) algumas semanas antes do lançamento (o que deixou muitos players furiosos).

De todo modo, Metro Exodus dá continuidade à rica história da franquia Metro, que é baseada nos romances escritos por Dmitry Glukhovsky. A trama envolve cenários pós-apocalípticos, que são representados com riqueza de detalhes e criam um clima extremamente imersivo.

O game é marcado por uma atmosfera pesada e suas mecânicas apresentam uma mescla de jogos de tiro, stealth e survival horror, o que faz tudo ficar ainda mais intenso. Belo título!

Gears 5

Saindo um pouco das “visões em primeira pessoa”, temos Gears 5. O título foi lançado em julho de 2019 e cumpriu com maestria a missão de dar continuidade a uma das franquias mais importantes do Xbox (da Microsoft).

Gears 5 é um jogo de tiro em terceira pessoa que conta com gráficos de alta qualidade, uma trama bem envolvente e personagens muito cativantes. Obviamente, a ação intensa do título segue a linha da franquia e garante um gameplay agressivo e divertido.

Em síntese, Gears 5 manteve a franquia Gears (ou Gears of War) como uma das grandes exclusividades da Microsoft. A história da heroína Kait Diaz é marcada por muitas situações peculiares. Grande jogo!

My Friend Pedro

Falemos agora do “diferentão” desta lista de jogos de tiro. My Friend Pedro, lançado em junho de 2019 é um jogo que leva os tiroteios muito a sério. E melhor, o game faz a adrenalina alcançar níveis altíssimos, de uma forma divertida e cheia de estilo.

Em linhas gerais, My Friend Pedro é um Shoot ‘em up (apresentado sob uma perspectiva 2.5D) que coloca os players no controle de um homem que segue as ordens de uma banana senciente.

Esse indie foi, sem dúvidas, uma das maiores surpresas de 2019 e seu gameplay conseguiu encantar muita gente. Detalhe: o game está disponível no Xbox Games Pass, ou seja, não é preciso “morrer na grana” para experimentar os tiroteios mais insanos dos últimos tempos.

Remnant: From the Ashes

Já que falamos em grandes surpresas de 2019, creio que seja justo citar o excelente Remnant: From the Ashes, que foi lançado no mês de agosto do ano passado. O game surgiu sem alardes, mas conquistou os fãs rapidamente, com sua premissa sombria e alguns elementos típicos dos games “Souls-like”.

Remnant: From the Ashes tem uma premissa básica bem simples: uma força alienígena “cai” na Terra e destrói praticamente tudo. Daí, como últimos remanescentes, os players devem enfrentar o mal. Logicamente, é com armas nas mãos que esse enfrentamento é consumado.

O game conta com algumas opções multiplayer e um interessante sistema que nivela a dificuldade em função do número de players na partida. Aliás, mesmo sendo um jogo de tiro, há certas armas de combate corpo a corpo. Grande aventura!

Half-Life: Alyx

Para abrir a segunda metade desta lista de jogos de tiro, resolvi falar sobre um título que está para ser lançado em março deste ano: Half-Life: Alyx. O game não é a sequência que todos estavam esperando, mas tem prometido ser um título de respeito, com sua perspectiva em primeira pessoa e sua construção VR.

Conforme indicam os detalhes, Half-Life: Alyx se encaixa (na linha cronológica do game) em algum momento antes de Half-Life 2. A história terá a aliada do icônico Gordon Freeman, Alyx Vance, como protagonista (e é daí que vem o título do jogo).

Como se trata de uma franquia que não dá nada de novo para os fãs desde 2007, as expectativas acerca do título são grandes. Resta agora saber se os players que curtem games do tipo VR vão gostar da aventura.

The Outer Worlds

Como fã de jogos de RPG offline, tenho que confessar que eu não era fã de jogos de tiro até ter experimentado opções que mesclam elementos do meu gênero favorito com armas altamente destrutivas. Nesse sentido, um dos grandes exemplos é o excelente The Outer Worlds.

O game, com seu visual impressionante e suas mecânicas inteligentes, conseguiu figurar entre os postulantes ao GOTY 2019, na cerimônia do The Game Awards, mas foi vencido por um “joguinho” chamado Sekiro (da From Software).

De qualquer forma, é inegável que The Outer Worlds é um dos melhores jogos de tiro dos últimos tempos. A aventura é imersiva, a ambientação é épica e a trama incita muitas reflexões, ao colocar os players em um futuro alternativo que não evoca muitas esperanças. Um jogo lindo!

Borderlands 3

Como eu destaquei acima, só passei a gostar de jogos de tiro quando eles começaram a contar com elementos de jogos de RPG. Para ser mais preciso, só comecei a gostar desse tipo de jogo quando joguei Borderlands 2… depois, eu fiquei viciado nessa franquia tão incrível.

Bem, Borderlands 3 foi lançado em setembro de 2019 e se tornou o exclusivo mais vendido da Epic Store no referido ano. Mesmo que muitos tenham alegado que o game ficou “preso ao passado”, ou seja, inovou pouco, o gameplay e a forma como a história é contada foram suficientes para arrebatar os fãs.

Na minha visão, a franquia Borderlands é um resumo de tudo que se espera de um jogo de tiro moderno… uma bela história, missões intensas, muitas armas, hordas de inimigos, chefões… Borderlands 3 segue essa linha e se posiciona como um game imperdível.

Call of Duty: Modern Warfare

Nossa lista de jogos de tiro estaciona agora em um dos títulos mais bem-sucedidos de 2019: Call of Duty: Modern Warfare. O título da Infinity Ward foi lançado em outubro do ano passado e nem mesmo as polêmicas (nas quais o game foi envolvido) conseguiram impedir seu impacto.

Em termos de vendas, Call of Duty: Modern Warfare é, facilmente, um dos maiores destaques dos últimos anos. E não é à toa… o jogo apresenta tiroteios intensos e altamente realistas e ainda conta com um modo multiplayer eletrizante.

Call of Duty: Modern Warfare é classificado como um “soft reboot” da série Modern Warfare e traz alguns aspectos muito interessantes, como as situações que forçam o player a tomar decisões “moralmente corretas”. Certamente, um game que fez jus ao nome de uma franquia reconhecida por sempre figurar entre os melhores jogos de guerra da história.

Doom Eternal

Fechando esta lista de jogos de tiro, temos o vindouro Doom Eternal. Isto é, o título que inspirou este texto. Surgindo para dar continuidade a uma das franquias mais importantes entre os jogos de tiro, o título está previsto para ser lançado no dia 20 de março de 2020.

Pelo que vimos até o momento, Doom Eternal trará a ação intensa, que é marca registrada da franquia, mas apresentará um motor gráfico poderoso, que fará com que as hordas do inferno pareçam ainda mais intimidadoras.

Além dos momentos “bullet hell”, Doom Eternal também contará com armas próprias para o combate corpo a corpo. Por fim, é bom ressaltar que os primeiros vídeos do game deixaram clara a presença de uma trilha sonora furiosa, assim como o Heavy Metal dos nossos amigos da Gameration. Quem curte jogos de tiro não consegue segurar o hype ao assistir a qualquer um dos trailers do game.

Jogos de tiro: ainda temos muita munição para gastar…

Chegamos ao fim da minha lista de jogos de tiro e, como pôde notar, os títulos apresentados nos dão uma noção de quantas opções de qualidade há à disposição dos players.

Tratei de focar apenas em títulos recentes e títulos vindouros para poder alcançar a seguinte conclusão: em termos de jogos de tiro, estamos muito bem servidos.

E só para encerrar, ressalto que esta não é uma lista de melhores, ok? É apenas uma seleção de grandes jogos de tiro. E sim, se você quiser adicionar títulos a essa seleção, fique à vontade para deixar as suas indicações logo abaixo, no campo dos comentários… até a próxima!

Advertisement
Yohan Bravo

Gamer desde a era do Super Nintendo. Soprava as fitas para fazê-las funcionar! Teresopolitano, escritor fantasma, desenhista e romancista nas horas vagas. Curte animes, jogos de RPG (ama a série Tales of) e é viciado em aprender.

Tags: Listas

Notícias recentes

Watch Dogs 2 está de graça na loja da Epic

De hoje (17) até o dia 24 de setembro, mais três ótimos jogos estão disponíveis…

3 dias atrás

Prince of Persia: The Sands of Time Remake é revelado oficialmente

Ele está de volta! Após 10 anos sem aparecer em jogos principais, a Ubisoft anuncia…

1 semana atrás

PS5 pode ser lançado em 19 de novembro

Com a Microsoft tendo finalmente revelado os preços e detalhes de lançamento do Xbox Series…

1 semana atrás

Confira o trailer de Call of Duty: Black Ops Cold War

Call of Duty: Black Ops Cold War acaba de ganhar o trailer de revelação que…

4 semanas atrás

Bolsonaro utiliza tema de Super Mario, Sonic e Alex Kidd em propaganda política

2020 está cada vez mais estranho e, como se a pandemia da COVID-19 não bastasse,…

4 semanas atrás

Rumor: novo Perfect Dark é o projeto da The Initiative

A The Initiative é um novo estúdio construído pela Xbox Game Studios para trabalhar em…

4 semanas atrás