Categories: DestaquesListas

Jogos de Sobrevivência: 27 Desafios para os Mais Fortes!

Não sei se você percebeu, mas, nos últimos tempos, a quantidade de jogos de sobrevivência  no mundo dos games tem aumentado consideravelmente. Esses games trazem premissas semelhantes (o player tem que lutar para sobreviver), mas oferecem variações interessantes, em termos de histórias, mecânicas e efeitos visuais.

Obviamente, a intenção desses jogos é promover uma experiência imersiva, fazendo com que o player sinta na pele o grande desafio que é a luta pela sobrevivência em um ambiente caótico. Às vezes, esse “ambiente caótico” é fantasioso… outras vezes, é cruelmente real… em todas as vezes, é muito envolvente.

Bem, após tudo o que foi dito (escrito), fiquei com muita vontade de falar mais sobre alguns dos melhores jogos de sobrevivência que temos à disposição atualmente. Isto é, separei aqui uma lista com 27 títulos que ilustram perfeitamente aquilo que os jogos de sobrevivência têm a oferecer… vamos começar?

Jogos de Sobrevivência: como a lista foi montada…

Quando falamos em jogos de sobrevivência, estamos nos referindo a jogos que pertencem a um subgênero do gênero ação. Esses games costumam “jogar os players” dentro de um grande mapa, com poucos recursos à disposição e muitos perigos nos arredores.

A título de curiosidade, UnReal World, de 1992, é considerado o primeiro jogo de sobrevivência do mundo dos games. O jogo parece um Tibia, mas coloca os players em ambientes gélidos e mortais. Caso queira saber mais sobre esse game, basta verificá-lo na Steam. Detalhe: o game continua sendo atualizado.

Enfim, após essa breve descrição sobre o gênero, ressalto que esta lista foi montada com base no seguinte raciocínio: consideramos todos os jogos que focam na ideia de promover uma luta pela sobrevivência.

Isso quer dizer que não ficamos presos a aspectos técnicos, à presença ou não de mundos abertos, etc. Teremos games que colocam à prova o bom e velho jargão: “só os mais fortes sobrevivem”. Bora conferir?

ARK: Survival Evolved

Para abrir esta lista de jogos de sobrevivência com um grande desafio, meu eleito é o excelente ARK: Survival Evolved, de 2015. O game tem uma premissa simples: o player “cai” em uma ilha infestada de criaturas pré-históricas. Preciso dizer algo mais?

Mesmo que o visual do jogo seja belíssimo, ARK: Survival Evolved não dá tempo para qualquer espécie de contemplação. Para sobreviver na ilha ARK, os players devem buscar por recursos e enfrentar todas as criaturas, em um belo jogo de “caça e caçador”.

Don’t Starve

Falemos agora de um game que também marcou presença na nossa lista com os jogos mais difíceis desta geração: Don’t Starve. Lançado em 2013, o jogo faz justiça ao título e desafia os players a não morrerem de fome, no meio de um ambiente caótico.

Don’t Starve realmente leva os players ao limite, com seus elementos roguelike e sua dinâmica de transições entre noite e dia. Como o título foi bastante criticado por seu alto nível de dificuldade, podemos dizer que esse é um game perfeito para desafiar os mais fortes.

The Long Dark

The Long Dark é aquele tipo de jogo que apresenta todas as ideias mais comuns que surgem na mente, quando falamos em lutar pela sobrevivência. O jogo é marcado por ambientes inóspitos e por uma trama que envolve uma anomalia magnética que leva os players até os gélidos desertos do norte do Canadá.

Lançado em 2014, The Long Dark chama atenção por seu alto nível de imersão. Segundo os desenvolvedores do game, sua jogabilidade pode ser classificada como uma “simulação de sobrevivência que explica a temperatura corporal, a ingestão calórica, a fome/sede, a fadiga, o frio do vento, a vida selvagem e uma série de outros fatores ambientais”… vai encarar?

No Man’s Sky

A luta pela sobrevivência também pode acontecer dentro do mundo da ficção científica, não acha? Bem, No Man’s Sky, lançado em 2016, eleva os jogos de sobrevivência a um outro patamar, ao ofertar uma luta pela vida cujo plano de fundo é uma série de planetas alienígenas.

Sim! No Man’s Sky promove uma incrível exploração interplanetária e garante que a visitação aos muitos planetas da galáxia seja desafiadora. No papel de um explorador, os players devem se aventurar pelo desconhecido e lutar pela vida, de todas as formas possíveis.

State of Decay 2

Se eu fosse incluir na lista todos os jogos que abordam a temática do apocalipse zumbi, não chegaríamos ao fim. Por isso, tomei o cuidado de selecionar apenas os jogos que seguem essa temática e ainda apresentam mecânicas típicas de jogos de sobrevivência. E esse é o caso de State of Decay 2, que foi lançado em 2018 e se apresenta como um dos melhores jogos exclusivos para Xbox One e Windows.

O jogo, como eu destaquei, gira em torno de uma apocalipse zumbi. Contudo, State of Decay 2 se destaca por promover uma luta ferrenha pela sobrevivência. Enquanto enfrentam os mortos-vivos, os jogadores devem fazer de tudo para reconstruir aquilo que sobrou da civilização humana.

DayZ

Atualmente, DayZ é um dos maiores expoentes entre os jogos de sobrevivência. O título foi criado originalmente para ser um mod do jogo ARMA 2, mas acabou se tornando uma experiência memorável.

Lançado oficialmente em 2018 (após muitos anos em desenvolvimento), DayZ gira em torno da sobrevivência em meio a um mudo assolado por uma infecção global que deixou os humanos altamente agressivos. No meio de um cenário caótico, os players devem brigar pelas próprias vidas, enfrentar os seres humanos “alterados” e, pior ainda, a fúria dos outros sobreviventes.

Green Hell

Nossa lista estaciona agora em um game que leva os players para o coração da Floresta Amazônica. Pois é! Green Hell, lançado em 2019, é um título altamente imersivo que “joga” os players dentro da floresta e não poupa esforços para acabar com eles.

Como seu nome sugere, Green Hell realmente transforma a floresta em uma armadilha infernal. Os jogadores devem ficar atentos a todas as movimentações, buscar por recursos e ainda enfrentar os efeitos psicológicos do cansaço e da solidão. Como dizem por aí… “esse é brabo”!

Subnautica: Below Zero

O que chama atenção em muitos jogos de sobrevivência é a questão dos belos cenários e a dificuldade de o player parar para vislumbrar essas belezas. Em Subnautica: Below Zero, lançado em 2019, isso acontece a todo momento.

Subnautica: Below Zero coloca o jogador na pele de um dos sobreviventes de um desastre com uma instalação de pesquisa. Esse desastre acontece em um planeta com temperaturas abaixo de zero. E como se o frio já não fosse suficiente, a escassez de recursos e os perigos do ambiente surgem para ceifar vidas constantemente.

Rust

Rust, lançado oficialmente em 2018, tem uma história curiosa. O game nasceu como um clone do jogo DayZ, que é um mod do game ARMA 2. Isto é, “uma cópia da cópia”. Ainda assim, o título apresenta alguns aspectos interessantes e se apresenta como um desafio que só os mais fortes conseguem superar.

Rust dá enorme ênfase à luta pela sobrevivência e chama muita atenção por promover conflitos entre os próprios jogadores. Como cenário, temos uma ilha desértica infestada por animais e humanos selvagens. Belo jogo.

Conan Exiles

Na minha opinião, poucos universos fictícios são tão brutais quanto o do personagem Conan, O Bárbaro. Logo, um game que se passa nesse universo só poderia promover uma tortuosa luta pela sobrevivência, não é mesmo? E esse é o caso de Conan Exiles, lançado em 2018.

Conan Exiles se passa em ambientes cuja ausência de vida acaba deixando o jogador sem saber o que fazer. Assumindo o controle de um exilado, a missão é buscar por meios para sobreviver e superar os perigos do mundo brutal em que se passa o jogo.

Raft

Raft, lançado em 2018 (ainda em Early Access), nos deparamos com uma premissa um pouco diferente das apresentadas pelos demais jogos de sobrevivência desta lista. O jogo coloca o jogador no papel de aventureiros que inventam de construir uma jangada para explorar os Sete Mares.

Logicamente, como uma jangada não é o meio mais seguro para navegar, eles são expostos a uma série de perigos, o que faz a jornada se tornar muito desafiadora. Raft conta com sistemas interessantes e consegue manter os players envolvidos por um bom tempo.

Vigor

Produto dos criadores de DayZ, Vigor é um jogo de sobrevivência free-to-play que foi lançado como um exclusivo do Xbox One, em 2018. O jogo se passa na Noruega, em um cenário pós-guerra que transformou o ato de viver no local em uma tarefa bem complicada.

Reunindo diversos elementos de jogos do tipo “shoot ‘n’ loot”, Vigor se apresenta como um game que merecia ser mais conhecido. A experiência é bem imersiva e os sistemas de criação de abrigos são ótimos. Sem dúvidas, um game que merece atenção. Lembrando: Vigor está na lista de jogos grátis do Xbox One, ok?

SCUM

Um jogo descrito como “sobrevivência a motins na prisão” só poderia chamar atenção, não estou certo? Bem, essa é a descrição dada pelos desenvolvedores do game SCUM, que figura na Steam (em Early Access) desde 2018.

Com um visual impressionante, SCUM coloca os jogadores no papel de prisioneiros que devem fazer de tudo para escapar de uma “ilha/prisão”. O jogo conta com mecânicas muito interessantes e um acentuado nível de violência. Para quem gosta de algo mais intenso… esse game é um “prato cheio”.

Astroneer

Dando uma “folga” para os ânimos alterados pelos títulos da lista, temos Astroneer, um game de sobrevivência um pouco mais leve, que foca na exploração de planetas e biomas alienígenas. O jogo foi lançado em 2016 e se destaca por seu visual impressionante.

Conforme eu já citei, o game pode ser considerado como uma opção um pouco mais leve, dentre os títulos desta lista de jogos de sobrevivência. De qualquer forma, Astroneer consegue arrebatar os players com as belas opções de exploração interplanetária. Que jogo lindo!

Remnant: From the Ashes

Muito provavelmente, Remnant: From the Ashes sequer se encaixaria nas regras técnicas que delimitam os jogos de sobrevivência. O título, lançado em 2019, é muito mais voltado para a ação e para o grupo dos jogos de tiro do que para a luta pela vida. Mesmo assim, é inegável que a trama do jogo coloca os jogadores no papel de sobreviventes.

Em Remnant: From the Ashes, os jogadores devem se posicionar como o último elo da resistência humana, frente a uma entidade alienígena superpoderosa. O game conta com elementos inspirados nos jogos da série Souls (da From Software) e, devido isso, promove desafios interessantes. Excelente aventura!

Ancestors: Humankind Odyssey

Entrando na segunda metade desta lista de Jogos de Sobrevivência, temos o excelente Ancestors: Humankind Odyssey. Aliás, esse game, que foi lançado em 2019, pode ser considerado como a experiência de sobrevivência mais científica da lista, já que foca em aspectos como a seleção natural e a Teoria da Evolução.

Ancestors: Humankind Odyssey dá aos jogadores o controle de um membro de um clã primata. Enquanto explora o vasto mundo do game, esse primata deve superar as adversidades, lutar pela vida e evoluir. O game conta com aspectos bem atrativos e seu gameplay é bastante imersivo. Certamente, uma aventura que merece atenção.

The Forest

Assim como Green Hell, que já apareceu nesta lista de Jogos de Sobrevivência, The Forest, lançado em 2014, também é um game que tem como cenário uma floresta assustadora e cheia de perigos. Contudo, o game se passa após um acidente aéreo e é marcado por ter um acentuado nível de terror psicológico.

Em The Forest, os jogadores são os afortunados sobreviventes de um acidente de avião. Porém, eles caem em uma floresta na qual uma tribo de canibais mutantes está à espreita. Com base nessa premissa, a luta pela sobrevivência ganha contornos trágicos e dignos de grandes filmes de terror.

Pine

Apesar do visual convidativo, Pine é um dos jogos de sobrevivência mais interessantes que foram lançados em 2019. O game promove uma experiência bastante imersiva e oferece um mundo aberto enorme, no qual diversas espécies também lutam pela vida.

O que desperta a atenção em Pine é a interação do jogador com o ambiente. Ao executar algumas ações, o ecossistema das localidades pode ser alterado e, consequentemente, novos desafios podem surgir. A simulação do game é realmente impressionante.

Stranded Sails

Surgindo para “aliviar a tensão”, Stranded Sails é mais um jogo de sobrevivência “leve”, que merece ser destacado por suas mecânicas inteligentes. O título foi lançado em 2019 e é uma daquelas opções que mantêm os players ocupados por um bom tempo.

Apesar de apresentar diversos aspectos típicos dos principais jogos de sobrevivência da atualidade, Stranded Sails possui uma história mais linear. Desse modo, os jogadores “caem” em um arquipélago misterioso, enfrentam os desafios e, no fim das contas, constroem um caminho para uma fuga triunfal. Em suma, um jogo bem interessante e atrativo.

Surviving the Aftermath

Surviving the Aftermath, lançado em 2019, é uma das opções diferenciadas, desta lista de jogos de sobrevivência. Mesmo focando na ideia de promover a sobrevivência da humanidade, após o “fim do mundo”, o jogo promove uma experiência mais voltada para o lado da estratégia e da simulação.

Em Surviving the Aftermath, os jogadores assumem o papel de líderes daquilo que restou da sociedade humana. A missão, claro, é gerenciar os escassos recursos, a fim de garantir uma sobrevida para os seres humanos. E sim, cumprir essa missão é algo bem complicado.

GTFO

Voltando a atenção novamente para o “lado da ação”, GTFO surge como um shooter bastante intenso, que foca no trabalho em equipe e na resolução de grandes enigmas. O game foi lançado na Steam em 2019, mas ainda está em Early Access.

GTFO se passa em um complexo subterrâneo dominado por criaturas assustadoras. Fazendo uso dos poucos recursos à disposição, os jogadores devem lutar pelas próprias vidas, enquanto tentam escapar dos claustrofóbicos ambientes do game. Em síntese, um jogo de sobrevivência apavorante.

Oxygen Not Included

Sinceramente, eu adoro quando os jogos de sobrevivência enganam os jogadores com gráficos “bonitinhos”. Jogos iguais a Oxygen Not Included (de 2019) fazem uso de um visual mais simples para “iludir” os players. Daí, quando eles “caem” na real, os perigos já estão “batendo à porta”.

Oxygen Not Included é um “simulador de colônia espacial”. Isso quer dizer que a aventura se passa em ambientes nos quais o recurso mais escasso é o oxigênio. E essa premissa interessante abre margem para as inteligentes mecânicas do jogo brilharem. Esse é um dos meus favoritos nesta lista.

Stranded Deep

Stranded Deep, de 2015, segue a ideia mais óbvia que um jogo de sobrevivência poderia seguir, ou seja, um naufrágio e um despertar desesperado em uma ilha remota e cheia de situações ameaçadoras.

“Wiilllssooonnnn”! Quem assistiu ao filme “Náufrago”, estrelado por Tom Hanks, encontrará em Stranded Deep uma experiência bastante semelhante. O jogo ainda conta com um visual muito bem construído, o que aumenta a imersão de uma forma considerável.

Frostpunk

Mesclando mecânicas de jogos de construção de cidades com as premissas mais importantes dos jogos de sobrevivência, Frostpunk, de 2018, se apresenta como uma das opções mais complexas e diferenciadas desta lista.

Frostpunk é mais um projeto impecável de uma das minhas desenvolvedoras favoritas, a 11 bit studios. O game apresenta uma premissa que envolve desastres naturais e tecnologias à base de carvão. Além disso, o estilo visual das construções é impressionante. Que jogo!

The Solus Project

Para aqueles que, assim como eu, se apaixonaram pelo filme Interestelar, The Solus Project, de 2016, acaba se tornando uma experiência obrigatória. Afinal, a ideia básica é quase a mesma do filme: a humanidade está à beira da extinção e algumas pessoas são enviadas para encontrar planetas que possam servir como o novo lar da humanidade.

The Solus Project conta com ricas mecânicas de exploração e apresenta cenários impressionantes. Nesse caso, temos um game que já nos permite observar melhor os arredores, já que seu ritmo é mais lento. De qualquer forma, isso não quer dizer que a atenção não precise ser redobrada, em certas passagens.

Outward

Nossa lista esbarra agora em uma singularidade, dentro do universo dos jogos de sobrevivência. Outward, lançado em 2019, é um RPG que faz uso de mecânicas típicas do subgênero para dar força à sua forte premissa. O game aposta na ideia de um mundo fantasioso, cheio de poderes sobrenaturais, no qual os heróis são meros humanos.

Por conta dessa premissa básica, Outward consegue oferecer uma experiência realmente “role-playing”. A luta pela sobrevivência nesse game é realmente um grande desafio, já que um grande predador pode ser tão fatal quanto uma ferida infeccionada.

This War of Mine

Para fechar esta lista com grandes jogos de sobrevivência, escolhi um dos meus jogos favoritos: This War of Mine. Sem sombra de dúvidas, esse jogo, lançado em 2014, é uma das maiores experiências dentro do subgênero.

E não, não estou exagerando! This War of Mine é um game cuja proximidade com a trágica realidade de um conflito armado chega a incomodar. O game coloca os jogadores no papel de pessoas comuns, que devem fazer de tudo para sobreviver em uma zona de guerra. Se quiser experimentar o jogo, prepare-se para muitos conflitos de consciência.

E ainda há mais Jogos de Sobrevivência por aí…

Por mais que esta lista já tenha apresentado uma “penca” de grandes jogos de sobrevivência, esse tipo de jogo tem sido uma das “modas” da indústria. Sendo assim, se você fizer mais buscas, encontrará uma infinidade de opções.

Além do mais, é bom ressaltar que existem alguns projetos interessantes a caminho. Nesse caso, chamo a atenção para os vindouros Little Devil Inside e Population Zero, que vêm prometendo experiências incríveis para os fãs de jogos de sobrevivência.

Para concluir, ressalto que você pode ficar à vontade para citar (logo abaixo, no campo de comentários) outros jogos de sobrevivência que você gostaria de ver na lista. Dessa maneira, teremos uma seleção com as melhores opções que esse subgênero tão interessante tem a oferecer… até a próxima!

Advertisement
Yohan Bravo

Gamer desde a era do Super Nintendo. Soprava as fitas para fazê-las funcionar! Teresopolitano, escritor fantasma, desenhista e romancista nas horas vagas. Curte animes, jogos de RPG (ama a série Tales of) e é viciado em aprender.

Tags: Listas

Notícias recentes

Need for Speed: Hot Pursuit Remastered é registrado na Coréia

A existência de Need for Speed: ​​Hot Pursuit Remastered agora parece ser um segredo de…

4 semanas atrás

Watch Dogs 2 está de graça na loja da Epic

De hoje (17) até o dia 24 de setembro, mais três ótimos jogos estão disponíveis…

1 mês atrás

Prince of Persia: The Sands of Time Remake é revelado oficialmente

Ele está de volta! Após 10 anos sem aparecer em jogos principais, a Ubisoft anuncia…

2 meses atrás

PS5 pode ser lançado em 19 de novembro

Com a Microsoft tendo finalmente revelado os preços e detalhes de lançamento do Xbox Series…

2 meses atrás

Confira o trailer de Call of Duty: Black Ops Cold War

Call of Duty: Black Ops Cold War acaba de ganhar o trailer de revelação que…

2 meses atrás

Bolsonaro utiliza tema de Super Mario, Sonic e Alex Kidd em propaganda política

2020 está cada vez mais estranho e, como se a pandemia da COVID-19 não bastasse,…

2 meses atrás