Jogos de RPG Offline: 10 opções modernas que vão te encantar!

Se você é um “gamer veterano”, é possível que a sua busca por Jogos de RPG Offline tenha um objetivo… encontrar opções que remetam à era de ouro dos RPGs.

Bem, isso é normal. Como gamer “das antigas”, posso dizer, com propriedade, que os jogos de RPG clássicos deixaram suas marcas em muitos corações.

Contudo, não podemos fechar os olhos para as opções mais atuais, não é mesmo? Os tempos podem ter mudado, mas ainda é possível encontrar diversas opções de enorme qualidade.

Na verdade, é disso que se trata esta lista de jogos de RPG offline. Conforme irá perceber, fiz uma seleção de jogos “recentes”. Tenho certeza que essas opções agradarão aos verdadeiros fãs de um bom RPG. Seja você um veterano ou não.

Então, não deixe de conferir até o fim, pois as 10 opções de jogos de RPG offline desta lista irão garantir muitas horas de gameplay… Pode apostar que serão 10 jornadas emocionantes… Bora para a lista?

Os critérios para definir os jogos de RPG offline da lista…

Antes de começarmos a desvendar esta lista de grandes jogos de RPG offline, permita-me apenas esclarecer os critérios que utilizei. Meu raciocínio foi bem simples, confira:

  • Jogos que remetam aos clássicos RPGs do passado;
  • Jogos que guardem relação com meu histórico como gamer;
  • Jogos que tenham sido lançados nos últimos cinco anos.

Você pode até dizer: “mas quem se importa com o seu histórico como gamer?”… E a resposta é: apenas eu. Todavia, estou dando as minhas impressões e convidando você a compartilhar a lista e iniciar uma discussão interessante nas redes sociais.

Com mais gente dando opções, muito em breve, teremos uma lista definitiva com os Melhores Jogos de RPG Offline da Atualidade… Posso contar com você? Beleza… então seguem abaixo as minhas “pedradas”…

Final Fantasy XV

Sem dúvidas, uma lista com grandes jogos de RPG offline não pode ficar completa sem algum jogo da franquia Final Fantasy. Nesse caso, optei pelo game mais recente da série, ou seja, Final Fantasy XV.

Como todo bom Final Fantasy, o game é exuberante, tanto no visual, quanto em sua história. Essa aventura foi lançada em 2016 e, mesmo apresentando um gameplay mais voltado para a ação, ela encanta.

A jornada do príncipe Noctis é cheia de intrigas e combates eletrizantes. Aliás, é bom lembrar que o game foi lançado há certo tempo, mas continuou sendo atualizado ao longo dos anos (o último DLC foi lançado em março de 2019). Certamente, uma aventura épica… à altura desta lista!

Dica Extra: se você quiser sentir o gostinho do jogo antes de comprá-lo, dê uma conferida no filme em CGI, chamado: Kingsglaive: Final Fantasy XIV.

Dragon Quest XI: Echoes of an Elusive Age

Continuando com as franquias lendárias, temos Dragon Quest XI: Echoes of an Elusive Age. Lançado em 2017, esse game dispensa comentários, no que diz respeito à parte visual. Os traços de Akira Toriyama (criador de Dragon Ball) estão belos como sempre.

A história do game tem uma premissa clichê… ela versa sobre um guerreiro que abandona seu vilarejo para participar de uma cerimônia sagrada. Porém, ao longo da aventura, ele descobre que é a reencarnação de um herói lendário. Enfim, aquela dose de fantasia que não pode faltar em um bom RPG.

Para completar, o clássico modo de combate da franquia recebeu alguns retoques. Os confrontos ficaram mais dinâmicos e acessíveis. O game é um dos maiores JRPGs dos últimos tempos (e isso foi dito pelos críticos).

Fell Seal: Arbiter’s Mark

Saindo das franquias lendárias, esta lista de jogos de RPG offline vai estacionar agora no mundo indie. Nesse caso, vou ser sincero: quem jogou Final Fantasy Tactics vai se apaixonar por esse game, assim como eu me apaixonei.

Fell Seal: Arbiter’s Mark é um RPG Tático lançado em abril de 2019. O game é uma pérola indie. Com um visual impecável, mecânicas inteligentes e um enredo digno do cinema, essa aventura é uma obrigatoriedade. Sério!

“Final Fantasy Tactics finalmente voltou à vida”, foi o que disseram alguns sites especializados. Bem, não discordo, mas o game tem algumas particularidades que o fazem ser incrível fora da sombra do grande clássico. Recomendo o título com força!

Edge of Eternity

Falando em recomendações e jogos indie, Edge of Eternity, que ainda está em “Acesso Antecipado” na Steam, não pode ser deixado de lado. Afinal, esse é um dos jogos que mais me fazem relembrar dos RPGs do passado.

O sistema de combates tem aquele ar clássico que faz qualquer veterano sorrir de orelha a orelha. Além disso, o visual da aventura é belíssimo, com um mundo deslumbrante, pronto para ser explorado.

Para arrematar, o game tem uma história cativante, na qual as escolhas do player realmente importam. As reviravoltas são surpreendentes… e olha que o jogo ainda nem está pronto.

Detalhe: a trilha sonora foi composta por Yasunori Mitsuda (Chrono Trigger e Xenoblade Chronicles).

Bloodstained: Ritual of the Night

Neste ponto, esta lista de jogos de RPG offline focará em um game que pode ser considerado como um presente aos fãs de Castlevania. Pois é! Bloodstained: Ritual of the Night, lançado em 2019, é um exemplo que ilustra perfeitamente o subgênero Metroidvania.

Com um visual requintado e uma história que se passa no século XVIII, Bloodstained: Ritual of the Night foca em uma trama envolvendo alquimistas que criaram uma raça nova, a partir da mistura de humanos e demônios.

O gameplay da aventura faz qualquer gamer veterano se lembrar de Castlevania: Symphony of the Night. O que é ótimo! Para os mais novos, a comparação poderia ser feita com Castlevania: Order of Ecclesia. De qualquer forma, o game é o tipo de aventura que um bom fã de RPG não pode dispensar.

Octopath Traveler

Chegando à segunda metade desta lista de grande jogos de RPG offline, temos um game que, afortunadamente, veio para o mundo dos PCs recentemente. Octopath Traveler foi lançado em 2018, para o Switch, e eu fiquei babando por ele… até  a versão para PC chegar.

O que me encantou nessa aventura foi o visual… e a estrutura também. Quem jogou o primeiro Saga Frontier, lá no comecinho da era do PS1, vai saber do que eu estou falando. No entanto, mesmo com esse ar clássico, o jogo apresenta opções muito modernas.

De forma resumida, Octopath Traveler é um game antigo adaptado aos tempos atuais. E sim, a história do game é cativante demais. Na realidade, as histórias, já que o game conta com oito tramas, uma para cada personagem. Que jogo lindo!

Children of Morta

Children of Morta é mais uma pérola do mundo indie que “saiu do forno” há pouco tempo. Nesse caso, eu confesso: ainda não tive tempo para concluir esse jogo. Estou degustando a aventura aos poucos. Entretanto, já joguei o suficiente para dar o meu veredito…

De modo geral, Children of Morta segue a linha de RPGs bem clássicos, como Terranigma, Secret of Mana… enfim, clássicos do SNES, principalmente. Apesar desse “ar de 16-bits” a aventura é bem séria.

No que tange ao visual, o game exibe uma qualidade ímpar dentro da técnica de pixel-art. Tudo parece tão adequado à história que o jogador acaba sendo puxado para dentro dela.

To The Moon

Sabe aqueles jogos nos quais você resolve fazer uma aposta… assim… sem mais nem menos? Foi desse jeito que começou a minha história com To The Moon. Como sou um “gamer veterano”, a parte gráfica não é o meu requisito principal. Logo, pude dar uma chance para esse jogo de construções simples…

To The Moon é um game que parece ter sido feito no RPG Maker… e acho que essa simplicidade apenas fez a história ficar mais cativante. Em linhas gerais, o jogo foca em uma dupla de cientistas que ajuda pacientes terminais a realizarem seus sonhos… mesmo que apenas dentro das próprias mentes. E o sonho do paciente Johnny é ir à lua…

Confesso, do fundo do coração, que poucos games conseguiram me emocionar tanto. E não se trata de uma questão particular aqui. Na Steam, o game tem mais de 31 mil avaliações, sendo 96% extremamente positivas. Se tiver um tempinho e alguns trocados sobrando… jogue To The Moon. É só o que eu posso dizer!

The Banner Saga (Trilogia)

Estamos chegando ao fim desta lista de jogos de RPG offline e agora vou ter que quebrar um pouco as regras. Digo isso, pois apresento aqui três jogos e não apenas um. The Banner Saga é uma trilogia… e o valor total do game só pode ser considerado em conjunto.

A saga dos Vikings, que é retratada nos jogos, teve seu início em 2014 e chegou ao fim em 2018, com The Banner Saga 3. Durante esses quatro anos, os jogadores puderam embarcar em uma jornada épica. O game pode ser considerado lento por alguns, mas é isso que dá a ele seu “ar artístico”.

O visual do game é maravilhoso, a trilha sonora dispensa comentários… O sistema de combate segue as regras de RPGs Táticos, com certas peculiaridades. São três games incríveis que devem ser jogados. (Ponto).

Dica Extra: O Xbox Game Pass para PC apresenta os três títulos. Vale a pena conferir!

Tales of Vesperia: Definitive Edition

Arrematarei esta lista de jogos de RPG offline com um dos meus jogos favoritos, em toda a história. Sim, tenho total consciência de que Tales of Vesperia é um game de 2008. Contudo, a versão definitiva foi lançada em 2019… e, na minha opinião, uma lista de RPGs sem um game da franquia Tales não pode existir!

Tales of Vesperia carrega tudo que sempre me encantou na franquia da Bandai Namco. Isto é, personagens muito bem desenvolvidos, um belo visual em estilo anime, um sistema de combates dinâmico e uma história que encanta o jogador do início ao fim.

Nessa versão mais recente, o game conta com a adição de certos bônus, inclusive com personagens jogáveis que só haviam sido liberados no Japão. Sem contar que Yuri Lowell é um dos protagonistas mais interessantes entre o grandes ícones do gênero.

Sou suspeito para falar sobre a série Tales, mas é impossível, para um bom fã de RPG, não curtir Tales of Vesperia. Pode apostar nessa aventura, sem medo de errar!

Jogos de RPG Offline: agora é a sua vez!

Quando apresentei os critérios utilizados na criação desta lista de jogos de RPG offline, pedi a você para me ajudar a construir uma lista ainda melhor, não foi? Sendo assim, a partir deste ponto vou lhe passar o bastão (ou o controle, se preferir).

Compartilhe o post e comente, adicionando novos nomes a esta lista de Jogos de RPG Offline. Como fãs desse gênero incrível, temos que fazer mais pessoas conhecerem as belas opções que estão escondidas no mundo dos games. Posso contar com você? Agradeço! Até a próxima…

Yohan Bravo