Categories: DestaquesListas

Jogos de Ninja: 12 Games para Players Habilidosos

Quando observamos as temáticas abordadas pelos games ao longo da história, percebemos que a quantidade de jogos de ninja é assustadora. Isso mesmo, esses guerreiros orientais, por toda a mística inerente a seus feitos, evocam tanta admiração, que acabam se tornando os protagonistas perfeitos para histórias épicas.

Os Ninjas (ou Shinobis) são agentes secretos que marcaram a era feudal do Japão por sua especialização em táticas de guerra não ortodoxas. Isto é, esses guerreiros são especialistas em espionagem, sabotagem, assassinato, ou seja, “jogo sujo”.

Por conta desses ofícios sombrios e por geralmente serem retratados como guerreiros com habilidades incomparáveis (e até místicas), os ninjas são figuras comuns em diversos produtos de entretenimento.

Bem, após essa breve explicação, resolvi reunir abaixo alguns títulos que provam como os ninjas são populares no mundo dos games. Pois é! A minha lista com jogos de ninja será uma prova de que esses guerreiros orientais são “cartas marcadas” em jogos que sempre promovem fortes emoções… vamos conferir?

Como foi formada esta lista com jogos de ninja?

Antes de apresentar a minha seleção de jogos de ninja, preciso deixar alguns pontos bem claros, em relação a como a lista foi formada.

Nesse caso, o primeiro ponto é entender que, devido à popularidade dos ninjas, esses guerreiros acabam marcando presença nos mais diversos tipos de jogos. Logo, eu tive que delimitar um pouco a pesquisa, para garantir que eu apenas citaria jogos nos quais os ninjas são os protagonistas.

Por exemplo, eu poderia citar os jogos da franquia Mortal Kombat, já que Scorpion e Sub-Zero são dois dos ninjas mais icônicos do mundo dos games. Porém, o jogo não é apenas sobre eles… em Mortal Kombat há uma gama de personagens igualmente importantes, não é mesmo?

Sendo assim, a regra básica para a formação desta lista foi a seguinte: os jogos de ninja selecionados contam com os ninjas no papel principal. Desse modo, a seleção ficou mais refinada e adequada a quem procura por jogos de ninja, no sentido mais restrito. Entendido? Então, comecemos…

Aragami

Aragami, lançado em 2016, é o game perfeito para abrir esta lista com jogos de ninja. Afinal, a questão da furtividade, que marca a vida de um ninja, é explorada de forma impecável (e genial) nesse game.

O jogo gira em torno do ninja Aragami, que é um assassino dotado de poderes sobrenaturais incríveis. Podendo transitar entre as sombras, esse assassino silencioso tem a missão de superar obstáculos (e adversários) para resgatar a jovem Yamiko (garota que o invocou).

Com um estilo visual impecável e um gameplay com mecânicas muito inteligentes, Aragami é, sem dúvidas, um dos jogos de ninja mais interessantes dos últimos tempos. Imperdível!

Tenchu

Falar de jogos de ninja e não citar a franquia Tenchu seria o maior pecado que eu poderia cometer. Por isso, resolvi evitar esse erro o quanto antes. Essa franquia pode ser considerada como umas das que melhor exploraram o mundo dos ninjas dentro da indústria dos games.

Tenchu se passa na época do Japão feudal e nos dá uma ideia clara do real ofício de um ninja. Os personagens principais da franquia são Rikimaru e Ayame, que pertencem a um clã ninja chamado Azuma.

Desde o primeiro Tenchu, que foi lançado em 1998 (para o PS1), os jogos de ninja ganharam uma referência de peso. O gameplay é marcado por elementos de furtividade incríveis e as tramas deixam sempre claro que a presença dos ninjas é essencial para a realização de “certos trabalhos sujos”. Clássico!

The Messenger

Lançado em 2019, o incrível indie conhecido como The Messenger movimentou o mundo dos games por promover um retorno à era dos 16-bits, na qual jogos de ação e plataforma eram a “regra do momento”.

Apesar do visual retrô e das construções 2D, The Messenger oferece uma trama digna das melhores histórias de ninjas. A aventura foca na jornada de um ninja cujo vilarejo foi atacado por um “Rei Demônio”. Para poder salvar seus companheiros, o ninja é incumbido de levar um pergaminho até uma montanha mística.

Logicamente, enquanto corre para fazer a “entrega”, o habilidoso ninja deve fazer de tudo para superar obstáculos inimagináveis e adversários extremamente poderosos. Em suma, temos aqui uma aventura imperdível (e desafiadora).

Ninja Gaiden

Como eu acabei de citar The Messenger, nada melhor do que falar sobre a franquia que inspirou esse indie incrível. E essa franquia é a lendária Ninja Gaiden, que teve seu primeiro título lançado em 1988, para o “Nintendinho”.

Quando falamos em jogos de ninja, Ninja Gaiden é um nome obrigatório. Essa franquia é uma das mais antigas e a responsável por introduzir o nome Ryu Hayabusa nas mentes dos players.

Todas as aventuras da franquia são marcadas por um alto nível de dificuldade, tramas muito bem desenvolvidas e, obviamente, exibições impecáveis de tudo aquilo que se espera da arte ninja. Aliás, já passou da hora de termos um novo Ninja Gaiden, não acha?

Mini Ninjas

Mesmo apresentando uma “pegada” mais cômica (ou infantil), Mini Ninjas, de 2009, é um game que nos dá uma ideia bem ampla do ofício de um ninja. O jogo pertence aos gêneros ação e aventura e apresenta uma dinâmica muito interessante.

O game é marcado por disponibilizar seis personagens jogáveis e “forçar” o player a entender as peculiaridades de cada um deles, para que certos desafios possam ser superados de uma forma mais eficiente.

Cabe destacar que o game ainda conta com uma trama bem interessante e envolvente. Por mais que o visual acabe sugerindo que o game é infantil, Mini Ninjas é uma alternativa que surpreende e oferece uma experiência digna dos grandes jogos de ninja.

Mark of the Ninja

Dentre todos os jogos desta lista, Mark of the Ninja é o meu favorito. O game foi lançado em 2012 e marcou o meu histórico gamer com suas construções diferenciadas e sua abordagem perfeita do conceito “stealth”.

O que chama atenção nesse jogo é o alto nível de simulação. A todo momento, o ninja deve mostrar suas habilidades, esconder-se, atacar (para matar) e superar todos os obstáculos em seu caminho. E tudo isso acontece sob uma perspectiva 2D, que remete aos belos jogos Metroidvania.

No que diz respeito à história, Mark of the Ninja exibe um tema complexo, que versa sobre questões maduras, como o seppuku, loucura, clãs ninja e desfechos trágicos. Esse é um game que merece a sua atenção a todo momento… prepare-se!

The Revenge of the Shinobi

Tão clássico quanto Ninja Gaiden, The Revenge of the Shinobi, lançado em 1989, é uma verdadeira homenagem da SEGA ao mundo dos ninjas. O game marcou a história de muitos players e, por isso, não poderia ficar de fora desta lista.

The Revenge of the Shinobi é um game que apresenta construções muito avançadas para a época em que foi lançado. A aventura é dividida em oito níveis distintos (e desafiadores) e cada um desses níveis é dividido em três atos, com o terceiro sendo o momento do embate contra o chefão.

Com relação à trama, temos a jornada do ninja Joe Musashi, que almeja se vingar de um sindicato criminoso que deu fim à vida do seu mestre. Esse é um daqueles games que têm cheiro de nostalgia (chegou a arrepiar aqui).

Naruto

O mangá e o anime Naruto foram responsáveis por apresentar o mundo dos ninjas de uma forma diferenciada, mas muito emocionante. Como essas produções fizeram enorme sucesso, não demorou muito até que os ninjas da série “invadissem o mundo dos games”.

A força da série animada e do mangá acabou fazendo com que diversas séries de jogos fossem lançadas, a partir de 2003. Como destaques, temos as séries Ninja Council, Clash of Ninja e a aclamada Ultimate Ninja.

Por mais que a grande maioria dos jogos baseados em Naturo sejam de luta, alguns jogos com elementos de RPG ajudaram a garantir uma experiência mais próxima daquilo que espera de um jogo de ninja. De todo modo, ver os personagens icônicos desse universo “saindo no braço” é algo impagável!

Ninja Revenge

Como eu acabei de passar pelo universo de Naruto, resolvi chamar atenção para um game mobile cujo personagem principal guarda muitas semelhanças com o icônico Kakashi. Esse jogo se chama Ninja Revenge e é uma ótima opção para quem deseja uma “experiência ninja” nos dispositivos móveis.

Com um visual cheio de estilo e uma movimentação impecável, Ninja Revenge é um verdadeiro banho de sangue. O game apresenta construções em 2D e pode ser considerado um Hack and Slash de plataforma.

Em síntese, esse game de 2013 é um título de qualidade, que oferece uma experiência cheia de ação e não exige muita dedicação do player. Para uma jogatina casual, vale a pena apostar em Ninja Revenge.

Ninja Blade

Falemos agora de um game que “passou batido” pelos redares de muita gente. Ninja Blade, desenvolvido pela From Software e publicado pela Microsoft, foi lançado em 2009, para Xbox 360 e PC e oferece uma “experiência ninja” um tanto quanto diferenciada.

O game se passa na cidade de Tóquio e apresenta o ninja Ken Ogawa como protagonista. Utilizando suas habilidades, Ogawa deve enfrentar criaturas mutantes que surgiram após a propagação de um vírus misterioso.

Em linhas gerais, Ninja Blade pode ser considerado um Hack and Slash marcado por efeitos visuais interessantes e uma movimentação intensa. Além disso, certas cenas e situações de jogos surpreendem os jogadores de uma forma muito curiosa… e frustrante.

Shinobido: Way of the Ninja

Durante a era do PS2, tivemos alguns jogos de ninjas de franquias famosas, como Ninja Gaiden e Tenchu, porém, a minha melhor “experiência ninja” no console foi com Shinobido: Way of the Ninja, de 2005.

Nesse título, os players assumem o comando de um ninja que perdeu suas memórias, mas manteve todas as habilidades mortais do clã Asuka. Enquanto luta para recuperar suas memórias perdidas, o guerreiro deve enfrentar muitos perigos e inimigos formidáveis.

Como não poderia deixar de ser, Shinobido: Way of the Ninja é um game que dá enorme ênfase à furtividade. Cada movimento deve ser muito bem pensado e o sucesso das missões depende de boas estratégias e de uma execução primorosa. Belo jogo!

Sekiro: Shadows Die Twice

Para fechar esta lista repleta de poderosos jogos de ninja, recorri ao épico Sekiro: Shadows Die Twice. Lançado em 2019, esse game foi eleito o Melhor Jogo do Ano na cerimônia do The Game Awards, coroando um trabalho impecável da From Software.

Sekiro foca na jornada de um shinobi, que almeja se vingar do clã samurai que assassinou seu lorde. O jogo apresenta uma jogabilidade focada na furtividade, na exploração e no combate. E, claro, tudo é executado de forma precisa.

Além de ser um game muito otimizado e polido, Sekiro: Shadows Die Twice também se destaca pelo aspecto visual. Todos os cenários são dignos de nota e cumprem com muita eficiência a missão de “colocar os players no clima”. Lenda!

Jogos de Ninja: vamos afiar as lâminas?

Acredito que a seleção de jogos de ninja apresentada neste post é suficiente para mostrar que esses guerreiros tão idolatrados são figuras marcantes no mundo dos games e em outros produtos de entretenimento.

E sim, por reconhecer a enorme popularidade dessas figuras, sei que há muitos jogos de ninja que também merecem atenção. Por conta disso, peço que compartilhe o post e comente, fazendo as suas indicações. Com isso, conseguiremos criar uma lista capaz de representar esses guerreiros mortais à altura. Até mais…

Advertisement
Yohan Bravo

Gamer desde a era do Super Nintendo. Soprava as fitas para fazê-las funcionar! Teresopolitano, escritor fantasma, desenhista e romancista nas horas vagas. Curte animes, jogos de RPG (ama a série Tales of) e é viciado em aprender.

Tags: Listas

Notícias recentes

Watch Dogs 2 está de graça na loja da Epic

De hoje (17) até o dia 24 de setembro, mais três ótimos jogos estão disponíveis…

1 semana atrás

Prince of Persia: The Sands of Time Remake é revelado oficialmente

Ele está de volta! Após 10 anos sem aparecer em jogos principais, a Ubisoft anuncia…

2 semanas atrás

PS5 pode ser lançado em 19 de novembro

Com a Microsoft tendo finalmente revelado os preços e detalhes de lançamento do Xbox Series…

2 semanas atrás

Confira o trailer de Call of Duty: Black Ops Cold War

Call of Duty: Black Ops Cold War acaba de ganhar o trailer de revelação que…

4 semanas atrás

Bolsonaro utiliza tema de Super Mario, Sonic e Alex Kidd em propaganda política

2020 está cada vez mais estranho e, como se a pandemia da COVID-19 não bastasse,…

1 mês atrás

Rumor: novo Perfect Dark é o projeto da The Initiative

A The Initiative é um novo estúdio construído pela Xbox Game Studios para trabalhar em…

1 mês atrás