Jogos de Futebol

Jogos de Futebol: os 11 Titulares da Seleção GamesMAX

Desde os primeiros anos da história dos games, jogos de futebol têm sido oferecidos aos players. Obviamente, a intenção é transportar uma das maiores paixões universais para as telinhas e garantir momentos de pura diversão.

E quando eu digo início da história dos games não estou exagerando. Por exemplo: em 1982, o jogo Pele’s Soccer fez a cabeça dos players do Atari 2600. Mesmo apresentando alguns borrões em uma tela verde (tentando simular uma partida de futebol), a comoção, na época, foi grande.

Bem, o fato é que jogos de futebol são amados pelos fãs desse esporte e sempre conseguiram nos ajudar a criar memórias incríveis. Aliás, foi com base nessas memórias que eu resolvi criar este artigo.

Conforme irá notar, montei uma seleção com 11 títulos que, de certo modo, irão promover uma “retrospectiva” da evolução dos jogos de futebol ao longo dos anos. Sendo assim, prepare-se para muita nostalgia, ok? É isso… calce as chuteiras, prepare os dedos, pois agora a bola vai rolar!

International Superstar Soccer Deluxe

A carreira de muitos “jogadores virtuais” teve início na era do Super Nintendo, quando clássicos como International Superstar Soccer Deluxe, de 1995, foram lançados.

Como esquecer a narração que dizia belas frases de efeito e muitas coisas sem sentido? Gols de bicicleta, jogadores desconhecidos que deixavam o CR7 ou o Messi “no chinelo”… enfim, esse era o “pacote” de International Superstar Soccer Deluxe.

Logicamente, olhando de uma forma não tendenciosa, o game apresentava as limitações de uma época bem menos poderosa do que a atual. De qualquer forma, muitas horas de jogo foram dedicadas às partidas incríveis dessa lenda dos games.

Ronaldinho Soccer 97

Outro game que marcou muitas carreiras foi Ronaldinho Soccer 97. Esse game foi lançado em 1997 e encantou os players, exatamente por dar a eles a oportunidade de jogar com times brasileiros.

O que pouca gente sabe é que Ronaldinho Soccer 97 é, na verdade, um mod do icônico International Superstar Soccer Deluxe, que eu apresentei acima. Não à toa, em termos de jogabilidade e certas mecânicas, não há diferenças gritantes entre os títulos.

Ainda assim, a quantidade de modos de jogos, os times e os jogadores foram elementos cruciais para a popularização do título. Esse foi um dos jogos de futebol que eu mais joguei na vida (com o River Plate, eu era mortal)!

Mega Man Soccer

Na era do Super Nintendo, também tivemos algumas experiências loucas que mesclavam universos completamente distintos com os gramados. Como exemplo, cito o peculiar Mega Man Soccer, de 1994.

Como o título sugere, Mega Man Soccer colocava os personagens do mundo do herói Mega Man para disputar partidas de futebol (que ideia louca da Capcom). No jogo, era possível montar um time personalizado com todos os personagens disponíveis… e aí, era só “correr para o abraço”.

Não, Mega Man Soccer não ficou nem perto de ser um dos melhores jogos de futebol da época, mas é o jogo que representa perfeitamente os muitos games que já tentaram realizar esse tipo de crossover.

The F.A. Premier League Stars

Indo para a era do PS1, temos o desconhecido The F.A. Premier League Stars, de 1999. Citei esse game, pois o sistema de desenvolvimento de jogadores era um dos mais interessantes da época.

The F.A. Premier League Stars focava nos times do campeonato inglês e permitia que você conquistasse estrelas ao longo da partida e as distribuísse para os jogadores, aumentando seus atributos.

Em termos de construções, o jogo, por ser um produto da EA, era semelhante aos FIFAs lançados naquela época. Isto é, como a franquia FIFA ainda era ofuscada por Winning Eleven (PES), o game acabou “ficando de lado”. Felizmente, isso não me impediu de jogar bastante. Belo jogo!

Winning Eleven 2002

Já que toquei no nome de uma lenda chamada Winning Eleven, nada mais justo do que citar Winning Eleven 2002, que foi o título que “encerrou” as partidas de futebol no PS1 e deixou muitas lembranças.

Em seus primeiros momentos, Winning Eleven 2002 já deixava os players empolgados. Ao som de We Will Rock You, do Queen, a apresentação exibia o ápice do poder do primeiro console da Sony. Daí, o que vinha na sequência eram as partidas memoráveis.

Com muitos modos de jogo, inclusive a desafiadora Master League, Winning Eleven 2002 promoveu partidas muito emocionantes e marcou seu nome na história. Shevchenko e Roberto Carlos nunca foram tão famosos quanto nesse jogo.

Bomba Patch

Avançado um pouco mais no tempo, chegamos até uma “instituição” chamada Bomba Patch. Falar de jogos de futebol e não citar esse mod seria uma afronta à memória de muitos gamers.

De modo geral, o Bomba Patch é uma “franquia” de jogos de futebol alterados. Tomando por base as construções de outros jogos maiores, os modders incluem detalhes, times, jogadores e outros elementos, a fim de deixar a experiência muito completa.

Cabe destacar que a “Instituição” Bomba Patch sobrevive até hoje e é administrada pela equipe da Geomatrix. Atualmente, o game eFootball PES 2020 do PS4 e dos PCs é aquele que está recebendo os “retoques” do Bomba Patch. Lenda!

FIFA Street

Fugindo um pouco dos gramados, nossa lista de jogos de futebol entra no mundo do espetacular FIFA Street, de 2005. Apesar de não seguir a linha dos outros jogos apresentados aqui, o game é uma verdadeira síntese de todos os encantos do futebol.

Para os brasileiros, que amam dribles e fintas, FIFA Street acabou se tornando um prato cheio. Afinal, para muitos players, “dar canetas” é mais importante do que colocar a bola na rede. E foi exatamente isso que esse game ofereceu.

FIFA Street deixou um legado poderoso e criou um sistema de jogo capaz de encantar quem assiste e quem joga. As grandes estrelas do futebol (da época do game) apresentaram todas as suas habilidades de um jeito jamais visto. Muito bom!

Dream League Soccer

Falemos agora de uma franquia que goza de uma excelente reputação junto aos players dos dispositivos móveis. Sim, Dream League Soccer é uma famosa série de jogos de futebol para celular.

Assim como acontece com as famosas franquias dos consoles, Dream League Soccer recebe novas versões em uma escala anual e, quase sempre, se torna um pouco melhor.

Com uma jogabilidade adaptada para os dispositivos móveis e modos de jogo bem interessantes, a famosa franquia Dream League Soccer (DLS) já conquistou uma legião de fãs e continua promovendo partidas muito divertidas, via celular.

Football Manager

Antes de falar sobre a dupla que domina o mundo dos jogos de futebol, tenho que citar outra franquia lendária: Football Manager. Essa franquia teve seu primeiro título em 2005 e passou a ser renovada anualmente, desde então.

Em Football Manager, os players acompanham as partidas sob uma perspectiva diferenciada. Nos games da série, os players se tornam os managers (gerentes) da equipe, ou seja, eles assumem o papel de técnicos e diretores de futebol.

O game oferece aos players o acesso a muitos times do futebol mundial e a ferramentas que garantem um alto nível de simulação. Sim, o “approach” é diferente dos outros títulos desta lista, mas é inegável que os jogos da franquia têm um apelo enorme.

Pro Evolution Soccer

Estamos chegando ao fim desta lista de jogos de futebol e, claro, os “camisas 10 e 11” da nossa seleção só poderiam ser as duas franquias que dominam o esporte, em versões virtuais. Nesse caso, comecemos por Pro Evolution Soccer, o famoso PES.

Conforme indica a Konami, desenvolvedora da franquia, a história da marca PES teve início em 1996, com o game Goal Storm (World Soccer Winning Eleven, no Japão). Em 2005, o primeiro Pro Evolution Soccer “entrou em campo”.

Por um bom tempo, PES foi a franquia mais amada pelos fãs de futebol. Sua jogabilidade, seu visual, as equipes, os jogadores. O pacote sempre foi completo e continua sendo. Porém, uma “velha rival” ganhou força nos últimos anos e a disputa tem gerado títulos de grande qualidade (de ambos os lados).

FIFA

A “velha rival”, que eu citei acima, é a franquia FIFA, da EA. Essa série de jogos começou em 1993, com FIFA International Soccer (conhecido como FIFA 94). Curiosamente, a franquia sempre foi ofuscada por um game mais interessante, até finalmente crescer a ponto de se tornar uma das mais importantes.

FIFA é mais uma franquia cujos jogos são renovados em uma escala anual. Com essas renovações, novas equipes, seleções, modos de jogo e otimizações surgem para tornar os jogos ainda mais atrativos.

Sem dúvidas, a luta entre FIFA e PES é muito benéfica para os fãs de jogos de futebol. E o mais legal é que a ascensão dos eSports levou essa disputa a um nível jamais alcançado. Por sorte, somos nós, os gamers, que acabamos sendo os maiores beneficiados.

Jogos de Futebol: você pode promover as substituições

Como pôde notar, tratei de selecionar 11 títulos exatamente para poder fazer um brincadeira. Veja bem: a minha lista conta com 11 titulares. Esses titulares são jogos de futebol memoráveis, mas sei que há outros games importantes esperando para “entrar em campo”.

Logo, vou deixar nas suas mãos o poder de promover as substituições. Melhor dizendo, vou pedir a você para selecionar três jogos de futebol memoráveis e indicar aqui embaixo, no campo dos comentários. Desse modo, teremos mais opções e uma lista com os melhores jogos de futebol de todos os tempos. Conto com a sua ajuda… até a próxima!

TagsListas
Yohan Bravo