Categories: Listas

Jogos de Estratégia: 10 Desafios para o seu “General Interior”

É por meio dos jogos de estratégia que muitos players conseguem suprir a necessidade dos seus “generais interiores” de comandar nações, exércitos, tropas, esquadrões e muitos mais. E, claro, é com esses jogos que eles idealizam planos mirabolantes e manobras geniais para superar todas as adversidades.

Além disso, o que chama atenção dentro do gênero dos jogos de estratégia é a grande quantidade de subgêneros que ele abarca. Isto é, dentro desse universo, temos jogos 4X, MMORTS, RPGs Táticos, Artillery Games, Wargames, RTTs… enfim, é muita coisa.

Diante disso, resolvi criar uma lista com poderosos jogos de estratégia (lançados recentemente) que podem saciar o “ímpeto de mandar”, do seu “general interior”. Como irá notar, minha lista apresenta jogos que pertencem a diversos subgêneros. Desse modo, você terá aqui uma espécie de resumo de tudo que o gênero estratégia é capaz de oferecer… vamos começar?

Sid Meier’s Civilization VI

Para abrir esta lista com grandes jogos de estratégia, decidi recorrer a uma franquia que ajudou a definir o gênero e o subgênero estratégia em turnos. Obviamente, estou falando de Civilization. Nesse caso, o game a ser destacado é Sid Meier’s Civilization VI, de 2016.

Esse game representa o ápice de uma franquia que existe desde 1991. Usando como base a ideia de desenvolver um grande império e oferecendo uma série de civilizações distintas, Sid Meier’s Civilization VI é um “prato cheio” para qualquer “general interior”.

Apesar de já ter sido lançado há alguns anos, o jogo recebeu atualizações que trouxeram grandes novidades para os players. Em suma, um dos melhores jogos de estratégia da atualidade.

Total War: Three Kingdoms

Aproveitando a deixa, já que falamos de jogos de estratégia em turnos, temos outra franquia de peso: Total War. Essa série de jogos teve início no ano 2000 e seu décimo terceiro título, Total War: Three Kingdoms, é um espetáculo que resume tudo que a franquia tem de bom.

Lançado em 2019, Total War: Three Kingdoms foca nos eventos que compõem a famosa história chinesa dos Três Reinos. Por conta disso, o jogo acabou tendo enorme apelo e se tornou um dos títulos mais vendidos da história de Total War.

Esse título conta com mecânicas de jogo aprimoradas e excelentes elementos narrativos. Não à toa, sua recepção foi excelente, com o game superando o número de um milhão de cópias vendidas, já na primeira semana de vendas. Muito bom!

Age of Empires II: Definitive Edition

Quando falamos em jogos de estratégia famosos, a franquia Age of Empires sempre acaba tomando um lugar de destaque. Para esta lista, eu resolvi citar o excelente Age of Empires II: Definitive Edition (de 2019), que é uma versão remasterizada do clássico Age of Empires II: The Age of Kings (de 1999).

Como se trata de uma versão remaster, Age of Empires II: Definitive Edition traz uma série de otimizações, em relação ao título original, e consegue deixar um dos grande ícones entre os jogos de estratégia em tempo real (RTS) ainda melhor.

E mais, mesmo sendo um remaster, o título ainda traz uma boa série de novidades. Gráficos em HD, mecânicas otimizadas, novas nações… sem dúvidas, Age of Empires II: Definitive Edition é capaz de deixar qualquer “general interior” bastante ocupado.

Shadow Tactics: Blades of the Shogun

Entrando no subgênero RTT (Real-Time Tactics ou Táticas em Tempo Real), chamo a atenção para Shadow Tactics: Blades of the Shogun, um dos meus favoritos nesta lista.

O game foi lançado em 2016 e consegue se destacar por sua premissa curiosa e pela presença de fortes elementos de furtividade. Shadow Tactics: Blades of the Shogun oferece uma experiência bem interessante, apresentando como plano de fundo uma versão muito bem construída do período Edo, do Japão.

Os “generais” que resolvem experimentar esse jogo, geralmente ficam encantados com o gameplay, já que todas as ações devem ser muito bem pensadas e saber utilizar as habilidades de cada personagem com inteligência é essencial. Um ótimo game. Aliás, um game que foi dado de presente pela Epic Store no fim de 2019.

Invisible Inc.

Já que falei em “elementos de furtividade”, resolvi indicar aqui o incrível Invisible Inc., de 2015. Esse game também se encaixa no subgênero TBT, mas incorpora em seu gameplay uma série de elementos de jogos roguelike. Com isso, os desafios se tornam grandiosos.

De modo geral, Invisible Inc. coloca os players no controle de uma agência privada de inteligência, cujas missões geralmente se resumem a realizar infiltrações em instalações de alta segurança.

Por se passar no futuro, o jogo apresenta um visual bem atrativo. Além do mais, seu gameplay (quem lembra o excelente X-COM) é bastante envolvente, assim como a sua trama. Certamente, um game que merece a sua atenção!

XCOM 2

Para não deixar passar a oportunidade, cito agora a poderosa franquia X-COM, que vem gerando jogos de estratégia de alta qualidade desde 1994. Com sua pegada sci-fi, essa série conseguiu encantar os players. Em 2012, após um “reboot”, XCOM surgiu de uma forma ainda mais atrativa, com XCOM 2 sendo um grande destaque.

XCOM 2, deu continuidade à história iniciada após o reboot da franquia, promovendo combates altamente estratégicos. A trama do game é muito envolvente e os aspectos típicos dos jogos do subgênero TBT garantem muitos desafios.

Cabe destacar que XCOM: Chimera Squad o mais recente título da franquia funciona como uma “sequência indireta” de XCOM 2, ou seja, quem curtiu o clássico de 2016, irá curtir essa novidade.

Northgard

Entrando na segunda metade desta lista de jogos de estratégia lançados recentemente, apresento o incrível Northgard. Esse título, que foi lançado em 2017, via Early Acess, e liberado oficialmente em 2018 é simplesmente brutal.

Em Northgard, fãs da mitologia nórdica e das histórias dos Vikings encontram uma aventura repleta de conflitos impiedosos e elementos fantásticos. O jogo se encaixa no subgênero RTS e promove uma experiência muito singular.

Northgard é um dos últimos jogos de estratégia que eu joguei e posso confirmar uma coisa: o game é imperdível e traz mecânicas que dão margem para a aplicação de diversas estratégias. Nesse jogo, a vitória pode ser alcançada sem luta. Logicamente, isso depende do general no comando.

Immortal Realms: Vampire Wars

Permita-me agora citar um game que ainda não foi lançado, mas que eu já tive a oportunidade de experimentar, por meio de uma versão Beta especial. Esse game é Immortal Realms: Vampire Wars. E sim, ele é o grande “diferentão” desta lista.

Digo isso, pois Immortal Realms: Vampire Wars é, na verdade, um apanhado de mecânicas de diversos gêneros, que foi perfeitamente encaixado dentro do formato tradicional de jogos de estratégia por turnos.

Nessa aventura, uma guerra entre clãs de vampiros e seres humanos movimenta o mundo e força os generais de plantão a pensarem muito bem antes de cada ação. Immortal Realms: Vampire Wars está previsto para ser lançado ainda em 2020, mas posso afirmar que é um game superinteressante.

Frostpunk

Por mais que Frostpunk, de 2018, não seja necessariamente um jogo focado em conflitos, o game coloca a mente dos players para trabalhar a todo vapor, gerando uma experiência altamente estratégica e imersiva.

Como grande destaque, Frostpunk apresenta uma trama digna de nota, na qual temos uma versão alternativa do ano de 1886 e uma série de desastres naturais que geram um “congelamento global” e forçam a humanidade a entrar em uma ferrenha luta pela sobrevivência.

Dotado de mecânicas muito inteligentes, Frostpunk coloca o player diante de escolhas complicadas e garante muitos desafios. O game é um produto da minha desenvolvedora/publisher favorita, a 11 bit studios… então, não deixe de conferir!

Wargroove

Para fechar esta lista de jogos de estratégia, meu eleito é Wargroove, lançado em 2019. Embora pareça um jogo infantil, esse é um dos jogos indie mais interessantes e desafiadores dos últimos tempos.

Inspirado no clássico Advance Wars, Wargroove consegue promover batalhas bem dinâmicas. O game conta com comandantes diferentes, que influenciam as batalhas com suas habilidades especiais e suas motivações. E isso acaba deixando o gameplay bastante versátil.

Como costuma acontecer com a maior parte dos jogos indie, Wargroove apresenta gráficos modestos e foca na oferta de mecânicas criativas e missões desafiadoras. Resumindo, um grande jogo de estratégia.

Jogos de Estratégia: quais são os seus favoritos?

Chegamos ao fim desta lista de jogos de estratégia e acredito que a minha seleção tenha funcionado como um belo resumo dos diferentes tipos de jogos que se encaixam nesse universo.

Vale destacar que eu foquei em jogos que foram lançados nos últimos cinco anos. Logo, não brigue comigo por eu ter deixado Company of Heroes, Command & Conquer: Red Alert ou outros clássicos “de fora”, ok?

Para encerrar, peço que compartilhe o post e comente (logo abaixo). Se quiser indicar os seus jogos de estratégia favoritos, fique à vontade (e não precisa focar em jogos recentes). Até a próxima…

Advertisement
Yohan Bravo

Gamer desde a era do Super Nintendo. Soprava as fitas para fazê-las funcionar! Teresopolitano, escritor fantasma, desenhista e romancista nas horas vagas. Curte animes, jogos de RPG (ama a série Tales of) e é viciado em aprender.

Tags: Listas

Notícias recentes

Need for Speed: Hot Pursuit Remastered é registrado na Coréia

A existência de Need for Speed: ​​Hot Pursuit Remastered agora parece ser um segredo de…

4 semanas atrás

Watch Dogs 2 está de graça na loja da Epic

De hoje (17) até o dia 24 de setembro, mais três ótimos jogos estão disponíveis…

1 mês atrás

Prince of Persia: The Sands of Time Remake é revelado oficialmente

Ele está de volta! Após 10 anos sem aparecer em jogos principais, a Ubisoft anuncia…

2 meses atrás

PS5 pode ser lançado em 19 de novembro

Com a Microsoft tendo finalmente revelado os preços e detalhes de lançamento do Xbox Series…

2 meses atrás

Confira o trailer de Call of Duty: Black Ops Cold War

Call of Duty: Black Ops Cold War acaba de ganhar o trailer de revelação que…

2 meses atrás

Bolsonaro utiliza tema de Super Mario, Sonic e Alex Kidd em propaganda política

2020 está cada vez mais estranho e, como se a pandemia da COVID-19 não bastasse,…

2 meses atrás