Categories: DestaquesListas

Jogos de Carros: 15 títulos com “os possantes” no papel principal

Quando observamos a grande quantidade de jogos de carros que marcam presença no mundo dos games, percebemos que o amor do ser humano pelos automóveis (e pela velocidade) já tomou conta do mundo digital.

Contudo, o que desperta atenção é que os títulos nem sempre focam em corridas. Isto é, embora existam grandes franquias que promovem disputas acirradas por pódios e prêmios em dinheiro, há outras franquias nas quais os carros se destacam como verdadeiras armas, ferramentas para a ação, etc.

Sendo assim, eu resolvi criar uma lista com 15 títulos em que os amados “possantes” são o maior destaque. Obviamente, jogos de corrida estarão na lista, mas prepare-se para ver uma mescla eletrizante e, em alguns casos, bastante explosiva… vamos começar?

Jogos de Carros: como a lista foi formada

Bem, antes de apresentar a lista de jogos de carros, vou te contar como a equipe GamesMAX construiu a seleção.

Então, como eu já destaquei, nem sempre os jogos de carros focam em corridas. Muitas vezes, temos veículos sendo usados como armas, como ferramentas para roubos… enfim, o critério utilizado na lista foi apenas um: jogos nos quais os carros são os grandes destaques ou uma peça essencial para as mecânicas e as premissas dos jogos.

Logicamente, as escolhas foram feitas com base nas experiências de cada um dos membros da GamesMAX. Aliás, é por isso que a lista ficou bem versátil, o que é ótimo, para quem está à procura de jogos de carros bem interessantes… é isso… agora podemos ligar os motores…

Ayrton Senna’s Super Monaco GP II

Quando falamos em carros aqui no Brasil, é impossível não lembrar do piloto mais icônico do nosso país. Logo, o título escolhido para abrir esta lista de jogos de carro só poderia ser o clássico Ayrton Senna’s Super Monaco GP II.

Produzido pela SEGA e lançado em 1992 (para os consoles Mega Drive, Master System e Game Gear), Ayrton Senna’s Super Monaco GP II, apresentou a “física mais apurada da época”. Por essa característica, o game foi o título de corrida dos consoles mais bem recebido em uma estreia.

No game, os players disputam pelo topo do ranking no campeonato mundial de pilotos, mas também podem vencer a chamada Senna GP, que conta com três pistas (sendo duas desenhadas pelo próprio Ayrton Senna). Clássico!

Rock N’ Roll Racing

Falando em clássicos, Rock N’ Roll Racing, que foi lançado em 1993 (SNES, Mega Drive e GBA) é o primeiro título “incomum” desta lista de jogos de carros. O jogo da Blizzard é sempre lembrado com carinho, por sua trilha sonora e por seu gameplay, que mescla corrida e combate de uma forma incrível.

Em 1993, Rock N’ Roll Racing chegou a ganhar o prêmio de Melhor Jogo de Corrida do Ano, embora a competição interplanetária proposta pelo game vá muito além de uma simples corrida. Em síntese, o game é uma “versão moderna de um Demolition Derby”.

E o que eu não poderia deixar de citar sobre o game é a trilha sonora incrível. O Rock Pesado de bandas como Deep Purple, Black Sabbath, Steppenwolf e muitas outras faz a adrenalina alcançar níveis alarmantes. Que jogo divertido!

Top Gear

Para fechar esse “combo inicial de grandes clássicos”, temos o inesquecível Top Gear. O clássico título da Kemco foi lançado em 1992 para o Super Nintendo e jamais foi esquecido pelos fãs de jogos de corrida.

Nos anos seguintes, Top Gear ganhou sucessores, mas nenhum deles conseguiu arrebatar os fãs do mesmo modo. O game deixa apenas quatro carros à disposição dos players, mas as pistas são muitas e as disputas são extremamente divertidas.

Enquanto disputam pelos troféus, os players (ou pilotos) passam por circuitos em diversos países e alternam entre corridas diurnas e noturnas. Além disso, certas etapas do campeonato exigem paradas para abastecimento. Esse simples detalhe deixa as coisas muito desafiadoras. Que saudade!

Vigilante 8

Chegando a uma era um pouco mais avançada, mas ainda clássica, a nossa lista de jogos de carros estaciona agora na quinta geração de consoles. Nessa geração, tivemos alguns games icônicos que promoveram grandes combates com os veículos. Dentre esse ícones, Vigilante 8 foi um dos destaques.

Vigilante 8 foi lançado em 1998, para o PS1 e para o Nintendo 64. Focando nos conflitos entre duas facções (os Vigilantes e os Coyotes), o game conta com carros altamente armados e missões cheias de grandes desafios (e tiroteios).

Embora Vigilante 8 seja constantemente citado como um dos melhores jogos do PS1 e do Nintendo 64, pouca gente sabe que a história do jogo foi baseada em fatos reais. Isso mesmo! O game é uma interpretação de um período sombrio da história americana dos anos 70. Legal, não acha?

Twisted Metal

Falar de Vigilante 8  e não citar Twisted Metal seria um pecado, não é mesmo? O game é mais um dos jogos de carros que focam em conflitos armados e altamente explosivos.

Apesar de o último game da franquia ter sido lançado em 2012, Twisted Metal é a segunda franquia mais antiga, entre as exclusivas da Sony (perdendo apenas para Gran Turismo). E essa história começou em 1995, quando o primeiro torneio aconteceu (no PS1).

Os grandes destaques de Twisted Metal são os personagens, os armamentos e, claro, o carros. Como esquecer do “carro do sorvete”, pertencente ao palhaço Sweet Tooth? Sem dúvidas, em meio à onda dos “Remakes e Remasters“, essa franquia é uma das muitas que merecem um retorno.

Carmageddon

Para fechar o trio explosivo da quinta geração de consoles, temos o controverso Carmageddon. Lançado em 1997, para quase todas as plataformas da época, o game surpreendeu (chocou seria uma palavra mais adequada para certas pessoas) a todos com seu alto nível de violência.

Por conta das suas características brutais, Carmageddon teve sua comercialização proibida em diversos países, inclusive no Brasil. Porém, essa proibição apenas fez o game ficar mais conhecido e desejado.

O game possui uma premissa simples. Inicialmente, os players ingressam em uma corrida normal. Há como vencer a corrida de diversas formas e é aí que começam os problemas… é possível destruir os outros pilotos ou atropelar o maior número de pedestres possível. E foi assim que Carmageddon se tornou um dos jogos de carros mais polêmicos da história.

Driver 2: The Wheelman is Back

Ainda na quinta geração de consoles, tivemos uma das franquias mais importantes entre os jogos de carros: Driver. Nesse caso, o foco da lista é o icônico Driver 2: The Wheelman is Back, lançado no ano 2000 para o PS1 e para o Game Boy Advance.

O game seguiu a ideia consagrada pelo seu antecessor e apresentou aos players uma história envolvente na qual agentes especiais entram para sindicatos criminosos por conta das habilidades com o volante.

Driver 2: The Wheelman is Back melhorou muitos pontos do game anterior e seus cenários, claramente baseados em filmes dos anos 60 e 70, conseguiram colocar os players no “clima do crime”. Ademais, os carros do game são um destaque à parte… modelos poderosos e cheios de estilo.

Need for Speed: Carbon

No ponto médio desta lista de jogos de carros, resolvi colocar um dos meus jogos favoritos: Need for Speed: Carbon. Lançado em 2006, o game marcou presença em diversos consoles da sexta geração e ainda teve versões para a sétima.

Sim, a franquia Need for Speed é uma das mais antigas, quando falamos em jogos de carros… e sim, há outros grandes títulos que poderiam ter sido citados. Todavia, Need for Speed: Carbon é o meu favorito e um dos mais interessantes.

No game, o conceito de corrida de rua foi explorado ao máximo. A trama foi mais bem desenvolvida e os níveis de customização impressionam. Poucos games da franquia deram tanta atenção aos “possantes” quanto esse. Para completar, ainda temos as corridas nos “canyons”… descendo a ladeira em alta velocidade… aguenta coração!

Burnout 3: Takedown

Com seus muitos modos de jogo e suas corridas empolgantes, Burnout 3: Takedown conquistou, com tranquilidade, um lugar nesta lista de jogos de carros. O título foi lançado em 2004 (PS2 e Xbox) e deixou muitos fãs apaixonados. Não à toa, o game marca presença em muitas listas com os melhores jogos de PS2.

Burnout 3: Takedown não chega a ter o mesmo apelo de games de franquias gigantes, como Gran Turismo e Need for Speed, mas cumpre seu papel com excelência, ao ofertar aos players um belo visual, uma trilha sonora impecável e um poderoso gameplay.

Além de promover disputas insanas em seus muitos modos de jogo, Burnout 3: Takedown possui um sistema de pontuação que incita os players a investirem contra os carros adversários. Em suma, é um jogo de corrida que provoca muitas sensações e deixa a adrenalina no último estágio, assim como a velocidade.

Gran Turismo 3: A-Spec

O “camisa 10” da desta lista de grandes jogos de carros é o poderoso Gran Turismo 3: A-Spec. Pertencente a uma das franquias mais importantes da Sony, o game foi lançado em 2001 (PS2) e tornou-se um dos títulos mais vendidos de todos os tempos.

Seguindo a linha de simulação, que fez a franquia Gran Turismo se tornar tão marcante, Gran Turismo 3: A-Spec conseguiu manter o bom nome da série durante a transição do PS1 para o PS2. Além do mais, o game ainda contava com novidades incríveis.

Gran Turismo 3: A-Spec é presença marcante entre os melhores jogos de PS2 e um game que dá enorme ênfase aos carros. Ao todo, são mais de 180 veículos diferentes, o que é um prato cheio para quem curte jogos de carros com modelos bem realistas.

Grid

Falemos agora de um título que pertence à oitava geração de consoles… Grid foi lançado em 2019 e atualmente está brilhando no PS4, Xbox One e Google Stadia e pode ser considerado como o promotor de um reboot da série Grid.

Aliás, para quem não sabe, Grid pertence a uma franquia chamada TOCA, que teve seu primeiro título lançado em 1997. E isso quer dizer que o game é o ápice de uma série de jogos de carros que possui muitos fãs.

Grid foi eleito o melhor jogo de corrida da Gamescom 2019 e chama atenção pela IA dos pilotos, que acaba fazendo os desafios ficarem bem complicados. A simulação do jogo é impecável e quem gosta de sentir que está pilotando um “possante” de verdade não pode deixar de experimentar esse game.

Project CARS 2

Apesar de ter se destacado no ano passado, por ter prometido criar o console mais poderoso da história dos games, a Slightly Mad Studios ficou realmente conhecida por ser a desenvolvedora do incrível Project CARS 2.

Project CARS 2 foi lançado em 2017 (PS4, Xbox One e PC) e, como seu título sugere, trata-se de um jogo que dá enorme ênfase aos carros. Segundo os dados, o game conta com 140 traçados de pistas e 189 carros diferentes.

Para complementar, o game ainda conta com um alto nível de simulação, colocando os players em corridas com mudanças climáticas e com influência direta do sol. A pilotagem em Project CARS 2 é altamente dinâmica e a imersão é incrível. Um grande game de corrida!

Dirt Rally 2.0

Bem, chegou a hora de jogar esta lista de jogos de carros na lama. Pois é! Dirt Rally 2.0, lançado em 2019 (PS4, Xbox One e PC) é o escolhido para colocar esta lista nos circuitos off-road.

O game pertence à franquia Colin McRae Rally. Essa franquia existe desde 1998 e sempre se destacou por sua física apurada e seu alto nível de simulação. Dirt Rally 2.0 é realmente um jogo cujo nível de realismo impressiona.

Todas as disputas alucinantes do game se passam em diversos países do mundo, o que gera uma enorme variedade de pistas. E mais, ao todo, são 50 veículos diferentes à disposição dos pilotos. Todos esses veículos são máquinas poderosas e muito bem preparadas para os “banhos de lama”.

F1 2019

A categoria mais importante do automobilismo não poderia ficar de fora desta lista de jogos de carros. Por conta disso, cito agora o excelente F1 2019. O game foi lançado em 2019 e é o décimo segundo título da franquia da Codemasters.

F1 2019 é baseado na temporada de Fórmula 1 do ano de 2019 e inclui em seu conteúdo todos os pilotos, equipes, pistas e detalhes da competição real. Como bônus, ainda temos a inclusão de alguns pilotos da F2.

Em termos de gameplay, F1 2019 apresenta um alto nível de simulação e promove uma experiência bastante imersiva. É bom lembrar também que o jogo conta com alguns carros clássicos, como a McLaren MP4/6, pilotada por Ayrton Senna na conquista do Campeonato Mundial de Pilotos, em 1991.

Forza Horizon

Para fechar esta lista de jogos de carros, separei o meu amado Forza Horizon. Esse deve ter sido o game de corrida que eu mais joguei em toda a minha vida. O jogo foi lançado em 2012, para o Xbox 360 e chamou a minha atenção, pelo visual e pela ideia genial de promover um festival de carros.

Em Forza Horizon, os players têm total liberdade para entrar em disputas ou “rodar” pela estradas magníficas do estado do Colorado. O Festival Horizon, que é a justificativa para as disputas, está cheio de grandes opções. Por isso, não é nada incomum o player ficar “preso” ao jogo.

É bom destacar que Forza Horizon conta com uma infinidade de carros e, vez ou outra, ainda encontramos alguns caros secretos, que foram abandonados em celeiros e outras construções espalhadas pelo mapa. Detalhe: a trilha sonora também é incrível! Resumindo, temos aqui uma verdadeira lenda!

Jogos de Carros: fale sobre os seus favoritos!

Como pôde perceber, esta lista de jogos de carros tratou de “viajar” entre as mais diversas eras do mundo dos games. A intenção, claro, foi mostrar que os amantes dos carros sempre estiveram muito bem servidos pela indústria dos games.

Apesar de a lista ser bem versátil, tenho total noção de que alguns títulos (que muita gente adora) ficaram de fora. Sendo assim, peço que, por favor, registre nos comentários os seus jogos de carros favoritos. Desse modo, teremos uma lista ainda mais completa. Até a próxima…

Advertisement
Yohan Bravo

Gamer desde a era do Super Nintendo. Soprava as fitas para fazê-las funcionar! Teresopolitano, escritor fantasma, desenhista e romancista nas horas vagas. Curte animes, jogos de RPG (ama a série Tales of) e é viciado em aprender.

Tags: Listas

Notícias recentes

Watch Dogs 2 está de graça na loja da Epic

De hoje (17) até o dia 24 de setembro, mais três ótimos jogos estão disponíveis…

5 dias atrás

Prince of Persia: The Sands of Time Remake é revelado oficialmente

Ele está de volta! Após 10 anos sem aparecer em jogos principais, a Ubisoft anuncia…

2 semanas atrás

PS5 pode ser lançado em 19 de novembro

Com a Microsoft tendo finalmente revelado os preços e detalhes de lançamento do Xbox Series…

2 semanas atrás

Confira o trailer de Call of Duty: Black Ops Cold War

Call of Duty: Black Ops Cold War acaba de ganhar o trailer de revelação que…

4 semanas atrás

Bolsonaro utiliza tema de Super Mario, Sonic e Alex Kidd em propaganda política

2020 está cada vez mais estranho e, como se a pandemia da COVID-19 não bastasse,…

4 semanas atrás

Rumor: novo Perfect Dark é o projeto da The Initiative

A The Initiative é um novo estúdio construído pela Xbox Game Studios para trabalhar em…

4 semanas atrás