fbpx
Jogos da Disney: 8 títulos que marcaram época!

Jogos da Disney: 8 títulos que marcaram época!

Quando pensamos em Jogos da Disney, é normal imaginarmos, em um primeiro momento, um jogo bem infantil… ou seja, em um português bem claro, um “jogo de criancinha”.

E sim, o raciocínio é bastante lógico… Mickey, princesas, contos de fada… como seria possível imaginar algo diferente?

Contudo, muitos jogos da Disney já se posicionaram como grandes desafios para os gamers mais veteranos. Aliás, é impossível lembrar do SNES sem alguns jogos do tal do “Waldisney”…

Bem, foi me lembrando de alguns títulos marcantes, que tive a ideia de provar que certos jogos da Disney são aventuras de primeira classe, mesmo com esse “ar infantil”.

Portanto, nesta lista, você encontrará oito jogos da Disney que marcaram época em muitos consoles. Prepare-se, pois a partir de agora, você vai encarar mundos cheios de magia e grandes aventuras…

Jogos da Disney: um sem fim de aventuras…

Antes de citar os oito jogos da Disney que farão parte da minha lista de títulos marcantes, sinto-me obrigado a pontuar que alguns dos títulos que serão apresentados já possuem versões remaster a caminho.

Isto é, títulos como Aladdin e o Rei Leão fizeram tanto sucesso, que “forçaram” a Disney a trazê-los de volta. E isso, claro, mostra o apelo desses games junto ao fãs.

Para os jogadores mais veteranos, as notícias são ótimas. Muita gente não vê a hora de começar a reviver aventuras que deixaram tanta saudade. Haja coração! Vamos para a lista…

Disney’s Aladdin

Clássico dos clássicos, Disney’s Aladdin, lançado em 1993, é um daqueles games que nenhum player do Super Nintendo consegue esquecer. O jogo é um espécime de qualidade ímpar dentro do gênero aventura e plataforma.

Assumindo o controle do icônico Aladdin, os jogadores têm a missão de enfrentar desafios inimagináveis pelas areias da Arábia, com o intuito de derrotar o terrível Jafar.

Uma curiosidade interessante acerca do título é que a aventura foi produzida pela Capcom… mais especificamente, por um homem chamado Shinji Mikami (criador de Resident Evil).

Disney’s Beauty and the Beast

Ainda na era do Super Nintendo, Disney’s Beauty and the Beast, lançado em 1994, é um jogo de aventura e plataforma de enorme qualidade. Apesar de ter sido desenvolvido pela Probe Entertainment, as construções do game lembram muito a estrutura de Disney’s Aladdin.

Ainda assim, certas nuances do jogo e seu nível de dificuldade se posicionaram como grandes desafios para os players da época. Toda aventura se passa sob a perspectiva da Fera, seguindo o enredo do longa animado de 1991.

O game apresenta mecânicas curiosas e cenários com um visual muito bonito. Como todo bom jogo de plataforma, certos obstáculos complicados surgem no caminho, mas o jogo é bem curtinho. Em menos de 40 minutos, é possível chegar no chefe final (Gaston) e dar início a um duelo memorável.

Resumindo, Disneys’s Beauty and the Beast é mais uma prova de que os jogos da Disney conseguiram marcar a vida de muitos players.

Disney’s Hercules

Saindo um pouco da “Era do SNES”, temos Disney’s Hercules. Lançado em 1997, para o PS1 e para PCs Windows, o game é mais uma aventura de plataforma memorável (eu ainda tenho o CD).

Toda a aventura foi baseada no longa animado que fez grande sucesso no mesmo ano. Com seu visual bem desenhado e mecânicas dignas dos clássicos game de plataforma, o jogo consegue deixar muita gente empolgada para ir até o Olimpo e derrotar o maldito Hades.

Uma curiosidade sobre o game é que ele dividiu as opiniões. Enquanto a crítica especializada “desceu o pau” no título, os fãs adoraram o jogo. Não à toa, muitas conversas sobre jogos de PS1 acabam tendo o game entre os citados.

The Lion King

Voltemos ao Super NintendoThe Lion King, lançado em 1994, é mais um jogo de plataforma que fez enorme sucesso aproveitando o hype de um longa animado. Mesmo com esse “apoio”, as construções do game foram as responsáveis por arrebatar os players.

Assumindo o controle do pequeno Simba, os jogadores têm que superar fases cheias de inimigos e desafios. Paralelamente à aventura, a história (a mesma do filme) vai sendo revelada.

No total, o jogo é composto por dez fases. Sendo que, em quatro delas, os jogadores controlam um Simba adulto. Certamente, esse é um dos grandes jogos da Disney já lançados. Mais de um milhão de cópias vendidas e um remake a caminho provam isso.

Epic Mickey: Power of Illusion

Caminhando para uma era mais moderna, temos Epic Mickey: Power of Illusion. O game foi lançado em 2012, para o Nintendo 3DS. A ideia do jogo era funcionar como um tributo à série Illusion (desenvolvida pela SEGA), que brilhou no Master System e no Mega Drive.

Todavia, o projeto acabou se tornando uma aventura digna de nota. Apesar de ter acumulado algumas críticas, por conta de certos problemas técnicos, Epic Mickey: Power of Illusion foi muito elogiado por suas mecânicas inovadoras.

Na história, temos diversas menções às inspirações do jogo, além de desafios que apostam no potencial do 3DS para gerar uma experiência visual inigualável. No fim, o game foi apontado como uma das melhores aventura do Mickey em muitos anos.

Toy Story 2: Buzz Lightyear to the Rescue

Dentre todos os jogos da Disney desta lista, Toy Story 2: Buzz Lightyear to the Rescue é um dos que eu mais joguei. O game foi lançado em 1999, para os consoles da quinta geração, para o Dreamcast e para os PCs.

Não sei se o fato de o game ter sido publicado pela a Activision teve algo a ver com isso, mas a aventura segue uma estrutura aos moldes de Tony Hawk’s Pro Skater. Permita-me explicar: para superar a fase, Buzz (único personagem jogável do game) tem que cumprir cinco objetivos curiosos (assim como em Tony Hawk’s).

Bem, além dessa peculiaridade, o game tem um visual muito bem trabalhado e situações bem desafiadoras. Para completar, o game também aproveitou o “boom” de Toy Story 2 para chamar maior atenção… e conseguiu!

Disney’s Magical Quest 2: The Great Circus Mystery Starring Mickey & Minnie

Tão grandioso quanto seu título, Disney’s Magical Quest 2: The Great Circus Mystery Starring Mickey & Minnie é uma aventura que eu ainda me lembro com carinho. Em 1994, o famoso Mickey Circus, como ficou conhecido, deu continuidade à trilogia Disney’s Magical Quest.

Nesse game, que segue o estilo aventura, plataforma e puzzle, Mickey e Minnie têm que superar muitos desafios. Os pontos altos da aventura, sem sombra de dúvidas, são os trajes que conferem poderes especiais à dupla de heróis. A criatividade da Capcom brilhou nesse sentido.

Outro detalhe que faz toda a diferença é o modo de jogo cooperativo. Na época do lançamento do game, jogos coop estavam em alta e Mickey Circus era uma das alternativas mais divertidas para as duplas. Esse é mais um jogo que marcou a vida de muitos gamers veteranos.

Kingdom Hearts

Seria um pecado fechar uma lista de jogos da Disney sem citar Kingdom Hearts, não é mesmo? Sim, a franquia é produto de uma colaboração entre a Square Enix e a empresa do “Waldisney”, mas poucos games representam o universo Disney com tamanha propriedade.

Com o primeiro título lançado em 2002 e o último em 2019, Kingdom Hearts conquistou os gamers ao lançar um dos maiores crossovers de todos os tempos. Os “ares de Final Fantasy” se misturando com o universo dos desenhos e contos de fada geram fortes emoções.

Além dos três games principais, a franquia recebeu uma boa série de spinoffs. A aventura das curiosas Keyblades fez Sora, Mickey, Pateta e Donald serem elevados ao patamar de outros grandes heróis do mundo dos games. Épico!

Jogos da Disney: qual é o seu favorito?

Chegamos ao fim desta lista com oito incríveis jogos da Disney e vou confessar uma coisa: só apresentei oito games, pois gostaria de saber mais sobre as suas indicações…

Isso mesmo! Se puder compartilhar este post e comentar, indicando quais jogos da Disney marcaram a sua memória, nós iremos montar uma bela lista. Além do mais, resolvi não citar outros clássicos que eu já havia citado na lista com os  35 melhores jogos de Super Nintendo. Enfim, conto com a sua colaboração. Até mais…

Yohan Bravo