Categories: Artigos

Inspirador de muitos games… H.P. Lovecraft era racista

É inegável que a aterrorizante obra do escritor H.P. Lovecraft é uma constante fonte de inspiração para a indústria dos games. Em diversos títulos, podemos ver traços das criações do artista, de forma indireta (Conarium, Bloodborne, etc.) ou de forma direta, como nos games que envolvem o nome Cthulhu. Ainda assim, foi a desenvolvedora de um game de tabuleiro (Fate of Cthulhu) que levantou um fato importante e constantemente negligenciado: H.P. Lovecraft era terrivelmente racista.

Nos últimos tempos, tivemos muitos casos nos quais as empresas cortaram relações com pessoas que apresentaram comportamentos racistas. Contudo, como Lovecraft faleceu em 1937, a desenvolvedora Evil Hat Productions resolveu definir um posicionamento.

De todo modo, o que chama atenção é o fato de que, embora Lovecraft seja uma inspiração constante em diversos jogos, jamais houve uma empresa que falou tão abertamente sobre o racismo do autor. Confira o tweet…



“Enquanto desenvolvemos Fate of Cthulhu, nós fomos obrigados a refletir sobre as raízes problemáticas do material-fonte”, diz a legenda. Na imagem, temos um texto que afirma categoricamente: “Howard Phillips Lovecraft era um racista e antissemita. Pronto. Nós dissemos”. Esse texto faz parte de um pequeno livro que acompanha o pacote do jogo Fate of Cthulhu.

Obviamente, ninguém está dizendo que a obra de H.P. Lovecraft não deve mais ser utilizada como inspiração. O fato é que, pelo bem da cultura dos povos, esse tipo de “detalhe” não pode jamais ser negligenciado. Um grande feito da Evil Hat Productions.

Leitura indicada:

Só para complementar, eis um trecho traduzido do belo texto escrito por Wes House no site Lithub. O texto dá detalhes sobre o racismo de Lovecraft (leitura imperdível):

“Suas cartas transbordam com teorias conspiratórias antissemitas de um judeu subterrâneo colocando os mundos econômico, social e literário da cidade de Nova York contra “a raça ariana”. Ele advertiu sobre “o judeu [que] deve ser amordaçado” porque “[ele] degrada insidiosamente [e] Orientaliza [a] robusta civilização ariana”. Suas simpatias com o fascismo crescente eram igualmente transparentes. “[A] visão de Hitler… é romântico e imaturo”, afirmou depois que Hitler se tornou chanceler da Alemanha. “Eu sei que ele é um palhaço, mas Deus eu gosto do menino!”

E seu desprezo pelos negros foi ainda mais profundo. Em seu poema de 1912 intitulado “Sobre a Criação de Negros”, os deuses, tendo acabado de projetar Homem e Fera, criam negros em forma semi-humana para povoar o espaço no meio. Em relação ao terrorismo doméstico das minorias brancas no Alabama e Mississipi predominantemente negros, ele as desculpou por “recorrer a medidas extralegais, como linchamento e intimidação [porque] a maquinaria legal não as protege suficientemente”. Ele lamentou essas tensões mal-humoradas como infelizes, mas, no entanto, diz que “qualquer coisa é melhor do que a mestibrinação que significaria a deterioração desesperada de uma grande nação”. A miscigenação permeia suas cartas e histórias como seu medo mais corpóreo; ele insiste que apenas “dor e desastre [poderia] vir da mixagem de preto e branco.”

Concluindo…

A ação da Evil Hat Productions chama a atenção para algo muito importante: muitos produtos de entretenimento que consumimos foram criados por pessoas racistas e apresentam traços dessa ideologia repudiável. Como exemplo, temos os avisos da Warner Bros. que pontuam, antes de exibir o desenho Tom e Jerry, o seguinte: “Os curtas de Tom e de Jerry podem descrever alguns preconceitos étnicos e raciais que eram uma vez comuns na sociedade americana. Tais representações estavam erradas na época e estão erradas hoje.”

Ter consciência de que o racismo é e sempre será um erro é uma noção que deve ser sempre propagada. E este texto foi escrito exatamente para atender ao referido fim. A obra de H.P. Lovecraft pode continuar sendo uma fonte de inspiração para os games, mas sua ideologia racista não. Até a próxima!

Advertisement
Yohan Bravo

Gamer desde a era do Super Nintendo. Soprava as fitas para fazê-las funcionar! Teresopolitano, escritor fantasma, desenhista e romancista nas horas vagas. Curte animes, jogos de RPG (ama a série Tales of) e é viciado em aprender.

Notícias recentes

Watch Dogs 2 está de graça na loja da Epic

De hoje (17) até o dia 24 de setembro, mais três ótimos jogos estão disponíveis…

3 dias atrás

Prince of Persia: The Sands of Time Remake é revelado oficialmente

Ele está de volta! Após 10 anos sem aparecer em jogos principais, a Ubisoft anuncia…

1 semana atrás

PS5 pode ser lançado em 19 de novembro

Com a Microsoft tendo finalmente revelado os preços e detalhes de lançamento do Xbox Series…

1 semana atrás

Confira o trailer de Call of Duty: Black Ops Cold War

Call of Duty: Black Ops Cold War acaba de ganhar o trailer de revelação que…

4 semanas atrás

Bolsonaro utiliza tema de Super Mario, Sonic e Alex Kidd em propaganda política

2020 está cada vez mais estranho e, como se a pandemia da COVID-19 não bastasse,…

4 semanas atrás

Rumor: novo Perfect Dark é o projeto da The Initiative

A The Initiative é um novo estúdio construído pela Xbox Game Studios para trabalhar em…

4 semanas atrás