Categories: Noticias

Governadores discutem proposta de financiar a segurança pública com tributos sobre jogos eletrônicos

Após algum tempo sem polêmicas, os games voltaram a ser assunto nas pautas da administração pública. Dessa vez, os jogos eletrônicos foram tema de um debate que aconteceu durante o Fórum dos Governadores, em Brasília. No evento, o governador do Piauí, Wellington Dias, lançou uma proposta que, de modo geral, tem o intuito de taxar jogos eletrônicos a fim de obter recursos para financiar a segurança pública.

Conforme indica a análise preliminar da proposta, a ideia garantiria uma arrecadação de R$ 18 bilhões adicionais para o setor. Obviamente, a ideia foi discutida e dividiu opiniões. O governador do Estado de São Paulo, João Doria, alegou que concorda com taxas sobre jogos disponibilizados pela internet…

“Houve uma sugestão para aplicação de imposto sobre jogos eletrônicos. Nos pareceu uma sugestão bem-vinda, já que os jogos eletrônicos através da internet não são taxados. Todos os jogos pagam imposto, não é razoável que o jogo eletrônico através da internet, sobretudo realizado fora do Brasil, aconteça sem a aplicação de impostos. Um dos governadores fez essa sugestão, ela foi bem percebida pelos demais governadores”, disse Doria, após o fórum.

Em contrapartida, o governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, pontuou que aquilo que falta na segurança pública é uma gestão melhor e não mais recursos.

“Isso entrou em discussão. Nós já gastamos demais com segurança. Se continuarmos discutindo as mesmas coisas, nós vamos continuar colocando mais dinheiro na segurança pública e não vamos obter resultado […] o problema é de gestão. É preciso fazer maior integração das políticas, melhorar a qualidade da investigação, criar varas especializadas como estamos criando no Rio de Janeiro. Tudo isso vai dar mais efetividade. Não adianta querer gastar mais dinheiro em cima de algo que está ruim.”

Essa não é a primeira vez que a administração pública debate sobre a taxação de jogos eletrônicos. E, muito provavelmente, não será a última. Afinal, o mercado de games no Brasil continua em franco crescimento. O ponto aqui é: como será que todas essas discussões vão pesar nos bolso dos jogadores?

Fonte: O Globo

Advertisement
Yohan Bravo

Gamer desde a era do Super Nintendo. Soprava as fitas para fazê-las funcionar! Teresopolitano, escritor fantasma, desenhista e romancista nas horas vagas. Curte animes, jogos de RPG (ama a série Tales of) e é viciado em aprender.

Notícias recentes

Need for Speed: Hot Pursuit Remastered é registrado na Coréia

A existência de Need for Speed: ​​Hot Pursuit Remastered agora parece ser um segredo de…

4 meses atrás

Watch Dogs 2 está de graça na loja da Epic

De hoje (17) até o dia 24 de setembro, mais três ótimos jogos estão disponíveis…

4 meses atrás

Prince of Persia: The Sands of Time Remake é revelado oficialmente

Ele está de volta! Após 10 anos sem aparecer em jogos principais, a Ubisoft anuncia…

4 meses atrás

PS5 pode ser lançado em 19 de novembro

Com a Microsoft tendo finalmente revelado os preços e detalhes de lançamento do Xbox Series…

4 meses atrás

Confira o trailer de Call of Duty: Black Ops Cold War

Call of Duty: Black Ops Cold War acaba de ganhar o trailer de revelação que…

5 meses atrás

Bolsonaro utiliza tema de Super Mario, Sonic e Alex Kidd em propaganda política

2020 está cada vez mais estranho e, como se a pandemia da COVID-19 não bastasse,…

5 meses atrás