Games Indie E3 2019

Games Indie na E3 2019: a cena independente veio para ficar!

É inegável que os chamados “Games Indie” já conquistaram um lugar no universo dos games. Eles são a prova de que a criatividade e a dedicação são capazes de superar até mesmo os orçamentos colossais das gigantes da indústria. E o interessante é que temos vários exemplos de jogos indie de sucesso. Aliás, ao que tudo indica, a cena independente continuará “mostrando as suas armas”, pois a aparição de Games Indie na E3 2019 nos provou que ainda há muita coisa boa vindo por aí…

Para ilustrar, eu criei uma pequena lista com os Games Indie que se destacaram na E3 2019. Como irá notar, são games de gêneros variados, orçamentos variados, mas iguais, em termos de criatividade. Sem dúvidas, essas produções irão agradar aos gamers e ajudar a deixar a cena independente ainda mais forte. Vamos conferir esses destaques?

12 Minutes…

Provando que a minha lista de Games Indie na E3 será recheada de jogos interessantes, temos 12 Minutes. O jogo, criado pelo artista português Luiz Antonio, prova que ideias criativas sempre conseguirão cativar os corações humanos.

Em 12 Minutes, temos um suspense que se desenrola dentro de, adivinha… 12 minutos. Pois é! Nesse curto espaço de tempo, o player observa um assassinato e uma trama curiosa. No entanto, no fim dos 12 minutos, tudo se reinicia. Isto é, o game se passa dentro de um loop temporal (ideia vista em uma boa série de filmes).

Assim, a cada vez que os 12 minutos se reiniciam, o jogador deverá coletar pistas a fim de resolver os mistérios da trama. A aventura chamou atenção na conferência da Microsoft, com sua perspectiva top-down e seu gameplay curioso.

O lançamento de 12 Minutes está previsto para 2020, nos PCs e no Xbox One.

Blair Witch

Para os fãs de jogos de terror, Blair Witch surgiu como uma grata surpresa na conferência da Microsoft. O game está sendo desenvolvido pelos mesmos criadores de jogos pavorosos, como Layers of Fear e Observer. E claro, a história da Bruxa de Blair é suficiente para roubar a atenção.

Como todos os fãs do terror nos cinemas bem se lembram, o filme Blair Witch, de 1999, marcou época e ajudou a definir o padrão de muitos jogos de terror em primeira pessoa. Nesse título, temos a mesma construção, como se toda aquela história aterrorizante tivesse se tornado interativa.

Pelos detalhes, o game se passará dois anos após os eventos contados no filme. O personagem principal da aventura parece procurar por uma criança que se perdeu na floresta. E aí… bem, é aí que todo o terror vai começar.

O lançamento de Blair Witch está previsto para 30 de agosto de 2019, nos PCs e no Xbox One.

Carrion

Continuando com a nossa lista de destaques entre os Games Indie na E3 (e no gênero terror), apresento a você o game Carrion. Esse game trouxe uma proposta tradicional, só que controversa. Veja bem: é comum encontrarmos filmes e games cuja história foca em uma criatura mortífera que é libertada e começa a caçar os seres humanos, não é mesmo?

Pois bem, em Carrion, isso também acontece. Entretanto, você, o jogador, é que assume o papel dessa criatura mortífera. Descrito pelos desenvolvedores da Phobia Game Studio como um jogo de “terror reverso”, o game promove uma interessante inversão de papeis.

Daí em diante, temos um típico jogo de terror, com cenários caóticos e situações sangrentas. A ideia é muito original e, mesmo sendo em 2D, promete agradar muita gente. Afinal, agora será possível saber o que se passa na mente de uma criatura que passou por um inferno nas mãos humanas e se liberta, para consumar sua vingança.

O lançamento de Carrion está previsto para 2020, nos PCs.

Telling Lies

Dentre todos os Games Indie na E3 2019, Telling Lies, desenvolvido por Sam Barlow, foi um dos grandes destaques. A narrativa é toda feita em um esquema de live-action e o jogador explora a trama através de cenas gravadas em um computador.

O game segue o padrão que fez sucesso com o game Her Story (o primeiro projeto de Barlow), mas aparenta ter uma história ainda mais complexa, já que os destinos de quatro personagens distintos se cruzam ao longo da trama.

Resumindo, o game é um verdadeiro filme interativo, no qual os jogadores deverão usar as ferramentas fornecidas ao longo da história para poder resolver os muitos mistérios de um enredo intrigante.

O lançamento de Telling Lies está previsto para 2019, nos PCs.

CrisTales

Como bom fã de jogos de RPG, resolvi deixar o incrível CrisTales para o fim dessa lista de destaques entre os Games Indie na E3 2019. O game foi anunciado durante a conferência da PC Gamer e se apresentou como uma perfeita homenagem aos clássicos JRPGs.

Com um visual impressionante e o nosso amado sistema de combate baseado em turnos, o game mantém o seu foco na história de uma maga que possui o poder de controlar o tempo.

Apesar de a ideia do jogo ser muito interessante, o ponto alto da apresentação foi a parte visual. Com desenhos feitos à mão, o game da Dreams Uncorporated promete entregar uma aventura belíssima.

O lançamento de CrisTales está previsto para 2020, no Xbox One, no PS4, no Nintendo Switch e nos PCs.

Os Games Indie na E3 dão pistas para um futuro brilhante

Então, como eu havia destacado, os Games Indie na E3 2019 conseguiram deixar uma excelente impressão. Com esses títulos tão variados e produções de excelente qualidade, podemos concluir que a cena independente continuará firme e forte, provando que a criatividade é o verdadeiro combustível, e não o dinheiro.

Para finalizar, gostaria de pedir que você compartilhasse o post para que mais pessoas possam conhecer os destaques entre os Games Indie na E3. Como amantes do mundo dos games, temos que propagar as ideias criativas. E claro, se você acha que há outro game indie que merece atenção, por favor, não deixe de comentar. Até a próxima!

Yohan Bravo