Dreamcast: 20 anos de uma história incrível

Nos últimos dias e hoje (de forma mais especial), você verá muita gente comemorando os 20 anos do lendário SEGA Dreamcast. Contudo, a verdade é que o aniversário verdadeiro dessa lenda acontece no dia 27 de novembro. Afinal, foi nesse dia, em 1998, que o console foi lançado no Japão. Isto é, o Dreamcast vai completar 21 anos e não 20 (como muitos dirão).

Ainda assim, não podemos deixar de considerar um evento magnânimo que aconteceu no dia 09 de setembro de 1999: o lançamento do console na América do Norte. “E por que esse evento foi tão importante?”, você pode perguntar. Bem, pois foi nesse dia, há 20 anos, que o Dreamcast renasceu e marcou seu nome na história. Vamos entender esse “aniversário”?

A história por trás do lançamento do Dreamcast no Ocidente

Vamos refletir um pouco: o Dreamcast foi lançado em 27 de novembro de 1998, mas ele só chegou ao ocidente dez meses depois. Por que isso? A verdade é que o console foi um verdadeiro fracasso no Japão. Na época, a SEGA já estava com alguns fracassos em seu histórico e o Dreamcast foi mais um…

Por conta disso, a gigante japonesa teve que repensar toda a sua estratégia para evitar que o console também fracassasse no Ocidente. Durante os dez meses que se arrastaram entre um lançamento e outro, o “braço americano” da empresa foi completamente reformulado.

A SEGA contratou o senhor Peter Moore, um “grande marketeiro” que jamais havia tido contato com a indústria dos games. Ainda assim, a campanha idealizada por Moore gerou 372 mil vendas do console em 24 horas, o que colocou o Dreamcast dentro do livro dos recordes.

E quando observamos o “pacote do Dreamcast” acabamos percebendo que o console parece ter nascido com os olhos no futuro. Coisas como conexões com a internet e o “embrião dos DLCs” estavam na grande aposta da SEGA.

Infelizmente, o Dreamcast estava muito à frente do seu tempo e foi isso que decretou seu fim. De todo modo, é inegável que, durante sua breve vida, o console da SEGA deixou alguns clássicos e belas memórias para muitos fãs. Então, parabéns Dreamcast, pelos 20 anos do seu renascimento.

Yohan Bravo