Cavaleiros do Zodíaco: Produtor comenta sobre a decisão polêmica de transformar Shun em mulher

Hoje mesmo, o “reboot” do anime Cavaleiros do Zodíaco vai estrear na Netflix. Contudo, essa estreia não acontecerá sem uma boa dose de polêmicas. Afinal, desde o anúncio do projeto, algumas decisões dos responsáveis pela série acabaram sendo muito mal recebidas pelos fãs. Dentre essas decisões, o destaque vai para a transformação de Shun, o cavaleiro de Andrômeda, em uma mulher chamada Shaun.

Bem, é inegável que, desde a década de 90 (quando Cavaleiros fez sucesso aqui no Brasil), o mundo mudou bastante. Hoje em dia, assuntos como a igualdade de gênero são debatidos de forma calorosa. Ainda assim, não foram poucos os fãs do anime que criticaram a decisão da produção.

Em entrevista, produtores da Toei Animation resolveram quebrar o silêncio e comentar sobre a repercussão negativa das escolhas tomadas.

“O que posso dizer é que fizemos múltiplas discussões aqui dentro. Essa questão [a busca da representatividade feminina] vem acontecendo há décadas. Consideramos todos os cenários, inclusive como os fãs de Shun reagiram. Ouvimos os dubladores, os distribuidores no mundo todo. E depois de todas essas conversas, não terminamos com uma só resposta. Trouxemos então a questão aos artistas, roteiristas e licenciadores e a Toei teve que tomar a decisão de fazer a mudança”, disse o produtor Yoshi Ikezawa, quando questionado sobre a reação negativa aos primeiros teasers…

Além disso, ele afirmou que não é uma questão de termos votos a mais pendendo para um lado ou outro, mas sim de uma decisão que ele julga importante para os tempos atuais. “Se trata de o que queremos levar para essa nova geração. Não queremos ofender o público, mas esse é um passo que nós decidimos dar. Claro que a resposta não foi das melhores”, complementou Ikezawa.

No fim, Yoshiharu Ashino, diretor da produção alegou que os laços entre Ikki e Shaun serão os mesmos exibidos por Ikki e Shun, no desenho original. A dinâmica entre os dois permanecerá igual. “Cavaleiros sempre foi sobre laços de amizade e de família. Só estamos olhando isso sob ângulos diferentes”, arrematou.

Resumindo, Shaun será a cavaleira de Andrômeda e isso é um fato. Não se pode agradar a todos, não é mesmo? Talvez, a melhor opção seja acompanhar a série e decidir se o resultado agradou ou não.


Yohan Bravo